8 dicas para evitar manchas solares

16 de junho de 2019
O aparecimento de manchas solares não representa um risco para a saúde. No entanto, muitos as consideram desagradáveis ​​e preferem evitá-las. Conheça as melhores dicas!

Para evitar manchas solares, é importante aplicar alguns cuidados básicos em sua rotina diária. Embora essas manchas sejam inofensivas e não representem riscos à saúde; quase todo mundo prefere evitá-las, porque as consideram desagradáveis. Mas como evitar sua aparição?

Atualmente, existem muitos produtos que ajudam a reduzir o impacto dos raios UV na pele. No entanto, é essencial complementá-los com outros métodos simples para proteger as áreas expostas. Nesta oportunidade, queremos compartilhar em detalhes 8 recomendações.

O que são manchas solares?

As manchas solares também são conhecidas como manchas hepáticas, embora não tenham nada a ver com o fígado. Elas são manchas marrons planas que geralmente se desenvolvem em áreas da pele que estão constantemente expostas ao sol. A radiação UV faz com que os melanócitos se multipliquem; dando origem a essa alteração.

Seu tamanho e forma variam, mas em geral elas aparecem em áreas como o rosto, o busto, os ombros e as costas das mãos. Embora às vezes elas pareçam ser cancerígenas, são totalmente inofensivas e não requerem tratamentos específicos. A necessidade de evitá-las e minimizá-las surge apenas por razões estéticas.

Você pode estar interessado nisso: 6 formas de cuidar da pele ao redor dos olhos

Dicas para evitar manchas solares

Devido ao impacto do sol sobre a pele, há cada vez mais tratamentos e produtos cosméticos, cujo objetivo é minimizar as agressões causadas pelos raios UV. No entanto, se o objetivo é evitar manchas solares, é necessário implementar outras estratégias.

  1. Use protetor solar durante todo o ano

Evitar manchas solares

O protetor solar não deve ser exclusivo para a temporada de verão. Este produto deve ser utilizado durante todo o ano; pois mesmo em dias nublados existe o risco de você vir a sofrer dos efeitos negativos da radiação solar.

Se você quiser evitar manchas na pele e reduzir o risco de melanoma, aplique um filtro solar com um fator de proteção solar maior que 50. Se o dia estiver muito ensolarado, repita a aplicação a cada duas horas.

  1. Evite o sol em determinados momentos do dia

Banhos de sol por alguns minutos podem ser saudáveis, uma vez que isso contribui para uma ótima síntese da vitamina D. No entanto, é melhor evitar fazer isso durante as horas mais quentes do dia (das 10h às 15h); pois os raios são mais intensos e podem causar maiores agressões. 

Se a exposição solar for necessária neste momento, é essencial usar um bom protetor solar e roupas protetoras, como aquelas com filtro UV. Da mesma forma, tente agendar atividades ao ar livre em outros momentos mais frescos do dia.

  1. Para evitar manchas solares: chapéu e óculos de sol

Além de usar roupas que protejam a pele, também é conveniente usar acessórios como chapéu e óculos de sol. Estes suplementos impedem que os raios UV afetem diretamente a cabeça; o que ajuda a evitar manchas solares no rosto.

Na verdade, óculos com filtro solar são necessários para proteger os olhos da radiação e do envelhecimento prematuro da pele delicada que cobre seu contorno. Certifique-se de comprá-los em um local de confiança; pois nem todos os óculos têm essa função.

  1. Evite o uso de produtos perfumados

Mulher colocando perfume

Uma das recomendações que muitas pessoas ignoram quando se trata de evitar manchas solares é evitar o uso de produtos perfumados. Tanto os cremes quanto as colônias têm componentes que podem favorecer a aparição de manchas, se forem usados ​​antes da exposição ao sol.

Isto é devido a uma reação de fototoxicidade; que desencadeia um excesso de melanina e pigmentação que poderá ser notada em forma de manchas. Assim, se você for se expor ao sol em breve, evite aplicar qualquer produto com essas características. Em vez disso, use hidratantes que contenham um bom fator de proteção solar.

Não deixe de ler: Como rejuvenescer as mãos com um tratamento 100% natural

  1. Escolha maquiagem com protetor solar

A necessidade de proteger a pele das agressões do sol forçou muitas empresas a desenvolverem produtos com filtro solar. Portanto, existem atualmente muitos produtos cosméticos e maquiagem disponíveis com protetor solar. Na verdade, há bases com filtro solar em diferentes apresentações.

