Quer ter lábios mais atraentes? Anote estes 6 truques
Muitas mulheres investem em tratamentos e realizam cuidados diários para manter os lábios mais atraentes e saudáveis, já que existem muitos fatores que debilitam a pele sensível que os recobre, deixando-os ressecados e com rachaduras.
Mas, além de mantê-los hidratados e com um aspecto saudável, também existe a necessidade de realçar sua beleza, para torná-los mais volumosos e sedutores. Em resposta a isso, a indústria cosmética oferece vários tipos de bálsamos e protetores labiais com o objetivo de realçar a cor e o volume dos lábios, além de deixá-los hidratados.
Também é possível deixar os lábios mais atraentes através da cirurgia plástica ou da aplicação pontual de botox, que aumenta o volume labial. Mas para quem prefere as opções naturais, existe uma série de truques caseiros que podem ser muito úteis para realçar o máximo a beleza dos seus lábios.
1. Esfoliação
O objetivo da esfoliação é o de eliminar as células mortas, que dão uma aparência pouco saudável à pele.
No caso dos lábios, você terá que fazer uma esfoliação com mais regularidade e ao mesmo tempo com suavidade, pois a pele que os recobre é muito sensível e se resseca com frequência.
Como fazer?
Existem muitas maneiras naturais de pôr em prática este tratamento, que é bem fácil. Primeiro, basta esfregá-los com uma escova de dentes de cerdas macias, e logo em seguida, basta enxaguar os lábios com água morna.
Mas se você quiser nutrir os lábios e deixá-los mais atraentes, pode aplicar um fácil tratamento de açúcar e mel.
Ingredientes
- 1 colher de chá de açúcar
- 2 colheres de chá de mel
Como fazer:
- Primeiramente misture os dois ingredientes em um pirex, formando uma pasta.
- Em seguida aplique o mel com açúcar com os dedos, fazendo massagens circulares nos lábios.
- Por fim, enxágue com água morna e repita uma vez por semana.
Recomendamos também a leitura: 5 tratamentos naturais para ter cachos definidos
2. Não fumar
O hábito de fumar não apenas tem efeitos negativos para a beleza, mas também compromete a saúde da pele e dos lábios, sem falar nos danos que causa ao organismo em geral.
Apesar de parecer inofensivo, o fumo é uma das potenciais causas da aparição precoce de rugas ao redor da boca, lábios ressecados e mau hálito, além de causar câncer em alguns casos.
3. Utilizar um bálsamo labial hidratante
Os bálsamos labiais são produtos com qualidades hidratantes que podem ser utilizados todos os dias, para garantir uma hidratação adequada. No mercado, você pode encontrar várias opções e tipos de cremes, mas também é possível preparar um em casa.
A elaboração é bem fácil e não utiliza nenhum ingrediente com substâncias químicas agressivas.
Ingredientes
- 1 colher de chá de manteiga de cacau
- 1 colher de chá de manteiga de karité
- 1 colher de chá de óleo de rícino
- 2 gotas de essência de baunilha comestível
- 1 frasco limpo e esterilizado
Como fazer
- Primeiramente coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo em banho-maria.
- Em seguida misture tudo bem.
- Quando estiver pronto, coloque no frasco.
- Deixe esfriar destampado à temperatura ambiente durante duas a quatro horas para que endureça com o frasco tampado.
- Por fim, pegue a quantidade que considerar adequada e aplique nos lábios toda vez que sentir que precisa de hidratação.
Recomendamos também a leitura: 3 remédios com ovo para hidratar os cabelos secos
4. Fazer exercícios labiais para ter lábios mais atraentes
Isso mesmo! Os lábios também podem ser exercitados, para que continuem bonitos e saudáveis.
O melhor exercício é simular a posição do beijo durante alguns minutos. Em seguida, estique os músculos na posição de um largo sorriso. Por fim, relaxe-os. Realizar este simples movimento todos os dias durante três a cinco minutos é o suficiente para notar a diferença.
5. Escolha uma cor adequada de batom
Os batons ao um dos melhores aliados para realçar a beleza dos seus lábios. Mas é muito importante saber escolher a cor mais adequada para cada tipo de pele e para a ocasião; de outra forma, pode fazer mais mal do que bem.
Se você ainda não tiver certeza sobre qual é a melhor opção para você, experimente cores suaves para o dia e os intensos para a noite. Se sua pele apresentar um tom mais escuro, opte por um marrom ou dourado com base bege.
6. Usar protetor solar
Como ocorre com todas as áreas da pele, os lábios também sofrem as consequências da exposição aos raios UV do sol. É imprescindível aplicar um protetor labial com FPS de ao menos 15 para diminuir o risco de danos e queimaduras.
Não deixe de por em prática esses conselhos! Pode ser que não tenham os mesmos efeitos de uma cirurgia plástica para mudar o formato dos lábios, mas são uma alternativa segura e eficaz para realçar sua beleza.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ediriweera, E. R. H. S. S., & Premarathna, N. Y. S. (2012). Medicinal and cosmetic uses of Bee′s Honey – A review. AYU (An International Quarterly Journal of Research in Ayurveda). https://doi.org/10.4103/0974-8520.105233
- López-Jornet, P., Camacho-Alonso, F., & Rodríguez-Espin, A. (2010). Study of lip hydration with application of photoprotective lipstick: Influence of skin phototype, size of lips, age, sex and smoking habits. Medicina Oral, Patologia Oral y Cirugia Bucal. https://doi.org/10.4317/medoral.15.e445
- Trookman, N. S., Rizer, R. L., Mehta, R., & Gotz, V. (2009). Clinical assessment of a combination lip treatment to restore moisturization and fullness. Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology.
- Wilson, B. D., Moon, S., & Armstrong, F. (2012). Comprehensive review of ultraviolet radiation and the current status on sunscreens. Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology. https://doi.org/10.1140/epjst/e2008-00488-2
- López Vega, P. Barcelona, https://www.topdoctors.es/articulos-medicos/queiloplastia-tecnica-para-mejorar-el-aspecto-de-los-labios 01/09/2016.
- Osorio Hernández y otros “Queilitis actínica: aspectos histológicos, clínicos y epidemiológicos” Revista Cubana de Estomatología http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75072016000200008
- “Tabaco mortífero en todas sus formas” publicación de la OMS y el Ministerio de Sanidad y Consumo.https://www.who.int/tobacco/resources/publications/wntd/2006/translations/Brochure_Spanish.pdf, 2006
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.