Como proteger os olhos durante o verão?

Proteger os olhos durante o verão é extremamente necessário. A radiação ultravioleta tem um efeito poderoso sobre esses órgãos. Se você não tiver cuidado, a situação pode levar a um problema ocular grave.
Como proteger os olhos durante o verão?

Última atualização: 19 Março, 2021

É muito importante proteger os olhos durante o verão, porque eles são suscetíveis a sofrer agressões devido às condições ambientais. O sol é fonte de calor, luz e raios ultravioleta; são estes últimos que representam um perigo para a saúde ocular.

Segundo especialistas da American Academy of Ophthalmology, esta é uma das épocas mais perigosas do ano no que diz respeito à saúde ocular. Sem uma proteção adequada, os olhos podem sofrer problemas graves, como a catarata. Que medidas preventivas devem ser tomadas? Descubra a seguir.

Conselhos para proteger os olhos durante o verão

Proteger os olhos durante o verão é muito simples. Trata-se apenas de internalizar algumas práticas simples e transformá-las em hábitos de rotina. A primeira é usar óculos escuros ou semiescuros, com filtro solar, toda vez que sair.

O mais indicado é que um oculista recomende os óculos de sol que cada pessoa deve utilizar, segundo as suas particularidades. Em condições normais, os óculos de filtro 3 devem ser usados, e este número deve ser colocado em um círculo na haste dos óculos.

Além disso, por razões óbvias, os óculos devem ter um filtro UV400, que permite proteger os olhos durante o verão em uma porcentagem que alcança de 99 a 100%.

Por outro lado, os óculos polarizados são os mais adequados para aqueles que passam muito tempo ao ar livre. Devem ser adquiridos sempre em loja de boa reputação, de preferência com o auxílio de um oculista.

Ressalta-se que o oculista se encarregará de recomendar os óculos de sol adequados para pessoas com algum tipo de déficit visual. Como regra geral, as lentes de cores mais claras são indicadas para pessoas míopes, e as mais escuras para pessoas com hipermetropia, por exemplo.

Óculos de sol no verão
Para proteger os olhos durante o verão, o uso de óculos escuros com filtro solar é fundamental.

Hábitos adequados

Nunca é bom olhar diretamente para o sol. Isso não deve ser feito, mesmo com óculos escuros. Também não é aconselhável ficar exposto ao sol por períodos muito longos, muito menos nos horários centrais do dia, quando a radiação atinge a Terra com maior força.

Se você usa lentes de contato, deve usar óculos escuros para proteger os olhos durante o verão. Atualmente, existem lentes com filtro UV que também são muito aconselháveis, mas você deve priorizar a proteção com óculos.

Tanto para cuidar da pele quanto para proteger os olhos durante o verão, o melhor a fazer é procurar a sombra. Por isso, usar um chapéu ou algo que cubra a cabeça é muito conveniente.

Outro fator de risco do verão são os aparelhos de ar condicionado, que funcionam em níveis mais elevados do que em outras épocas. Estes aparelhos podem provocar secura nos olhos, que pode ser evitada usando lágrimas artificiais que não contenham conservantes. Também pode-se usar um colírio, se o oculista o tiver indicado.

Outros cuidados para proteger os olhos durante o verão 

No verão, é muito comum ir à piscina para se refrescar. Porém, em suas águas costuma haver grandes quantidades de cloro. Este é um desinfetante poderoso, que pode causar irritação nos olhos e até alergias.

Além disso, apesar do uso do cloro, na piscina costuma haver uma proliferação de bactérias causadoras de conjuntivite, como a Acanthamoeba. Como se cuidar? O ideal é não ter contato direto com a água, o que pode ser conseguido com o uso de óculos de proteção, ou seja, de natação.

Não é recomendável compartilhar toalhas nos banheiros ou nas margens das piscinas Além disso, na medida do possível, você deve evitar tocar nos olhos, mesmo se sentir coceira ou queimação. Você também não deve aplicar maquiagem se planeja entrar na piscina.

A lente dos bebês e crianças filtra os raios ultravioleta com menos eficácia do que a dos adultos. Por isso, para proteger seus olhos no verão, é muito importante dar uma atenção especial a eles. De modo geral, eles devem sempre usar óculos escuros e chapéus.

Usar chapéu na praia no verão
Além dos óculos escuros, o uso de chapéus é recomendado para amenizar o impacto dos raios ultravioleta.

Condições derivadas dos raios ultravioleta

Os raios ultravioleta causam efeitos de diferentes intensidades nos olhos. Inicialmente, causam vermelhidão, irritação e visão turva. Se as medidas adequadas não forem tomadas, com o tempo as consequências são muito piores.

Os especialistas associam alguns tipos de catarata à exposição prolongada ao sol. Esta doença diminui progressivamente a visão e pode, de fato, levar à cegueira. Outro efeito possível é a formação de um pterígio, que é uma espécie de crescimento carnudo que aparece na superfície da córnea.

Também existe o risco de desenvolver fotoceratite ou alterações degenerativas na córnea que, sem dúvida, afetam significativamente a visão.

Pode interessar a você...
Como aliviar os olhos irritados com 5 soluções caseiras
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como aliviar os olhos irritados com 5 soluções caseiras

Muitas horas na frente do computador alteram nossa visão. Se não conseguirmos aliviar os olhos irritados, sentiremos um grande desconforto.



  • Duro Mota, E., Campillos Páez, M. T., & Causín Serrano, S. (2003). El sol y los filtros solares. Medifam, 13(3), 39-45.
  • Backes, C., Religi, A., Moccozet, L. et al. Sun exposure to the eyes: predicted UV protection effectiveness of various sunglasses. J Expo Sci Environ Epidemiol 29, 753–764 (2019). https://doi.org/10.1038/s41370-018-0087-0
  • Cadena, C. A. (2011). Determinación de la fotoprotección de lentes de sol fotocromáticos, polarizados y de policarbonato.
  • Schanz, F., Stockhausen, K., & Dor, L. (1909). ¿Cómo proteger nuestros ojos contra la acción de los rayos ultra-violetas? Archivos de Oftalmología Hispano-Americanos, 9(104), 439.
  • Ahmad SS. Water related ocular diseases. Saudi J Ophthalmol. 2018;32(3):227-233. doi:10.1016/j.sjopt.2017.10.009
  • Hark LA, Shiuey E, Yu M, et al. Efficacy and outcomes of a summer-based pediatric vision screening program. J AAPOS. 2018;22(4):309.e1-309.e7. doi:10.1016/j.jaapos.2018.04.006
  • Izadi M, Jonaidi-Jafari N, Pourazizi M, Alemzadeh-Ansari MH, Hoseinpourfard MJ. Photokeratitis induced by ultraviolet radiation in travelers: A major health problem. J Postgrad Med. 2018;64(1):40-46. doi:10.4103/jpgm.JPGM_52_17