Benefícios do própolis para a saúde bucal

O própolis é um ingrediente natural com propriedades antimicrobianas. De acordo com algumas pesquisas, contribui para os cuidados da saúde bucal. Por quê? Descubra a seguir!
Benefícios do própolis para a saúde bucal

Última atualização: 14 Maio, 2021

Devido à sua interessante composição farmacológica – que inclui flavonoides, ácidos fenólicos e ésteres – o própolis é utilizado há anos para favorecer a saúde bucal. Trata-se de um coadjuvante na proteção de dentes e gengivas.

Como explica um artigo publicado na Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, as preparações à base desse ingrediente têm uma ampla variedade de aplicações em odontologia. Em particular, destacamos as suas propriedades antimicrobianas, antivirais, analgésicas e anti-inflamatórias. Quer saber mais sobre isso?

Principais benefícios do própolis para a saúde bucal

O própolis também é conhecido como ‘cola de abelha’. A razão é que se trata de um material que as abelhas utilizam para vedar as paredes da colmeia e protegê-la de agentes externos que possam contaminá-la.

É um material resinoso, de cor marrom-amarelada ou marrom-escura, formado pela mistura de substâncias obtidas dos botões das árvores e de outras fontes botânicas com uma substância secretada pelas glândulas das abelhas.

Desde a antiguidade, é valorizado pelas suas aplicações medicinais, visto que a sua riqueza em nutrientes e compostos bioativos contribui para a melhoria da saúde e prevenção do aparecimento de doenças. De acordo com uma publicação na revista Nutrients, esta composição inclui o seguinte:

  • Ácidos fenólicos.
  • Flavonoides.
  • Ésteres.
  • Diterpenos.
  • Sesquiterpenos.
  • Lignanas.
  • Aldeídos aromáticos.
  • Álcoois.
  • Aminoácidos.
  • Ácidos graxos.
  • Vitaminas e minerais.

Embora os usos medicinais do própolis sejam bastante amplos, hoje vamos nos concentrar nos seus benefícios para a saúde bucal. Você sabia que ele ajuda a prevenir cáries e doenças periodontais? Descubra o que a ciência tem a dizer sobre isso.

Prevenção das cáries
Podemos prevenir as cáries com o própolis, pois sua atividade antimicrobiana impede a proliferação de microrganismos na boca.

Própolis para a prevenção de cáries

Uma das principais aplicações do própolis para a saúde bucal é a prevenção de cáries. A esse respeito, um estudo publicado no Ethiopian Journal of Health Sciences afirma que esse ingrediente tem propriedades antibacterianas que combatem patógenos orais como Streptococcus spp., Streptococcus mutans e Streptococcus sobrinus.

Essas bactérias são responsáveis ​​pelo aparecimento de cáries e outras doenças dentárias. Especificamente, o própolis inibe sua atividade enzimática e divisão celular, o que impede a sua proliferação. Além disso, devido ao seu teor de flavonoides e ácidos orgânicos, também combate outras bactérias bucais que causam infecções.

Própolis para doenças periodontais

As propriedades antifúngicas e antimicrobianas do própolis também são úteis na prevenção e no manejo das doenças periodontais. Um artigo de pesquisa divulgado no Journal of Dental Research, Dental Clinics, Dental Prospects determinou que os extratos de própolis combatem bactérias periodontopáticas, como as seguintes:

  • Capnocytophaga gingivalis.
  • Prevotella intermediário.
  • Fusobacterium neucleatum.
  • Porphyromonas gingivalis.

Da mesma forma, parecem contribuir para a prevenção da perda óssea em condições periodontais e, por sua vez, impedem o crescimento de microrganismos causadores de superinfecção, como Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Candida albicans.

Própolis como anti-inflamatório

Os flavonoides e o ácido cafeico contidos no própolis conferem a ele um poderoso efeito anti-inflamatório, útil no tratamento de doenças dentais que causam inflamação, como a gengivite.

Em um estudo publicado no Journal of Dentomaxillofacial Science, o própolis foi útil como agente de capeamento pulpar graças à sua atividade anti-inflamatória.

  • Uma receita de remédio natural envolve adicionar 30 gotas de extrato de própolis em meio copo de água (100 mililitros). Depois, deve-se usar o líquido para fazer enxágue bucal 2 ou 3 vezes ao dia. Em caso de inflamação perceptível das gengivas, é melhor usar água muito fria.

