Qual é o melhor ambiente para praticar ioga?

14 de fevereiro de 2019
O lugar onde decidir praticar ioga influenciará em seu desempenho durante a sessão. Assegure-se de ter um bom espaço para praticá-la e que este seja livre de distrações.

O melhor ambiente para praticar ioga deve cumprir certos requerimentos para que a sessão seja ótima. A aula de ioga será seu espaço para esvaziar a mente e se conectar com a energia espiritual. Portanto, o lugar deve transmitir paz e tranquilidade para poder realizar as posturas.

Sem dúvida alguma, fazer ioga não implica improvisação, não são todos os lugares que podemos praticar a atividade. A aula deve ser preparada e as posturas e exercícios do dia devem ser organizados. Cada prática terá uma energia diferente, por isso o planejamento determinará o estado de ânimo dos participantes.

Os métodos de ensinamento da ioga afirmam que por meio da disciplina podemos nutrir e honrar nosso coração, de forma que não nos alienemos do mesmo; entrar em um espaço emocional mais tranquilo, um local de silêncio que, sem esforço, gere cura e força.

Se você é iniciante na ioga, conheça qual é o melhor ambiente para praticá-la. Pegue seu tapete, deixe que as energias fluam e desfrute a aula.

Espaço amplo

Certamente, o espaço para a aula de ioga deve ser suficientemente amplo. Um cômodo aberto ou um local ao ar livre serão o ideal para a prática, porque serão realizadas uma variedade de posturas estáticas e dinâmicas que requerem espaço.

Na aula estarão outras pessoas e se o espaço for pequeno, será desconfortável. Ainda que faça a ioga em casa, deve desocupar a área para poder se mover com facilidade. Na ioga fluir com os movimentos é a essência, e o espaço determinará a fluidez do corpo.

É importante que o chão do espaço seja plano para poder colocar o tapete e ter estabilidade no momento de realizar as posturas. O chão será a fonte de energia para manter o equilíbrio; assim, um piso instável será incômodo e você não poderá se concentrar na prática.

O melhor ambiente para praticar ioga é onde haja espaço

Veja também: Por que se recomenda praticar ioga?

Ambiente tranquilo

O ambiente deve ser tranquilo, deve ter um silêncio máximo. A tranquilidade será a chave para a aula porque te permitirá se concentrar e meditar caso seja necessário.

Agora, se o espaço tem barulhos ao redor, impossibilita ficar focado e relaxado. Os elementos distrativos como o celular devem ficar isolados. Durante a aula pode-se usar música relaxante para permitir fluir as energias e se concentrar nas posturas.

Em suma, o espaço para a ioga será seu lugar sagrado, onde se desconectará das preocupações. A tranquilidade deste lugar te ajudará a manter a conexão entre corpo e alma.

Temperatura neutra

A temperatura do espaço deve ser neutra. Suficientemente confortável para poder praticar exercícios sem sentir agonia com o calor, mas também que permita graus de relaxamento. A única modalidade que requer uma temperatura de 40 ºC para a prática é o Bikram ioga, que é ideal para perder peso.

Uma aula com muito frio ou calor desviará a concentração, já que não poderá realizar as posturas corretamente. A temperatura da aula será fundamental para manter a tranquilidade requerida na ioga.

Lugar limpo e harmônico

Sem dúvida, a limpeza e harmonia nos elementos do lugar são necessários para a aula de ioga. Um lugar limpo e organizado fará com que as energias fluam, a sujeira e a desordem dão a sensação de caos. A ioga busca manter a harmonia, deixando o caos de lado.

O cômodo pode ter elementos espirituais de acordo com o tipo de ioga que praticar, mas não devem desviar a atenção do ambiente. O equilíbrio entre os elementos permitirá a estabilidade energética do local.

O melhor ambiente para praticar ioga é onde encontre calma

Confira também: Quais são as contribuições da ioga para a saúde mental?

Iluminação adequada

A iluminação do ambiente para praticar ioga deve ser com luz natural ou claridade no espaço. A ioga é luz e energia, uma sala escura pode nos levar a uma sensação de limitação ou de falta de “ar”.

Utilize a energia do sol se está ao ar livre, para renovar o ar e a energia que respiramos. Desfrute da aula e encha a alma de energia.

Em conclusão, o ambiente para a aula de ioga será determinante para trazer paz e tranquilidade durante a prática. Desfrute do momento: a aula de ioga será seu espaço para se reencontrar e equilibrar sua energia interior.