Posturas do Yoga: a cobra e seus benefícios

· 6 de setembro de 2018
Praticar a postura da cobra ajudará a fortalecer e alongar a coluna. Por outro lado, permitirá reduzir a tensão cervical causada pelo estresse.

A postura da cobra é um dos asanas básicos do yoga, porque estará presente em diversas rotinas ou saudações. Nas posturas do yoga, a cobra ajudará a conseguir o equilíbrio entre corpo e mente.

Bhujangasana ou postura da cobra representa a serpente naja e sua posição no momento de atacar. Na Índia, a naja é um animal sagrado, porque simboliza a força e a astúcia da serpente.

O yoga é fundamental na teoria e na prática do hinduísmo. Nesta cultura, os animais fazem parte da perfeição do mundo. As posturas de yoga buscam o equilíbrio entre o terreno e o espiritual. No yoga a técnica é importante, mas não é tudo, porque a concentração durante a aula será o essencial.

No Hatha Yoga ou yoga dinâmico, realiza-se a saudação ao sol, que é uma rotina dinâmica que permite dar energia ao corpo. Durante a execução da saudação ao sol, a postura da cobra será um movimento de transição entre uma asana e outra.

A postura da cobra também é conhecida como cachorro 2, os nomes são sinônimos na yoga. Não importa o quão avançado esteja na aula de yoga: esta postura estará presente na rotina. Vale tanto para principiante como para especialistas, e sua execução ajuda a liberar tensões na coluna.

A cobra e seus benefícios ajudarão principalmente a alinhar a coluna. Na prática da postura não só se trabalha esta zona, mas o movimento também envolve outras partes do corpo.

Aqui explicaremos como fazer a cobra e seus benefícios para o corpo.

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Posturas do yoga: a cobra

Como se faz a postura da cobra?

Para iniciar a postura da cobra devemos relaxar e ficar estendidos no tapete. A cobra é uma postura simples de praticar, aqui deixaremos os passos para fazê-la:

  • Deite-se de barriga para baixo. Coloque o corpo no tapete e solte as tensões.
  • Coloque a testa apoiada no chão. As pernas esticadas e unidas no tapete. Depois mantenha os joelhos firmes e os pés para baixo, deitando o peito do pé no chão.
  • Descanse a palma das mãos na região pélvica.
  • Inspire e pressione o chão com as palmas firmes. Deve abrir os dedos para manter a estabilidade do corpo.
  • Inspire e levante o corpo do chão desde o tronco até a púbis em contato com o chão. Mantenha a postura com o peso nas pernas e palmas.
  • Contraia o períneo, o glúteos e coxas para ter estabilidade. Isso evitará que trema enquanto realiza a postura.
  • Respira profundamente e depois suba a cabeça olhando para o teto.
  • Sustente a postura da cobra durante 20 segundos. Retenha o ar, depois respire normalmente e expire.
  • Dobre os cotovelos e abaixe os braços no tapete. Depois apoie o torso no chão.
  • Volte a deitar na posição inicial, respire e relaxe o corpo.
Mulher fazendo uma postura do yoga

Quais são seus benefícios?

Os benefícios de realizar a postura da cobra são vários. Principalmente fortalece o sistema ósseo, porque trará mobilidade para a coluna vertebral. O alongamento da postura liberará as vértebras de tensões e fortalecerá a região baixa da coluna. A coluna vertebral é o eixo central do corpo, libere tensão com a cobra e alongue-se.

O sistema muscular aumentará seu volume, porque a cobra flexibiliza a zona inferior do corpo. Além disso, fortalece a musculatura da coluna e ajuda a reduzir a tensão cervical causada pelo estresse.

O estresse, as más posturas ou tensões acumuladas farão com que a coluna se sinta rígida. Relaxe-se e não se estresse: sua coluna agradecerá. A cobra libera as tensões e ajuda a nos liberar dos pensamentos que nos perturbam.

A cobra aumenta a circulação sanguínea na zona do tronco até a cabeça. Comprime os vasos sanguíneos da zona lombar e cervical. Ao realizar esta postura, o sangue fluirá adequadamente e estimulará as fibras nervosas da zona cervical e lombar.

A postura da cobra fortalece a caixa torácica, expandindo os pulmões e as costelas. Esta postura estimula a compressão dos rins e órgãos suprarrenais. Ao contrair a pélvis os rins irão funcionar melhor. Com a pressão na coluna e nos glúteos, a zona lombar se fortalece.

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A cobra é ideal para trabalhar a coluna, liberar as tensões e para encher os pulmões de oxigênio. Com a postura da cobra o estresse reduzirá, somente se deve relaxar e desfrutar da aula de yoga.

A cobra fortalecerá o corpo e ajudará a ter o controle da mente. Com esta postura da cobra sentirá vitalidade e trará bem-estar ao seu corpo.