Receita caseira de tacos de chocolate
Escrito e verificado por a nutricionista Florencia Villafañe
Você já experimentou tacos de chocolate? Sem dúvida, essa é uma receita inovadora e deliciosa que você vai adorar. Esta sobremesa, que combina o sabor do sorvete e do chocolate com uma massa doce e crocante de amendoim, alcança uma mistura requintada de texturas para o paladar.
Realmente, você vai conseguir uma explosão de sabores que vale a pena experimentar. Se você quiser aprender a preparar tacos de chocolate em casa, continue lendo. Você verá que é muito mais fácil do que imagina.
Como preparar tacos de chocolate?
O chocolate é uma das sobremesas favoritas de muitas pessoas. É ideal quando se deseja consumir algo doce, seja em formato de barra ou como ingrediente adicionado em outras receitas. Sua versatilidade é tal que pode ser adicionado a praticamente qualquer prato doce, mas é claro que quando é usado para preparar “tacos de chocolate” tem um sabor inigualável.
Especificamente, essa sobremesa é um waffle ou gofre, como também é conhecido, que é dobrado sobre si mesmo e depois recheado com uma camada de chocolate e sorvete. Dentro dele, você também pode adicionar molhos saborizados, gotas de chocolate, biscoitos triturados ou o que você quiser.
A seguir, fornecemos uma receita das diferentes opções que existem. Em qualquer um dos casos, o procedimento de preparação será o mesmo.
Ingredientes
Tenha em mente que o segredo para preparar esses tacos de chocolate é prepará-los com antecedência, já que você terá que lidar com produtos que precisam estar frios e que precisam estar na geladeira. Agora, para esta receita, você precisará dos seguintes ingredientes:
- 1/4 colher de chá de sal
- 2 ovos em temperatura ambiente
- 1/2 xícara de açúcar branco
- 1/4 xícara de leite líquido
- 4 colheres de manteiga
- 1/2 xícara de amendoim sem sal
- 2/3 xícaras de farinha branca
- 1/2 quilo de sorvete do sabor de sua preferência
Passo a passo
- Para preparar os tacos de chocolate caseiros, a primeira coisa a fazer é elaborar os waffles. Para fazer isso, misture a farinha e o sal em uma tigela. Deixe descansar um momento.
- Por outro lado, quebre os ovos e bata com o açúcar. Misture até ficar espesso e espumoso (levará 2 minutos se você bater vigorosamente).
- Quando conseguir, adicione a farinha e integre com uma espátula para que não haja grumos. Deixe desancar enquanto derrete a manteiga no micro-ondas ou em uma frigideira em fogo baixo.
- Em seguida, adicione a manteiga derretida e o leite. Misture até que tudo fique homogêneo.
- Agora, é hora de cozinhar. Ligue a máquina de waffles e adicione a mistura. O ideal é calcular a quantidade a ser usada com uma concha. Coloque essa preparação e combine com uma espátula. Feche a tampa e cozinhe por 2 minutos ou até dourar.
- Quando vir que o waffle está cozido, dobre-o ao meio para que fique em forma de ferradura. É importante que você faça isso enquanto ainda está quente. Você pode fazer isso envolvendo-o em um guardanapo de pano limpo e colocando cada waffle dentro de um aro de guardanapo.
- Repita o processo até ter montado todos os waffles. Assim que estiverem prontos, reserve-os até a hora de preenchê-los. Você obterá entre 9 a 10 unidades com esse modo de preparo.
Como rechear os tacos de chocolate?
- Em seguida, é hora de rechear. Para fazer isso, retire o sorvete do freezer e deixe amolecer para poder manuseá-lo com uma colher.
- Enquanto espera, coloque o chocolate em uma tigela grande e derreta no microondas.
- Depois de tê-lo em estado líquido, com a ajuda de um pincel, coloque uma camada em toda a superfície interna do waffle. Lembre-se de que isso formará uma espécie de barreira que permitirá que você recheie os tacos de chocolate.
- Quando terminar de fazê-lo, coloque-os de volta no freezer para que o chocolate endureça novamente.
- Agora, com uma colher, comece a rechear os waffles um a um. A ideia é que você coloque uma quantidade generosa de sorvete, mas sem pingar ou vazar. Com o mesmo utensílio, ajuste as bordas para que o recheio fique com o formato da massa.
- Em seguida, coloque cada unidade de volta na geladeira. Quando terminar com todas, espere pelo menos 40 minutos para que o sorvete fique firme.
- Quando esse tempo passar, é hora de começar a processar os amendoins. Para fazer isso, você pode usar um processador, liquidificador ou até mesmo colocar os amendoins em um saco e esmagá-los com um rolo. Qualquer uma das maneiras mencionadas será útil.
- Quando terminar, coloque os amendoins em outra tigela grande.
- Derreta o chocolate novamente. Em seguida, você deve mergulhar as bordas do waffle para formar outra camada de chocolate que atuará selando o sorvete.
- Quando terminar de cobri-lo, mergulhe desta vez na tigela com os amendoins. Pronto, só falta esfriar os tacos de chocolate para que o chocolate volte a ficar firme.
Leia também: Qual é o chocolate mais saudável?
Que aspetos deve-se ter em conta nesta receita?
Como verá, essa sobremesa é deliciosa e é uma opção ideal para fazer algo diferente. No entanto, seu consumo deve ser reservado para ocasiões especiais. Isso ocorre porque os tacos de chocolate adicionam muitas calorias e açúcar à dieta.
Nesse sentido, pode-se afirmar que o chocolate e o sorvete industrializados apresentam excesso de açúcares e gorduras, e que o consumo frequente de produtos industrializados como esses pode acarretar riscos à saúde. De fato, existem vastas evidências científicas que indicam que é preciso limitar a ingestão de sobremesas e doces açucarados porque contribuem para o ganho de peso e o desenvolvimento de doenças.
Isso não significa que os tacos de chocolate não possam ser consumidos, mas é aconselhável não se entregar aos excessos desse tipo de doces. Prepare essa receita adicionando os ingredientes que você mais gosta e saboreie uma porção dessa deliciosa sobremesa.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cabezas-Zabala, C. C., Hernández-Torres, B. C., & Vargas-Zárate, M. (2016). Azúcares adicionados a los alimentos: efectos en la salud y regulación mundial. Revisión de la literatura. Revista de la Facultad de Medicina, 64(2), 319-329.
- Marti, A., Calvo, C., & Martínez, A. (2021). Consumo de alimentos ultraprocesados y obesidad: una revisión sistemática. Nutrición Hospitalaria, 38(1), 177-185.
- OMS. Alimentación sana. Disponible en: https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/healthy-diet
- FEN. DIETA – MALA ALIMENTACIÓN. Disponible en: https://fundaciondelcorazon.com/prevencion/riesgo-cardiovascular/dieta-mala-alimentacion.html
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.