Este último produto tornou-se uma tendência, pois possui pigmentos coloridos que conferem um tom de pele mais uniforme; mas dando-lhe um “plus” de proteção contra o impacto do sol. Você quer evitar manchas solares? Não hesite em experimentar estes produtos, eles estão disponíveis para todos os tipos de pele.

  1. Aumentar o consumo de vitamina C

Para evitar manchas solares na pele, não podemos ignorar o que a nutrição tem a ver com isso. Uma boa nutrição também se reflete na saúde da pele. Neste caso específico, recomendamos o consumo de vitamina C; pois esta age como um antioxidante contra os danos causados ​​pela exposição contínua ao sol.

De fato, alimentos como frutas cítricas e frutas silvestres contribuem para uma ótima produção de colágeno e promovem o processo de recuperação celular a partir da radiação UV. Você poderá comê-las diretamente ou consumi-las em saladas, vitaminas ou sucos.

  1. Aplique máscaras hidratantes

Máscara de abacate para a pele

Para aproveitar os benefícios das máscaras hidratantes, não é necessário esperar que as manchas solares se desenvolvam. Se você quiser evitar essas imperfeições, opte por aplicar esse tipo de tratamento uma ou duas vezes por semana. Mas como fazer isso?

Embora nas lojas de cosméticos existam apresentações diferentes, também é válido usar as de origem natural. Uma boa maneira de prepará-las é combinando ingredientes como abacate maduro, mel e óleo de coco. Espalhe a mistura sobre as áreas expostas ao sol, deixe agir por 20 minutos e enxágue.

  1. Aumente o consumo de água para evitar manchas solares

A água sozinha não pode fazer muito para evitar as manchas solares, no entanto, se você a incluir na rotina diária, poderá ajudar a manter a pele saudável. O consumo de dois litros de água por dia favorece o processo de regeneração celular e reduz o risco de ressecamento, manchas e envelhecimento precoce.

Resumindo …

Você pode adotar hábitos simples para evitar o aparecimento de manchas solares. O mais importante é ser consistente com a sua prática, uma vez que a radiação solar afeta a pele a qualquer momento.

  • D’Orazio, J., Jarrett, S., Amaro-Ortiz, A., & Scott, T. (2013). UV radiation and the skin. International Journal of Molecular Sciences. https://doi.org/10.3390/ijms140612222
  • Matsumura, Y., & Ananthaswamy, H. N. (2004). Toxic effects of ultraviolet radiation on the skin. Toxicology and Applied Pharmacology. https://doi.org/10.1016/j.taap.2003.08.019
  • Jablonski, N. G., & Chaplin, G. (2010). Human skin pigmentation as an adaptation to UV radiation. Proceedings of the National Academy of Sciences. https://doi.org/10.1073/pnas.0914628107
  • Antoniou, C., Kosmadaki, M. G., Stratigos, A. J., & Katsambas, A. D. (2008). Sunscreens – What’s important to know. Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology. https://doi.org/10.1111/j.1468-3083.2007.02580.x
  • Gallagher R. P. (2005). Sunscreens in melanoma and skin cancer prevention. CMAJ : Canadian Medical Association journal = journal de l’Association medicale canadienne173(3), 244-5.
  • Heerfordt, I. M., Torsnes, L. R., Philipsen, P. A., & Wulf, H. C. (2018). Sunscreen use optimized by two consecutive applications. PloS one13(3), e0193916. doi:10.1371/journal.pone.0193916
  • Steinemann, A. (2016). Fragranced consumer products: exposures and effects from emissions. Air Quality, Atmosphere and Health. https://doi.org/10.1007/s11869-016-0442-z
  • Pullar, J. M., Carr, A. C., & Vissers, M. C. M. (2017). The roles of vitamin C in skin health. Nutrients. https://doi.org/10.3390/nu9080866
  • Al-Niaimi, F., & Zhen Chiang, N. Y. (2017). Topical Vitamin C and the skin: Mechanisms of action and Clinical applications. Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology.
  • Williams, S., Krueger, N., Davids, M., Kraus, D., & Kerscher, M. (2007). Effect of fluid intake on skin physiology: Distinct differences between drinking mineral water and tap water. International Journal of Cosmetic Science. https://doi.org/10.1111/j.1467-2494.2007.00366.x