6 coisas curiosas que todo paciente com miopia deve saber

9 de outubro de 2019
Embora possa parecer óbvio, todo paciente com miopia deve prestar atenção para que a graduação dos óculos não seja excessiva para o olho.

A miopia não é apenas um problema de visão. Este distúrbio ocular está relacionado a emoções, fígado, tensão muscular e estilo de vida. Por esse motivo, os pacientes com miopia podem melhorar alguns desses fatores e assim, impedir ou até melhorar o problema naturalmente.

6 curiosidades sobre miopia

Evite cansar a vista

1. Os pacientes com miopia têm medo do futuro

Existem diferentes teorias que sugerem que qualquer problema de saúde está relacionado a problemas emocionais. A perspectiva psicológica nem sempre é a causa do distúrbio, mas geralmente é um fator que atua como condicionador ou gatilho.

A miopia, como sabemos, é a dificuldade de enxergar bem de longe. Nesse sentido, emocionalmente está relacionado ao medo do futuro. Esse temor pode ser evidente na pessoa ou ser algo que aninha no subconsciente.

2. Problemas de visão e transtornos hepáticos

Segundo a medicina tradicional chinesa, todos os problemas que afetam os olhos revelam uma fraqueza na função hepática. Os fatores que mais afetam esse órgão são o estresse, a alimentação, raiva, álcool e a poluição.

Para melhorar a função hepática, podemos consumir alimentos amargos (alcachofra, dente de leão, cúrcuma, cardo de leite, boldo, rúcula, etc.) e tentar levar uma vida o mais saudável possível. Também podemos aplicar calor na área do fígado por um tempo todas as noites antes de ir para a cama por meio de uma bolsa de água quente ou almofada elétrica.

Descubra: Super alimentos para cuidar da sua vista

3. Existe ginástica ocular

Da mesma forma que podemos ir à academia para fortalecer os músculos de todo o corpo, também podemos realizar exercícios para melhorar os músculos dos olhos. Dessa forma, podemos prevenir e até reverter alguns problemas de visão, como miopia ou vista cansada.

Movimentos oculares que podemos fazer diariamente:

  • Círculos nas duas direções
  • Lado a lado
  • De cima para baixo
  • Na diagonal
  • Olhar com ambos os olhos em direção ao nariz, com os olhos cruzados
  • Apertar bem os olhos e relaxar

4. Os pacientes com miopia devem ter cuidado ao aumentar a graduação

Quando somo míopes, é comum que tenhamos que escolher entre óculos ou lentes de contato. A escolha dependerá do nosso estilo de vida e conforto. No entanto, devemos prestar atenção às visitas periódicas ao oftalmologista.

Alguns profissionais podem recomendar a graduação dos óculos ou lentes de contato um pouco acima do que precisamos com a justificativa de que isso relaxa mais os olhos. No entanto, devemos ter em mente que o que conseguiremos é o efeito oposto.

O olho acomodará essa graduação com mais facilidade e assim, aceleraremos o aumento da miopia. Pelo contrário, podemos propor uma graduação que esteja logo abaixo do que precisamos.

5. Olhe de longe

 

DSe você tiver miopia, relaxe

Nas últimas décadas, os casos de miopia têm aumentado. Um dos fatores que influenciaram esse aumento é a vida nas cidades, porque reduz nosso campo de visão diário. Aliás, quantas vezes por dia podemos olhar de longe para treinar essa capacidade visual?

Passar muitas horas em frente ao computador, iluminação artificial ou as características da vida entre edifícios, em vez de em espaços livres, pouco a pouco prejudica nossos olhos. Não devemos perder nenhuma oportunidade de fugir para outros ambientes e apreciar a vista de um nascer do sol, uma colina, uma praia, etc.

Problemas com a vista? Então leia: Exercícios para combater a presbiopia ou vista cansada

6. Pacientes com miopia devem reduzir a fadiga ocular

Finalmente, o paciente com miopia deve saber que um fator decisivo que piora a visão é a fadiga ocular. Sem perceber, exercemos força nos músculos que circundam os olhos e bloqueamos o fluxo sanguíneo. Isso nos leva a perder gradualmente a capacidade visual. Além disso, também pode nos levar a sofrer enxaquecas e outros distúrbios.

Além de fazer ginástica ocular, devemos estar cientes de como apertamos os olhos sem perceber durante o dia. É provável que o façamos especialmente enquanto estamos na frente do computador ou quando não vemos bem de longe, embora certamente continuemos fazendo isso quando formos para a cama.

Mas lembre que sempre é necessário a consulta com o oculista, porque somente ele poderá orientar adequadamente. E continue conosco pois temos mais dicas para a sua saúde e bem-estar.