8 dicas para escolher óculos de sol

28 de setembro de 2019
Os óculos de sol não são simplesmente um item de moda de verão, mas também protegem a saúde dos olhos dos raios UV. Aprenda a escolher óculos apropriados para você.

Os óculos de sol não são simplesmente um item de moda de verão, por isso devemos escolher óculos de sol de boa qualidade, fundamentalmente porque seu objetivo é bloquear o efeito dos raios ultravioleta.

Os raios ultravioleta, que também são conhecidos como raios UV, podem chegar à superfície da Terra e ser prejudiciais à saúde. Por exemplo, quando uma pessoa é exposta a esses raios, ela pode sofrer vários problemas de pele, incluindo câncer.

Dadas as consequências que podemos sofrer com a ação dos raios ultravioleta em nosso corpo, os médicos aconselham, entre outras coisas:

  • Colocar um chapéu para proteger a cabeça e evitar a insolação.
  • Aplicar filtro solar, que deve ser o fator mais adequado de acordo com o tipo de pele da pessoa, e com o tempo que vai permanecer ao ar livre.
  • Colocar óculos de sol para que não haja danos sérios aos olhos.

Leia também: Protetores solares: descubra a diferença entre os fatores de proteção 15, 30 e 50

Equipe para o sol

Dicas para escolher óculos de sol 

Óculos aprovados 

Se os óculos não forem aprovados pelas autoridades de defesa do consumidor o resultado é imprevisível. É quase impossível saber se eles têm os materiais certos para a proteção efetiva dos olhos.

O correto é comprar lentes que tenham o selo de qualidade da autoridade competente. Só então podemos corroborar a autenticidade do produto.

De acordo com a norma brasileira de óculos de sol, cada amostra deve ser classificada de acordo com o tipo de filtro solar aplicado. Saber este fato é importante para fazer a escolha certa.

Categorias de filtro solar aplicado

Mulher se protegendo do sol

As categorias 0 e 1 têm pouca coloração e oferecem proteção bastante limitada. Sua composição não permite que nos protejam do sol do verão. Estas serão ideais para as estações climáticas onde os raios UV não incidam de forma tão direta.

Por outro lado, a categoria 4 pertence a produtos com uma coloração excessivamente escura, mas nem por isso terá uma melhor capacidade de proteção. Além disso, não podem ser usados ​​durante a condução de veículos.

Em qualquer caso, as melhores opções parecem ser as categorias 2 e 3, com coloração moderada e efeito protetor.

Leia também: 8 formas de proteger os olhos dos danos causados por dispositivos eletrônicos

A vantagem dos óculos polarizados 

As lentes polarizadas têm certas vantagens que alguns compradores possam gostar. Talvez a principal seja a eliminação do reflexo, o que pode tirar algum grau de visibilidade com os óculos postos.

Este tipo de acessório pode nos ajudar a ter maior clareza ao direcionar a visão, e reduzir a fadiga ocular. Aqueles que têm sensibilidade à luz preferirão essa alternativa. Em qualquer caso, a tecnologia polarizada apenas deve ser entendida como uma alternativa com alguns benefícios extras.

Dicas de acordo com a cor dos óculos de sol 

As cores das lentes não estão diretamente relacionadas à sua capacidade de nos proteger dos raios UV. Entretanto, seu uso deve ser predeterminado de acordo com o tipo de atividades a serem realizadas, quando são colocadas.

Por exemplo, as lentes amarelas e laranja são ideais para dirigir à noite e praticar alguns esportes. Estas tonalidades permitem ver à longa distância com maior clareza.

Por sua vez, as pessoas que praticam esportes aquáticos (como esqui e vela) costumam usar lentes verdes, bem como pessoas diagnosticadas com hipermetropia. Por outro lado, aqueles afetados com a miopia se dão bem com lentes marrons.

Comprar em uma ótica 

O importante é evitar comprar este tipo de acessórios sob um critério exclusivamente estético. Para o uso adequado, é melhor comprá-los diretamente em uma ótica. Uma vez lá, os especialistas poderão nos orientar sobre o tipo de óculos corretos de acordo com o tempo, cor, atividade a ser realizada, e categoria do filtro. Inclusive, os óculos de sol podem ser graduados em caso de qualquer anomalia de visão.

Outra opção é levar nosso produto, comprado anteriormente, para uma revisão na ótica. Desta forma, saberemos se são úteis para nos proteger.

Devem se ajustar ao nosso rosto 

Se os óculos de sol não se encaixam bem no dorso de nosso nariz podem ser desconfortáveis. Além disso, quando os óculos são muito grandes ou não cobrem algumas áreas adequadamente, não são práticos. Deixamos espaços em que os raios solares podem entrar, e incidir sobre a zona sensível dos olhos.

A forma do nariz e dos olhos também conta 

Óculos de sol

Há narizes compridos, faces alongadas, e olhos mais próximos uns dos outros. O importante é que cada característica conta quando se trata de escolher o par certo de óculos de sol.

O produto ideal é uma mistura entre conforto, ajuste e proteção. É por isso que é aconselhável gastar um pouco mais do nosso tempo para fazer a compra.

Veja também: Como proteger a pele no verão se você tem alergia ao sol

Como escolher óculos de sol para cada estação 

Algumas pessoas acreditam erroneamente que devemos nos proteger do sol apenas durante a estação do verão. O fato de que esta estação tenha riscos maiores, não significa que devemos parar de nos proteger no resto do tempo.

A realidade é que, toda vez que vamos ao ar livre por muito tempo, devemos usar nossos óculos de sol. Mesmo quando em climas temperados ou nebulosos, devemos usar lentes com filtro, projetadas para a luz fraca. Além disso, recomenda-se o uso de protetor solar inclusive na cidade.