6 formas de cuidar da pele ao redor dos olhos

· 8 de maio de 2019
A pele ao redor dos olhos é mais fina e carece de glândulas sebáceas. Por isso, é fundamental protegê-la ante as agressões dos raios de sol, das toxinas e outros fatores que aceleram seu envelhecimento.

Infelizmente, a pele ao redor dos olhos pode mostrar sinais prematuros de envelhecimento. Devido ao fato de ser mais fina e delicada, requer cuidados especiais para se manter firme e com aspecto jovem.

O problema é que não a protegemos das agressões que são causadas pelos raios ultravioleta (UV), a poluição e outros fatores externos. Portanto, costuma apresentar rugas finas, flacidez e outros problemas estéticos. A seguir, veja algumas maneiras de combatê-los.

Conselhos para cuidar da pele ao redor dos olhos

É frequente observar imperfeições no contorno dos olhos. Nesse sentido, círculos escuros, linhas finas e inchaço (bolsas nos olhos), são algumas das mais frequentes. Felizmente, há muitos métodos simples para cuidar da pele ao redor dos olhos sem gastar muito. Tome nota!

1. Assegurar a hidratação

Cuide dos olhos usando compressas de pepino

Uma pele hidratada mantém sua elasticidade natural, evitando que apareçam bolsas e rugas. Um dos passos imprescindíveis para cuidar da pele ao redor dos olhos é garantir uma boa hidratação. Quando esta área se resseca, começa a perder sua flexibilidade e aparecem as rugas. Isso se deve ao fato de carecer de glândulas sebáceas, as quais ajudam a manter a hidratação natural.

Dessa forma, é fundamental escolher um bom creme hidratante, preferivelmente com componentes suaves que não irritem os olhos. Inclusive, o melhor é optar por cremes desenvolvidos para o contorno dos olhos, já que esta área pode ser sensível aos cremes faciais de uso regular.

Outras alternativas são:

  • Pepino fresco
  • Óleo essencial de rosas combinado com óleo de coco
  • Manteiga de karité
  • Gel de aloe vera

Não perca: O contorno dos olhos: 5 cremes caseiros

2. Realizar uma massagem na área

Uma leve massagem por todo o contorno dos olhos pode ajudar a prevenir vários problemas. Dado que estimula a circulação e contribui para atenuar imperfeições como as bolsas, olheiras e rugas finas. Além disso, é um bom aliado para drenar o excesso de líquido e reduzir o inchaço.

Como fazê-la?

  • Primeiramente, umedeça os dedos em um pouco de creme hidratante ou óleo.
  • Em seguida, faça uma massagem suave com a ponta dos dedos.
  • Esfregue fazendo uma leve pressão, durante 2 ou 3 minutos.
  • Repita a aplicação toda noite antes de deitar.

Nota: A massagem será mais efetiva se for realizada de fora para dentro, dirigindo-se para o ducto lacrimal, já que é aí que se encontram os gânglios que drenam a zona ocular.

3. Dormir bem

Para cuidar da pele dos olhos, durma bem

A falta de descanso mostra-se imediatamente no contorno dos olhos. Um bom descanso se vê refletido no estado do rosto. De fato, quando não temos uma boa qualidade de sono, é possível notar que aparecem instantaneamente as bolsas e olheiras. Por isso, para cuidar da pele ao redor dos olhos é primordial dormir bem, no mínimo 8 horas sem interrupções.

4. Manter uma dieta saudável

A nutrição desempenha um papel protagonista na saúde da pele. Ainda que seja possível obter, em certa medida, com produtos de uso externo, também se deve aproveitar os internos. Com isso, para evitar as linhas de expressão, olheiras, bolsas e demais alterações, é essencial seguir uma boa dieta.

Nutrientes como as vitaminas A, C e E, além de minerais, ômega 3 e aminoácidos, favorecem o processo de regeneração celular e ajudam a conservar a pele firme e hidratada. É possível obtê-los de alimentos como:

  • Frutos secos e sementes
  • Vegetais e frutas frescas
  • Carnes magras
  • Peixe azul
  • Azeite de oliva

Descubra ademais: Cremes naturais para o contorno dos olhos

5. Utilizar protetor solar todos os dias

Para cuidar da pele ao redor dos olhos, use protetor solar

A radiação solar produz enfraquecimento da pele, aparecendo manchas e rugas prematuras. Um dos fatores que mais afeta a saúde da pele é a exposição aos raios de sol. Ainda que seu impacto não seja notado na hora, com o passar do tempo, produz enfraquecimento, flacidez e rugas. Inclusive, pode incidir no aparecimento de câncer de pele.

Por isso, na hora de cuidar da pele ao redor dos olhos é essencial utilizar cremes com filtro solar. Seus componentes minimizam o impacto do sol sobre a área e, entre outras coisas, reduzem as chances de secar a pele.

6. Retirar a maquiagem todos os dias

Dormir com maquiagem pode causar problemas no contorno dos olhos. Em primeiro lugar, os resíduos da máscara para cílios podem produzir escurecimento da área, originando as incômodas olheiras. Em segundo lugar, as partículas dos cosméticos impedem que a pele se oxigene, propiciando o aparecimento de rugas.

Então, para conservar esta área fresca e juvenil, é essencial utilizar um produto para retirar a maquiagemO mesmo deve ser utilizado todos os dias, sem exceção. Em seu lugar, também se pode utilizar óleo de amêndoas, óleo de coco ou de oliva.

Por fim, nota que estão aparecendo rugas finas no contorno de seus olhos? Ademais, quer evitar olheiras e bolsas? Então coloque em prática todos os conselhos mencionados. Como pode notar, são fáceis de incorporar na rotina de beleza regular.

  • Verdier-S??vrain, S., & Bont??, F. (2007). Skin hydration: A review on its molecular mechanisms. Journal of Cosmetic Dermatology. https://doi.org/10.1111/j.1473-2165.2007.00300.x
  • Oyetakin-White, P., Suggs, A., Koo, B., Matsui, M. S., Yarosh, D., Cooper, K. D., & Baron, E. D. (2015). Does poor sleep quality affect skin ageing? Clinical and Experimental Dermatology. https://doi.org/10.1111/ced.12455
  • Bott, R. (2014). Nutrition for Healthy Skin. Igarss 2014. https://doi.org/10.1007/s13398-014-0173-7.2
  • Grether-Beck, S., Marini, A., Jaenicke, T., & Krutmann, J. (2014). Photoprotection of human skin beyond ultraviolet radiation. Photodermatology Photoimmunology and Photomedicine. https://doi.org/10.1111/phpp.12111
  • Antoniou, C., Kosmadaki, M. G., Stratigos, A. J., & Katsambas, A. D. (2008). Sunscreens – What’s important to know. Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology. https://doi.org/10.1111/j.1468-3083.2007.02580.x