Receita de shakshuka: prato vegetariano delicioso e barato
Escrito e verificado por a nutricionista Saúl Sánchez Arias
Shakshuka é uma receita vegetariana à base de ovos e molho de tomate e é um prato de elevada densidade nutricional. Pode ser incluído no contexto de um padrão alimentar saudável com o objetivo de reduzir o risco de apresentar déficits.
Antes de começar, deve-se notar que esta é uma elaboração típica de áreas do Oriente Médio. Tem versões semelhantes em Turquia. Porém, caracteriza-se por utilizar bastantes temperos culinários em sua receita, o que o torna um prato muito saboroso.
Ingredientes para o shakshuka
Para fazer um delicioso shakshuka, você precisará dos seguintes ingredientes:
- 8 ovos.
- 2 dentes de alho.
- 2 folhas de louro.
- 3 cebolas grandes.
- 2 caienas inteiras.
- Sal e pimenta a gosto.
- 1/2 colher de sopa de tomilho.
- 2 pimentões vermelhos grandes
- 6 tomates grandes maduros
- Açafrão.
- 1 colher de chá de páprica doce.
- 2 colheres de chá de açúcar mascavo.
- 1/2 colher de sopa de sementes de cominho.
- 2 colheres de chá de salsa fresca picada.
- 75 mililitros de azeite de oliva extra virgem.
Passo a passo
Teremos que começar colocando azeite extra virgem no fundo de uma caçarola, depois introduzindo as sementes de cominho em fogo alto por 1 minuto. Paralelamente, os pimentões são lavados e cortados em tiras. Em seguida, são adicionados à caçarola e cozidos por 5 minutos em fogo médio.
O próximo a ser introduzido no recipiente serão as cebolas, junto com os dentes de alho; tudo em pedaços pequenos. Passados 5 ou 10 minutos, quando a mistura tiver adquirido cor, junte o açúcar e as especiarias e ervas aromáticas, fritando em lume baixo mais 5 minutos.
Chegou a hora de lavar e cortar os tomates, colocando-os na caçarola junto com a pimenta caiena, o açafrão, o sal e a pimenta moída na hora. A partir daqui o fogo é abaixado e o cozimento continua por mais 10 minutos. Pode ser necessário adicionar um pouco de água.
Resta apenas retirar as folhas de louro e preparar os ovos. Eles se colocam por cima do molho, tapando-se a caçarola e deixando cozer durante 5 minutos.
Com o tempo ficarão prontos, embora seja possível mexer as claras com os legumes com uma colher para acelerar o processo, sem quebrar a gema. Para finalizar, coloque sal sobre as gemas e acrescente salsinha e coentro picados. Recomenda-se servir com pão pita quente.
Benefícios do shakshuka
A inclusão do shakshuka no contexto de uma alimentação variada e balanceada pode gerar uma série de benefícios à saúde. São os seguintes.
Melhoria da saúde muscular
Os ovos têm a proteína da mais alta qualidade no interior. Estes nutrientes são essenciais para conseguir um bom funcionamento da massa muscular, evitando o desenvolvimento de patologias crónicas que afetam a percentagem de massa magra ou força. Isso é evidenciado por uma pesquisa publicada na revista BioMed Research International.
Previne a deficiência de vitamina D
Além da proteína, os ovos contêm outro nutriente de vital importância para o ser humano: a vitamina D. Poucos alimentos conseguem fornecer esse elemento, necessário para manter a homeostase. De fato, foi demonstrado que sua deficiência aumenta o risco de desenvolver doenças complexas.
Ajuda a retardar o envelhecimento
Os vegetais e especiarias contidos nesta receita fornecem uma grande quantidade de fitoquímicos com capacidade antioxidante. Esses elementos neutralizam a formação de radicais livres e seu posterior acúmulo nos tecidos do corpo. A importância dos fitonutrientes é refletida em um estudo publicado na revista Food Chemistry.
Prepare shakshuka em casa de forma simples
É fácil fazer um delicioso prato de shakshuka em casa. Fornece uma grande quantidade de nutrientes essenciais, necessários para manter o corpo em boas condições de funcionamento.
Por fim, tenha em mente que será necessário promover uma série de hábitos de vida se o objetivo for ser saudável. Não só basta comer bem, praticar exercício físico de forma regular também será decisivo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Martone, A. M., Marzetti, E., Calvani, R., Picca, A., Tosato, M., Santoro, L., Di Giorgio, A., Nesci, A., Sisto, A., Santoliquido, A., & Landi, F. (2017). Exercise and Protein Intake: A Synergistic Approach against Sarcopenia. BioMed research international, 2017, 2672435. https://doi.org/10.1155/2017/2672435
- Holick M. F. (2017). The vitamin D deficiency pandemic: Approaches for diagnosis, treatment and prevention. Reviews in endocrine & metabolic disorders, 18(2), 153–165. https://doi.org/10.1007/s11154-017-9424-1
- Maleki, S. J., Crespo, J. F., & Cabanillas, B. (2019). Anti-inflammatory effects of flavonoids. Food chemistry, 299, 125124. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2019.125124
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.