Propriedades incríveis da água de coco para a saúde

2 de junho de 2018
Podemos obter a água de coco dos cocos verdes e até mesmo comprá-la envasada. No segundo caso deveremos nos assegurar de que não inclui conservantes e de que é o mais natural possível 

A água de coco é uma bebida tropical usada desde a antiguidade pelo seu alto conteúdo de nutrientes essenciais. Estes, ao serem assimilados pelo organismo, melhoram a saúde. É cheia de benefícios que podemos desfrutar em qualquer época do ano.

Contém substâncias antioxidantes, açúcares orgânicos e alta concentração de minerais essenciais, que ajudam a manter o corpo protegido e hidratado. Além disso, também traz um leve teor de gorduras saudáveis e aminoácidos, que ajudam a manter um ótimo nível de energia física e mental.

O melhor de tudo é que é uma bebida baixa em calorias. Por seu sabor, pode ser ingerida sozinha ou combinada com outros ingredientes.

Levando em consideração que alguns ainda não conhecem suas vantagens, neste artigo compartilhamos quais são as razões para ingerir a água de coco com mais frequência.

A água de coco é conhecida como a bebida por excelência para atletas de alto rendimento. Isso se deve justamente a todos os benefícios que comentaremos.

O que a água de coco contém?

Copo com água de coco

O primeiro dos benefícios da água de coco é que esta é uma opção boa, fácil e eficaz para obter minerais e vitaminas. Uma xícara de água de coco (250 ml) contém cerca de:

  • 9 gramas de carboidratos
  • 3 gramas de fibras
  • 2 gramas de proteínas
  • 46 calorias
  • Vitamina C
  • Minerais (magnésio, potássio, sódio, cálcio)

A fruta do coqueiro (árvore que pertence à família das palmeiras) está coberta por uma casca dura e uma camada carnosa no interior. Em sânscrito é conhecida como kalpa vriksha que quer dizer “árvore com todo o necessário para viver!”, pois todas as suas partes podem ser usadas.

É muito importante saber a diferença entre o leite e a água de coco.

  • O primeiro é preparado ralando e deixando de molho a carne da fruta em água quente. Depois se passa por uma musselina. O líquido resultante é o leite e a polpa que fica é usada para sobremesas.
  • Por outro lado, a água de coco se encontra dentro do fruto quando não está maduro (quando é de cor verde). À medida que vai ficando marrom no interior se converte em polpa.

Veja também: Benefícios do óleo de coco na estética

Propriedades e benefícios de consumir água de coco

As vantagens são infinitas desta bebida natural. A seguir saberá do que se trata.

 Ajuda a controlar o peso

Água de coco envasada

Um dos benefícios da água de coco é que é baixa em calorias, mas doce. Por este motivo é perfeita para substituir refrigerantes, sucos comerciais e outras bebidas enlatadas. Por isso, ajudará a perder medidas.

Além disso, seu alto teor de antioxidantes favorece a manutenção do aspecto jovial no âmbito estético. No entanto, como a água de coco contém altos níveis de açúcar e sódio, recomendamos não consumi-la em excesso.

Fortalece o sistema imune

Por seu teor de vitaminas, minerais e antioxidantes, esta bebida natural é um grande complemento para melhorar a saúde imune do corpo.

Estes nutrientes melhoram a produção de anticorpos, impedindo o ataque contínuo de vírus, bactérias e fungos. Aumenta a capacidade para identificar agentes infecciosos e, por isso, evita que se proliferem nos tecidos saudáveis.

Tem propriedades antioxidantes

Os radicais livres são moléculas instáveis que se produzem nas células durante o metabolismo. Quando existem muitos radicais livres se diz que o corpo está em um estado de estresse oxidativo.

Este estado pode danificar as células e aumentar o risco de sofrer alguma doença. Por sorte, outro dos benefícios da água de coco é que contém antioxidantes que combatem os radicais livres.

Ajuda na circulação sanguínea

A água de coco contribui para a circulação

Os ácidos graxos contidos na água de coco ajudam a limpar as artérias e o sangue para prevenir transtornos inflamatórios e circulatórios.

Sua ingestão regular reduz a presença de líquidos nocivos e toxinas no sangue, evitando a obstrução arterial. Tem a capacidade de tonificar os vasos sanguíneos para evitar varizes e outros transtornos vasculares.

Reduz a pressão arterial alta

Os pacientes com pressão arterial alta obtêm vários benefícios quando incluem esta bebida de coco em sua alimentação.

Seus aportes de potássio, zinco e magnésio ajudam a regular os níveis de sódio, o que é determinante para reduzir a pressão. A água e os antioxidantes tonificam e melhoram a elasticidade das artérias para que o sangue flua sem nenhum problema.

Além disso, tem compostos anti-inflamatórios que evitam dificuldades cardíacas e circulatórias.

Previne os cálculos renais

Tomar líquidos de forma suficiente é importante para a prevenção dos cálculos renais. Ainda que a água pura seja uma grande opção, nem todo mundo gosta. Neste caso temos uma segunda alternativa.

Os cálculos renais se formam quando o cálcio, o oxalato e outros compostos se acumulam em excesso. A água de coco evita que os cristais formados por estes resíduos fiquem aderidos nos rins. Também reduz a quantidade de tais cristais ou cálculos que se deslocam pela urina.

Últimas considerações

Existem várias marcas comerciais que oferecem opções muito saudáveis. No entanto, recomendamos revisar o rótulo da embalagem. Nos ingredientes somente deve conter água de coco e talvez água mineral.

Se encontrar outros elementos como conservantes ou açúcares, evite tal apresentação e busque outras alternativas, já que os benefícios não serão os mesmos.

Recomendados para você