Atividade antiviral do própolis

Não se deve esquecer que os vírus também afetam a saúde bucal. Nesse sentido, o própolis acaba sendo um grande aliado, já que seus extratos ajudam a inibir a entrada viral. Seus efeitos antivirais se atribuem ao teor de polifenóis, flavonoides e ácidos fenilcarboxílicos.

Segundo uma publicação na Phytotherapy Research, os extratos aquosos e etanólicos do própolis apresentam forte potencial como antivirais, principalmente contra o vírus herpes simplex (HSV-1), que causa gengivoestomatite e herpes labial.

É seguro usar própolis para a saúde bucal?

Gotas de própolis
O uso do própolis para a saúde bucal é seguro para a maioria das pessoas, embora não seja um tratamento de primeira linha.

O própolis é benéfico para a maioria dos adultos saudáveis ​​e não apresenta riscos quando usado corretamente. No entanto, foram relatados casos de alergia a esse material resinoso, manifestando-se com erupções cutâneas. Ele também pode irritar a mucosa oral.

Por outro lado, não é recomendado para mulheres grávidas, pois há pouca literatura sobre seus efeitos nesta fase da vida. Além disso, há alertas para possíveis interações com medicamentos antivirais, anticâncer, antibióticos e anti-inflamatórios.

Suas manifestações alérgicas incluem as seguintes:

  • Eczema.
  • Queilite.
  • Dor na boca.
  • Edema labial.
  • Descamação dos lábios.

Por enquanto, recomendam-se mais pesquisas para determinar diretrizes seguras para o uso do própolis em odontologia e medicina. Embora as descobertas sejam bastante promissoras, ainda são consideradas insuficientes para que esse ingrediente seja considerado um tratamento de primeira linha.

Própolis: um aliado para a sua saúde bucal

Devemos ter em conta que este não é um remédio milagroso contra infecções dentais, mas o própolis possui um grande potencial se usado como aliado para a saúde bucal. Como resultado disso, podemos encontrar no mercado cremes dentais, enxaguantes, extratos, bálsamos, tinturas e uma grande variedade de produtos fabricados à base deste ingrediente.

De qualquer forma, deve ser usado com moderação, apenas como um complemento e não como um remédio. As recomendações de uso do fabricante do produto devem ser seguidas. Em caso de doenças dentárias, o melhor é ir ao dentista.

Pode interessar a você...
Mel de abelhas: 7 usos surpreendentes
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Mel de abelhas: 7 usos surpreendentes

O mel de abelhas é um alimento medicinal que a natureza nos oferece para uma infinidade de usos: tratar feridas, facilitar a cicatrização, hidratar a pele.



  • Więckiewicz W, Miernik M, Więckiewicz M, Morawiec T. Does propolis help to maintain oral health?. Evid Based Complement Alternat Med. 2013;2013:351062. doi:10.1155/2013/351062
  • Braakhuis A. Evidence on the Health Benefits of Supplemental Propolis. Nutrients. 2019;11(11):2705. Published 2019 Nov 8. doi:10.3390/nu11112705
  • Abbasi AJ, Mohammadi F, Bayat M, et al. Applications of Propolis in Dentistry: A Review. Ethiop J Health Sci. 2018;28(4):505-512. doi:10.4314/ejhs.v28i4.16
  • Khurshid Z, Naseem M, Zafar MS, Najeeb S, Zohaib S. Propolis: A natural biomaterial for dental and oral healthcare. J Dent Res Dent Clin Dent Prospects. 2017;11(4):265-274. doi:10.15171/joddd.2017.046
  • Sabir, A. (2016). The healing actions of propolis on direct pulp capping treatment : A review. Journal of Dentomaxillofacial Science, 1(1), 188. https://doi.org/10.15562/jdmfs.v1i1.145
  • Schnitzler P, Neuner A, Nolkemper S, Zundel C, Nowack H, Sensch KH, Reichling J. Antiviral activity and mode of action of propolis extracts and selected compounds. Phytother Res. 2010 Jan;24 Suppl 1:S20-8. doi: 10.1002/ptr.2868. Erratum in: Phytother Res. 2010 Apr;24(4):632. PMID: 19472427.
  • Brailo V, Boras VV, Alajbeg I, Juras V. Delayed contact sensitivity on the lips and oral mucosa due to propolis-case report. Med Oral Patol Oral Cir Bucal. 2006 Jul 1;11(4):E303-4. PMID: 16816812.
  • Hausen BM, Wollenweber E, Senff H, Post B. Propolis allergy. (I). Origin, properties, usage and literature review. Contact Dermatitis. 1987 Sep;17(3):163-70. doi: 10.1111/j.1600-0536.1987.tb02699.x. PMID: 3315436.