Por que é necessário lavar os pincéis de maquiagem com frequência?  

27 de setembro de 2019
A limpeza de seus pincéis de maquiagem e outros  utensílios é essencial para manter sua beleza e evitar possíveis infecções por bactérias e ter uma pele saudável.

Pintamos, contornamos e lavamos o rosto com pincéis de maquiagem todos os dias, mas por que é necessário lavar os pincéis de maquiagem com frequência?

Você deve saber que, de acordo com os dermatologistas e especialistas, deve lavar os pincéis de maquiagem semanalmente, pelo menos, para evitar o acúmulo de bactérias, o que pode levar a afecções indesejadas.

Por que é necessário lavar os pincéis de maquiagem com frequência? 

Uma parte importante da sua rotina de beleza deve ser limpar seus pincéis e utensílios de maquiagem regularmente. Embora seja fácil deixar essa tarefa para depois, há muitas razões pelas quais você deve lavá-los com frequência.

Recomendamos limpar os pincéis de maquiagem pelo menos uma vez por mês, principalmente se você os usa com produtos líquidos ou costuma guardá-los no banheiro, deverá limpá-los com mais frequência. Estas são as seis principais razões pelas quais você deve lavar seus pincéis de maquiagem com regularidade:

1. Prevenir a acne 

Lavar pincéis de maquiagem ajuda a evitar reações indesejadas

Toda vez que você usa seus pincéis, está recolhendo tudo o que está no rosto, ou seja, óleo, células mortas da pele, poeira e qualquer outra coisa que adira. Na verdade, isso tudo é uma combinação ruim para a acne.

Portanto, toda vez que você usa um pincel de maquiagem sujo, espalha essa desagradável combinação pelo rosto todo, obstruindo os poros.

Leia também: Como remover a maquiagem da pele com 5 tratamentos de origem natural

2. Evitar os germes 

Lavar os pincéis de maquiagem evita bactérias

Você deve saber que pincéis de maquiagem sujos também são um terreno fértil para as bactérias. Isto não só é terrível para o rosto, mas também é contraproducente para seus produtos de maquiagem.

Transferir essas bactérias para seus produtos os contaminará, e reduzirá a durabilidade do produto.

3. Manter as cores 

Pincéis sujos também podem alterar a cor da maquiagem. Com a maquiagem antiga aderida, você não poderá obter o visual que está procurando.

Portanto, esse é outro motivo para a importância de lavar os pincéis de maquiagem de forma regular. Os pincéis funcionarão muito melhor se estiverem bem conservados e em boas condições.

4. Manter os pincéis macios 

Se os pincéis de maquiagem não estiverem em boas condições, tornam-se mais abrasivos e secos à medida que são endurecidos com os produtos e os resíduos do rosto. Por sua vez, isso pode irritar a pele. A limpeza regular dos pincéis os mantêm macios o suficiente para não causarem danos ao rosto.

A acumulação de sujeira nos pincéis de maquiagem pode fazer com que as fibras se rompam e as cerdas se enfraqueçam. Isso dificulta ainda mais uma aplicação correta da maquiagem.

5. Pincéis mais duráveis 

Ao limpar seus pincéis regularmente, você preserva e aumenta a data de validade.
Lembre-se de que quanto mais frequentemente os limpe, mais durarão.

6. Evitar a irritação 

Mulher com alergia na pele

O dano eventual causado aos pincéis de maquiagem pode começar a endurecer as cerdas e mudar sua forma.
Se eles perderem sua textura macia original, o uso contínuo desses utensílios pode causar vermelhidão e irritação na pele, cuja solução voltará a ser a aplicação de mais maquiagem.

O que você deve usar para limpar seus pincéis de maquiagem? 

O melhor método para limpar tais utensílios requer apenas água e detergente ou xampu para bebê. A razão para isso é que as fórmulas de sabonetes normais podem acabar secando as cerdas dos pincéis, principalmente se forem feitas de pelos naturais.

Para limpar seus pincéis de maquiagem você precisa do seguinte:

  • Detergente ou xampu para bebê
  • Uma toalha limpa
  • Um copo
  • Uma almofada de silicone

Veja também: Aprenda a preparar um creme antirrugas noturno com óleo de uva

Como limpar seus pincéis de maquiagem? 

Siga estas etapas para limpar corretamente os pincéis de maquiagem:

  • Primeiro, molhe as cerdas com água morna.
  • Em seguida, coloque uma gota de limpador de pincel de maquiagem ou detergente na palma da sua mão.
  • Então, massageie suavemente as pontas das cerdas na palma da mão e enxágue.
  • Depois, esprema o excesso de umidade com uma toalha limpa.
  • Mude a forma da cabeça da escova.
  • Para finalizar, deixe o pincel secar com as cerdas penduradas na borda de um balcão, para que seque da maneira correta.

Nota: nunca deixe os pincéis secarem sobre uma toalha, pois as cerdas podem ficar manchadas.

É necessário lavar os pincéis de maquiagem

Se você fizer isso antes de dormir, de manhã, seus pincéis estarão limpos e secos. Nada melhor do que a primeira aplicação com pincéis de maquiagem macios.

  • No meio da lavagem, mantenha a base da cabeça do pincel afastada de água e detergente. As cerdas estão coladas na base. A água e o detergente podem fazer com que a cola se desintegre e, como resultado, as cerdas se soltem e se desprendem.
  • Nem os seque verticalmente: isso fará com que a água penetre na tala, o que também afrouxará a cola e causará a perda de cerdas.

Em suma, a limpeza dos pincéis de maquiagem é importante para obter um visual perfeito.
Agora que você conhece as vantagens de fazer isso, recomendamos que o faça com mais regularidade para ter uma maquiagem sempre perfeita.