Receita medicinal com anis para tratar resfriados

15 de agosto de 2019
Os resfriados são causados por vírus, alergias ou bactérias, e podem ser contraídos quando estamos perto de alguém que está resfriado. Por isso, devemos tomar precauções extremas.

Os resfriados são um mal bastante comum. Algumas pessoas, inclusive, até sofrem de resfriado várias vezes por ano. No entanto, o fato de serem habituais não os exime de ser uma doença incômoda que afeta nosso dia a dia.

O resfriado é uma doença que afeta as vias aéreas, especificamente garganta e nariz. Embora não seja grave, causa um mal-estar geral, com muco abundante e dor de garganta.

Justamente este último sintoma é o que nos faz buscar soluções para aliviar os resfriados. Embora o resfriado siga o seu curso habitual, este remédio com anis controlará os sintomas irritantes. Confira.

Quais são as causas dos resfriados?

Os resfriados são as principais causas de falta em nossas atividades regulares, como escola ou trabalho. Além de ser considerado a causa mais comum, se contagia tão facilmente que basta que as defesas abaixem e entremos em contato com alguém doente para experimentarmos o problema.

O resfriado se espalha rapidamente em espaços fechados, como salas de aula ou escritórios, e pode ocorrer em qualquer época do ano. No entanto, é mais comum em estações chuvosas ou no inverno.

Resfriados são causados ​​por vírus, alergias ou bactérias, e podem ser contraídos quando estamos perto de uma pessoa resfriada ou tocando nosso rosto com as mãos contaminadas.

Leia este artigo: Gripe ou resfriado? Principais diferenças

Como cuidar de um resfriado?

Quando temos resfriados, é importante levar em conta alguns cuidados que nos ajudarão a melhorar mais rapidamente e nos impedir de infectar outra pessoa. Alguns fazem parte da higiene básica e outros ajudam o nosso corpo a recuperar forças e a combater esta doença:

Lave bem as mãos

Porque você estará tocando o nariz e a boca com frequência, o vírus estará dormente em suas mãos.

Para evitar infectar outras pessoas, é recomendável lavar as mãos com mais frequência do que o habitual. Em particular, você deve fazê-lo antes de tocar seus filhos ou qualquer pessoa doente que tenha um sistema imunológico mais fraco.

Use lenços descartáveis

Mulher com resfriado usando lenço descartável

Isso é importante, pois, se o reutilizar, estará se expondo a esses vírus novamente, o que complicará sua melhora.

Caso queira usar lenços reutilizáveis, tente lavá-los muito bem e trocá-los a cada poucas horas. Isso pode ser irritante, mas é a única maneira de garantir que o vírus não se espalhe.

Mantenha uma dieta equilibrada

Como dissemos no início, os resfriados têm várias causas. No entanto, se o seu corpo está bem equilibrado e preparado para combatê-los, a probabilidade de infecção é reduzida.

Para certificar-se de minimizar suas infecções, tente comer saudável e de forma balanceada. Os principais alimentos são aqueles ricos em vitamina C.

Caso sua dieta não seja balanceada ou você esteja com uma gripe constante, adicione um suplemento nutricional à sua rotina.

Não deixe de ler ademais: Conheça os benefícios da vitamina C

Receita medicinal de anis contra resfriados

Receita medicinal de anis contra resfriados

Entre todos os remédios caseiros que existem para combater resfriados, este é um dos mais eficazes. O anis combate os sintomas do resfriado que costumam ser mais irritantes: calafrios, muco e dor de garganta.

Se você costuma cozinhar, saberá que o anis é uma especiaria muito comum e aromática. O que você pode não saber é que tem propriedades anti-inflamatórias e expectorantes. Apenas isso faz com que seja ideal para combater resfriados, porque ajuda na expulsão da fleuma.

Como preparar a receita de anis contra resfriados?

Esta receita é muito simples e econômica, pois só precisamos fazer uma infusão de anis. Ao servi-la, você pode adoçar com um pouco de mel orgânico ou estévia.

Recomendamos que você beba esta infusão duas a três vezes por dia, antes de cada refeição. Isso será suficiente para melhorar sua saúde desde o primeiro dia.

Ingredientes

  • 4 xícaras de água (1 litro)
  • 1 colher de sopa de anis (15 g)
  •  Mel (a gosto)

Preparo

  • Primeiramente, ferva a água e, quando ferver, adicione o anis.
  • Em seguida, deixe em infusão por 5 minutos e coe.
  • Sirva uma xícara de chá e adoce com um pouco de mel.
  • Por fim, beba o chá quente.

Ajude seu corpo a acabar com resfriados

Ainda que os resfriados desapareçam sozinhos, é importante sempre ter cuidados básicos para preveni-los. Uma vez que você adoeça, pode complementar o tratamento que o médico indicar com remédios simples.

E você, qual você usa? Já tentou este de anis? Como funcionou para você?

  • Arroll, B. (2011). Common cold. American Family Physician. https://doi.org/10.1016/j.compositesb.2003.11.009
  • Ateş, D. A., & Erdoğrul, Ö. T. (2003). Antimicrobial activities of various medicinal and commercial plant extracts. Turk J Biol.
  • Gülçin, I., Oktay, M., Kireçci, E., & Küfrevioǧlu, Ö. I. (2003). Screening of antioxidant and antimicrobial activities of anise (Pimpinella anisum L.) seed extracts. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/S0308-8146(03)00098-0
  • Andallu, B., & Rajeshwari, C. U. (2011). Aniseeds (Pimpinella anisum L.) in Health and Disease. In Nuts and Seeds in Health and Disease Prevention. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-375688-6.10020-9