Quais são as posturas de yoga mais fáceis?
Assim como existem posturas de yoga muito difíceis, também existem algumas que são mais fáceis e aptas para pessoas que acabam de iniciar nesta prática. Por isso, são bem simples de realizar e não são agressivas para as articulações.
Se você acaba de começar a praticar yoga, seja em casa ou em alguma academia, te convidamos a testar alguma destas posturas. Todas elas são essenciais para começar a “acostumar” o corpo e prepará-lo para ir avançando na correção postural.
As posturas de yoga mais fáceis
Se nunca praticou yoga, estas posturas mais fáceis te permitirão obter pouco a pouco a elasticidade necessária para ir adquirindo uma boa base. Assim, preparará o corpo para praticar outras posturas mais complexas.
Quando preparamos o corpo da maneira correta este corre menos riscos de se lesionar caso faça uma postura mais difícil. Nestes casos, sempre é imprescindível contar com a ajuda de um professor ou um guia que impeça o dano.
Não perca essas 4 posturas de ioga para recarregar as energias
Postura cachorro de barriga para baixo
Esta é uma das primeiras posturas de yoga mais fáceis e que está muito presente quando fazemos a saudação ao sol. Trata-se de uma postura na qual tentamos formar uma montanha com nosso corpo.
No início, é bem provável que não consigamos apoiar toda a planta do pé no chão. Mas, com o tempo, o nosso corpo se adaptará e realizaremos a postura de uma forma mais consciente, o que permitirá um melhor alongamento dos músculos.
Postura do guerreiro
A postura do guerreiro é outra das posturas básicas entre os principiantes. Para realizá-la, devemos dar uma ampla passada da perna para frente.
- A perna que avança para frente deve ficar em um ângulo de 90 º, enquanto que a de trás tem que se manter esticada.
- Se isso for difícil, no início, podemos flexioná-la levemente.
Os braços podem adotar várias posturas. Podem estar erguidos ao lado do corpo ou levantados para cima. Isso já dependerá da asana que estiver praticando.
Postura da prancha
Esta é outra das posturas de yoga mais fáceis. Consiste em colocar-se na posição como se fosse fazer uma flexão.
- Certifique-se de não elevar tanto o quadril.
- Tente visualizar uma linha reta que vai desde os ombros, passando pelo quadril e terminando nos tornozelos.
Todo o peso de nosso corpo recairá sobre os braços e as palmas das mãos. Não deixe sua cabeça cair, olhe sempre para o chão ou para frente, sendo fiel a essa linha reta imaginária.
Postura da vaca e do gato
Comece com os quatro apoios e curvando a coluna. Apoie as mãos seguindo a linha dos ombros e os joelhos seguindo a linha do quadril.
- Empurre os glúteos para fora e acompanhe o movimento com a cabeça, olhando para cima. Esta postura de yoga é ideal para alongar os músculos da coluna.
A postura do gato costuma ser realizada acompanhada da postura da vaca. Neste caso, a postura é feita de forma inversa.
- A coluna se curva para cima, contraindo os glúteos e colocando a cabeça entre os braços.
Nesta postura é muito importante a respiração. Enquanto curva a coluna inspire e, quando voltar para a posição inicial, expire.
Postura do menino
Esta postura é considerada por muitos como a preferida. Costuma ser realizada no final da aula de yoga como parte do relaxamento. É uma postura bem simples.
- Basta se colocar de joelhos, sentar-se e levar o corpo para frente enquanto estica os braços.
- No início pode ser difícil conseguir com que os glúteos cheguem a tocar os calcanhares. No entanto, à medida que pratique esta postura, conseguirá alongar da maneira certa.
Já praticou alguma vez estas posturas de yoga mais fáceis? Se você assiste alguma aula para principiantes, certamente já está familiarizado com alguma. No entanto, se opta por se exercitar em casa, te convidamos a testá-las. São essenciais para começar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ni, M., Mooney, K., Harriell, K., Balachandran, A., & Signorile, J. (2014). Core muscle function during specific yoga poses. Complementary Therapies in Medicine. https://doi.org/10.1016/j.ctim.2014.01.007
- de Zavala, A. G., Lantos, D., & Bowden, D. (2017). Yoga poses increase subjective energy and state self-esteem in comparison to “power poses.” Frontiers in Psychology. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00752
- Rakhshaee, Z. (2011). Effect of Three Yoga Poses (Cobra, Cat and Fish Poses) in Women with Primary Dysmenorrhea: A Randomized Clinical Trial. Journal of Pediatric and Adolescent Gynecology. https://doi.org/10.1016/j.jpag.2011.01.059
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.