Qual é a diferença entre um batom e um gloss?

Seja em acabamento matte ou superbrilhante, esses dois produtos se comportam de maneira diferente nos lábios. Aprenda se você precisa de batom ou gloss para sua maquiagem.
Qual é a diferença entre um batom e um gloss?

Última atualização: 26 Novembro, 2021

Existe algo mais sedutor do que a maquiagem dos lábios? Talvez não. No entanto, as cores dos lábios podem realçar o rosto e torná-lo mais marcante, elegante ou sensual, dependendo do tom aplicado. Para isso, você tem que saber as diferenças entre um batom e um gloss.

São 2 produtos cosméticos que têm um lugar privilegiado na bolsa nécessaire de qualquer mulher. Esse motivo tem levado a indústria da beleza a oferecer muitas alternativas.

E embora os dois cosméticos visem maquiar os lábios, existem diferenças de textura, duração e luminosidade que vale a pena conhecer. Vamos ver que função eles cumprem e quais são as diferenças entre um batom e um gloss.

O que é um batom?

Acredita-se que os primórdios desse tipo de produto ocorreram entre as mulheres da antiga Mesopotâmia. Naquela época, o batom era um cosmético tipo giz de cera com uma textura cremosa e sedosa. Além disso, foi feito em uma ampla gama de tons.

Sua composição atual é muito variada, pois graças à evolução, esses produtos também podem ser hidratantes. Mesmo assim, são compostos principalmente por ceras, emolientes, antioxidantes e óleos.

As indústrias cosméticas diversificaram tanto o design desse produto quanto suas texturas, indo além do universo da cor. Vejamos alguns exemplos.

Batom diferente de gloss.
Os batons vêm em várias apresentações e cada uma desempenha uma função específica.

Batom matte

Os batons mattes são indicados para dar uma cor intensa aos lábios, evitando a sensação pegajosa que outros produtos podem produzir. Possuem alta concentração de pigmentos e são opacos. Seu efeito tipo pó ajuda a redefinir a forma dos lábios. No entanto, eles necessitam de retoques durante o dia.

Batom perolado

Esse tipo tem um acabamento luminoso e acetinado com o qual a luz é refletida. Isso o torna um produto ideal para usar à noite.

Batom cremoso

Os batons cremosos têm uma textura nutritiva à base de vitamina E, que gera mais hidratação. Tornam-se a melhor alternativa para pessoas com pele madura que perderam o volume dos lábios com a idade.

Batom pigmentado

A composição não oleosa dos pigmentos faz com que ele adira aos lábios por mais tempo. O batom pigmentado tem um efeito de tatuagem que não requer retoques. Além disso, eles possuem uma textura fina e fluida.

O que é um brilho gloss?

O gloss tem textura gelatinosa e úmida ideal para dias de calor ou quando você quer que seus olhos sejam os protagonistas da sua maquiagem. Este produto é geralmente extremamente brilhante e translúcido.

Porém, o gloss pode ter cor, embora o resultado fique leve e menos vivo do que com batom. E embora seja refrescante para algumas mulheres, para outras pode ser desconfortável, pela sensação pegajosa que deixa nos lábios.

Diferenças entre batom e gloss

A primeira das diferenças entre batom e gloss é que o gloss dá mais volume aos lábios, mas dura menos que um batom matte. Mesmo assim, o primeiro ajuda os lábios a ficarem mais definidos e com maior consistência, graças à melhor valorização da cor.

Por sua vez, ao contrário do gloss, o batom contém cera com óleo, o que lhe confere maior resistência. Também deve ser notado que os batons são mais duráveis, enquanto o brilho é mais fácil de aplicar. E embora existam batons com ingredientes hidratantes, a maioria tende a ressecar os lábios.

Quanto às texturas, os batons são mais grossos e cremosos, por isso dão um aspecto mais pesado. Por este motivo, recomenda-se retirar o excesso do produto com um lenço de papel. Em contraste, o brilho gloss é mais escorregadio e úmido.

Lábios com brilho.
O uso de gloss adiciona um toque de umidade aos lábios.

Quanto tempo esses produtos duram nos lábios?

Um batom convencional pode durar até 4 horas sem retoques. Isso somente se nenhuma bebida ou comida for consumida. Quanto ao brilho gloss, eles são produtos que precisam de maior frequência de aplicação para não perder o efeito de brilho.

Agora, existem batons de longa duração que foram criados para permanecerem intactos por horas. Além disso, esses produtos possuem uma pigmentação superior, por isso são ideais para eventos ou atividades profissionais.

Por fim, ambos os produtos apresentam benefícios que se adaptam a cada ocasião ou necessidade estética. Porém, para quem deseja obter cor e brilho ao mesmo tempo, eles podem ser combinados. Tudo vai depender do tipo de maquiagem que você pretende atingir.

Pode interessar a você...
Por que os lábios ficam ressecados?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Por que os lábios ficam ressecados?

O ressecamento dos lábios costuma ser causado por fatores externos. Raramente está relacionado a problemas de saúde mais sérios.