Qual é a melhor cor para lentes de óculos de sol?

25 Outubro, 2018
Você sabia que além de escolher bons óculos de sol, devemos prestar atenção na cor das lentes? Existe um tom destinado a cada necessidade particular.

Quando escolhemos óculos de sol, poucas vezes paramos para pensar na cor das lentes que cairia melhor de acordo com nossas necessidades de uso. Por isso, neste artigo, explicaremos qual é a melhor cor para lentes de óculos de sol, para se proteger de forma adequada.

Por enquanto, o que recomendamos é que sempre que for possível procure uma ótica para escolher seus óculos de sol e a cor das lentes. Os profissionais destas lojas estão preparados para te informar e te aconselhar sobre a cor das lentes apropriada para você.

A seguir, veja algumas das cores de lentes de óculos de sol que existem e para qual público estão destinadas. No entanto, recomendamos que sempre consulte seu caso em particular com um profissional que trabalhe em uma ótica. Este te orientará da melhor maneira para que sua escolha seja a adequada.

Cor de lente marrom

Óculos de sol com lentes de cor marrom

A cor das lentes marrom relaxa a vista e quase não altera a percepção das cores. Isso a torna adequada para pessoas que, devido ao trabalho, sofrem com a vista cansada. Contudo, para qual outro tipo de público estão destinadas?

  • Pessoas que praticam esportes ao ar livre: esqui, surfe ou trilha, por exemplo.
  • Pessoas que dirigem muito: caminhoneiros ou taxistas, por exemplo. A cor marrom ajuda a reduzir o cansaço visual fruto das mudanças que são produzidas pela exposição à luz.
  • Aqueles que acabam de passar por uma cirurgia: uma operação de catarata ou uma cirurgia refrativa precisam deste tipo de lente durante sua recuperação.

Você sabia? 5 sinais que os olhos dão sobre a saúde

Cor de lentes cinza

A cor de lente cinza é a cor neutra que a maioria das lentes traz. Esta cor é adequada para as pessoas que dirigem muito, pois, assim como no exemplo anterior, altera pouco a percepção das cores. Porém, existem um caso especial no qual o uso da cor cinza é indispensável.

Quando sofremos fotofobia, qualquer profissional irá aconselhar o uso desta cor de lente. O motivo está no fato da fotofobia trazer uma intolerância anormal para com a luz, que causa incômodos constantes. Com o uso deste tipo de óculos, isso já não será um problema.

Cor de lentes verde

Óculos de sol com lentes verdes

As lentes de cor verde têm uma particularidade: alteram a percepção das cores mais do que as cores anteriores. Alguns dos casos nos quais estão recomendadas são os seguintes:

  • Esportes de inverno: as pessoas que praticam esqui, snowboarding ou outro tipo de esporte praticado exclusivamente no inverno, podem se beneficiar com o uso deste tipo de lente.
  • Esportes náuticos: todas aquelas pessoas que se dedicam a esportes náuticos como a vela ou o surfe, precisam deste tipo de óculos.
  • Hipermetropia: os óculos com lentes verdes são ideais para todas aquelas pessoas que sofrem com hipermetropia. Quer dizer: não enxergam bem os objetos mais próximos.

Descubra: 8 sintomas que experimentamos com o estresse visual

Cor de lente amarela

A última cor de lente que iremos apresentar é a amarela. Este tipo de lente oferece uma maior luminosidade e contraste, por isso é contraindicado.

Os óculos de sol com lentes amarelas só servem para zonas de pouca luminosidade; em razão disso, são ideais para os condutores que costumam trabalhar de noite ou que levantam muito cedo. Também são indicados para determinadas doenças da retina.

Qual uso você daria para os óculos de sol? Qual das cores anteriores você acha que seria a mais adequada para seus olhos? Recomendamos procurar uma ótica para analisar melhor seu caso e comprar os óculos mais adequados para você.

Os óculos de sol que as óticas oferecem seguem os padrões de segurança que garantem a presença de filtros UV para que te protegem adequadamente do sol. Você costuma comprar os óculos de sol em óticas ou em lojas?