Posturas de yoga: a cobra e seus benefícios

Praticar a postura da cobra ajudará a fortalecer e alongar as costas. Por sua vez, ajudará a reduzir a tensão cervical causada pelo estresse. Conheça seus benefícios e como fazê-la corretamente.
Posturas de yoga: a cobra e seus benefícios

Última atualização: 17 Maio, 2021

Bhujangasana, ou a postura da cobra, é um dos asanas básicos do yoga. Consiste em fazer uma elevação da coluna para alongar os músculos do abdômen e, assim, conseguir o alongamento e o fortalecimento das costas. Claro, desde que feito da maneira adequada.

A ideia, como o nome indica, é simular uma cobra erguendo-se lentamente do solo. Esse asana, assim como todas as outras posturas de yoga, visa alcançar o equilíbrio entre o corpo e a mente. Dizemos quais são seus principais benefícios e como realizar o movimento da maneira correta.

Posturas de yoga: a cobra

O yoga se fundamenta na teoria e na prática do hinduísmo, e, por isso, busca o equilíbrio entre o terreno e o espiritual. Nessa cultura, os animais fazem parte da perfeição do mundo, por isso suas posturas levam nomes como postura do cachorro, do gato, da cobra, entre outros.

Posturas do yoga: a cobra

No Hatha Yoga ou yoga dinâmico, realiza-se a saudação ao sol, que é uma rotina dinâmica que permite dar energia ao corpo. Durante a execução da saudação ao sol, a postura da cobra será um movimento de transição entre um asana e outro.

Essa postura também é conhecida como cachorro 2 e, independente do seu nível de progresso na prática, ela estará presente na rotina, valendo tanto para principiante como para especialistas. Na execução da postura no chão, é trabalhado não apenas o alinhamento das costas, pois o movimento também envolve outras partes do corpo.

Quais são seus principais benefícios?

Essa postura é uma das mais comuns no yoga e visa exercitar a parte superior do corpo, embora com o tempo você possa perceber que também começará a notar como trabalham os glúteos e os bíceps femorais. De acordo com uma publicação de The Shwaasa Yoga Center, esses são seus principais benefícios.

Contribui para aliviar a dor ciática

A ciática é o termo usado para se referir a uma dor que se espalha ao longo do nervo ciático, desde a coluna vertebral até uma ou ambas as pernas. A postura da cobra ajuda a alongar as vértebras, o quadril e a aliviar o desconforto gerado nessa área do corpo.

Aumenta a força e a flexibilidade

A cobra é uma das melhores posturas de yoga para alongar naturalmente a coluna. Isso não só ajuda a fortalecer os músculos dos glúteos, as coxas e os ombros, mas também fornece mais flexibilidade a essa parte do corpo.

Ajuda a melhorar a dor nas costas

Se você passa muito tempo sentado e curvado, é muito normal que suas costas sintam as consequências e comecem a doer. Outro benefício da postura da cobra é que ela ajuda a alongar os ombros e o peito e libera a tensão da parte superior do corpo. Portanto, se você sofre desse problema, esse exercício pode ser a solução.

Fortalece a capacidade pulmonar

Ao levantar o peito, a cavidade torácica se abre, o que ajuda os pulmões a se expandirem e se encherem de oxigênio. Isso pode ser benéfico para mitigar os sintomas de alguns problemas de saúde, como a asma e as alergias respiratórias. Além disso, você pode estimular a expansão do diafragma por meio de exercícios de respiração profunda.

Como se faz a postura da cobra?

A primeira coisa a fazer antes de executar essa postura é relaxar. Bhujangasana é uma postura simples de executar, basta seguir os passos detalhados a seguir. Lembre-se de que a respiração é muito importante, assim como um bom alinhamento do corpo.

  • Para começar, deite-se de barriga para baixo ou de decúbito abdominal.
  • Coloque a testa apoiada no chão e as pernas esticadas. Mantenha os joelhos firmes e os pés para baixo, encostando o peito do pé no chão.
  • Descanse as palmas das mãos na região pélvica.
  • Inspire e pressione o chão com as palmas firmes. Você deve abrir os dedos para manter a estabilidade do corpo.
  • Em seguida, inspire e levante o corpo do chão lentamente. O púbis deve continuar em contato com o chão. Mantenha a postura com o peso nas pernas e palmas.
  • Contraia o períneo, os glúteos e as coxas para ter estabilidade. Isso evitará que você trema enquanto realiza a postura.
  • Respira profundamente e depois eleve a cabeça olhando para o teto.
  • Sustente a postura da cobra durante 20 segundos. Retenha o ar durante alguns segundos e exale.
  • Dobre os cotovelos e abaixe os braços no tapete. Depois, apoie o torso no chão.
  • Por fim, volte a se deitar na posição inicial, respire e relaxe o corpo.

Por fim, vale a pena lembrar que a cobra fortalece o corpo e, quando combinada com exercícios respiratórios, também será benéfica para relaxar e controlar a mente. Com essa postura, você sentirá vitalidade e proporcionará bem-estar ao seu corpo. No entanto, lembre-se de que não é recomendável para mulheres grávidas ou pessoas com lesões nas costas.

 

It might interest you...
4 posturas de ioga para recarregar as energias
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
4 posturas de ioga para recarregar as energias

Se procura por um entretenimento integral onde seu corpo e mente se conectem, a ioga é perfeita para você. Praticar ioga te dará uma boa dose de en...