Por que meu ex quer ser meu amigo?
Se você terminou o relacionamento ou se foi ele quem decidiu acabar tudo, talvez você se surpreenda com a reação dele de pedir que vocês continuem a se ver, mas apenas por amizade. Se você já se perguntou, por que meu ex quer ser meu amigo e não teve uma resposta, continue lendo este artigo.
Em geral, muitas pessoas se perguntam se é realmente possível manter uma amizade com seu ex. A verdade é que tudo depende do caso particular do casal. É necessário avaliar os motivos que podem guiar um dos dois, ou ambos, para procurar esse tipo de relacionamento e sob quais termos.
Ser amigo de um ex: mito ou realidade?
Talvez você tenha visto em um filme, série ou livro… Mas muito pouco na vida real. Ser amigo dos nossos antigos parceiros não parece ser uma ideia viável. Por quê? Bem, porque há muitos sentimentos em jogo e, provavelmente, um dos dois (ou ambos) está ferido.
Mesmo que o término da relação tenha sido feita “em bons termos” ou “de comum acordo”, é difícil transformar essa relação em amizade. É claro que existem várias exceções, mas, em geral, é difícil sustentar esse relacionamento ao longo do tempo.
De acordo com esta pesquisa realizada pela Universidade Nacional Autônoma do México, existem várias etapas no luto romântico. O seu ex-parceiro pode estar em um deles, especificamente em negação e, portanto, não quer perdê-lo.
Se não há amor ou paixão entre vocês, a amizade pode funcionar? Isso é um pouco complicado de definir, já que não temos a possibilidade de prever o futuro.
No entanto, quando nenhum dos dois sofre com esta nova situação e não há conflitos com a chegada de novos parceiros, então podemos dizer que, ser amigo de um ex é possível.
Visite este artigo: Abra seus olhos porque a vida sempre nos guia
Por que meu ex quer ser meu amigo? Motivos ocultos
Agora, talvez tenha chamado a sua atenção o fato de que o seu ex-parceiro lhe disse que ele quer que vocês continuem sendo “amigos”. Vai deixá-lo surpreendido o desejo de seu ex, seja qual for o motivo pelo qual vocês terminaram. Se você não teve essa preocupação, por que ele teve?
É claro que não podemos entrar em seu coração ou em sua mente para saber “com certeza” quais são as razões que o levaram a fazer tal proposta. Mas podemos analisar ou detalhar algumas razões pelas quais o seu ex pediu para que vocês permanecessem amigos:
1. Por causa da culpa
Isso se aplica no caso de que ele o tenha abandonado. Talvez ele se sinta muito culpado por ter terminado o relacionamento, ou pela forma como você reagiu ao receber a “notícia” de que não iriam mais ficar juntos.
Você vai perceber que é uma proposta por culpa porque depois de ter esgotado todas as suas explicações e desculpas para o término, ele vai dizer o típico ‘podemos ser amigos’, mas sem muita convicção.
2. Por costume
Quando estamos em uma relação, nos acostumamos com a outra pessoa e, no começo, a sua falta é o que mais nos machuca ou magoa, mesmo quando somos nós que decidimos colocar um fim no relacionamento. Se o seu ex lhe disser que ele quer ser seu amigo, talvez seja porque ele não imagina a vida sem você.
Mas atenção, porque isso não é um consolo se você quer voltar: talvez nos primeiros dias ele o convide para jantar ou tomar um café, mas à medida que vai se desprendendo desse costume de tê-lo sempre ao seu lado, os encontros serão cada vez mais escassos até terminarem de vez.
3. Pela possibilidade de voltar
Pode-se dizer que é “um golpe do afogado” quando não foi ele quem decidiu terminar. O fato de ser amigo lhe dá uma ilusão ou esperança de que se fizer as coisas da maneira certa, você poderá reconsiderar e o aceitar novamente, mas como um casal.
Como saber se um ex quer ser um amigo para voltar a namorar comigo? A primeira coisa que pode nos alertar é o fato de que de um momento para o outro ele se transformou na pessoa mais perfeita do mundo. Tudo o que você falou antes que não gostava ou queria que ele mudasse, simplesmente ele mudou!
Também nunca colocará um ‘mas’, sempre vai dizer lisonjeios e elogios, quer levá-lo para jantar ou ver filmes como nos velhos tempos. Basicamente, ele se tornará um candidato ideal para você, assim como foi quando se conheceram.
Segundo este estudo realizado pela Universidade de Plymouth, homens e mulheres sofrem praticamente a mesma angústia durante o luto: não há variáveis que abordem questões de gênero.
4. Pela solidão
Outra das razões é, sem dúvida, a solidão. Você deve ter muito cuidado se o seu ex quiser ser seu amigo porque ele se sente solitário, pois por trás disso há um desejo ‘pouco saudável’ de voltar para o seu lado.
Se não tem outros amigos, se liga para você à noite, se chora, se você notar que ele anda triste, talvez tenha muito medo de ficar sozinho. Em vez de oferecer a sua amizade, ajude-o a sair mais de casa para conhecer novas pessoas, socializar-se em uma festa ou reunião, realizar várias atividades em grupo ou em equipe.
Leia também: Como seduzir seu parceiro?
5. Para se divertir
Preste muita atenção, porque esse motivo é um dos mais perigosos que existe. Seu ex lhe disse que podem ser amigos quando na realidade o que lhe interessa é ter certos “direitos” como, por exemplo, sexo casual.
Isso acontece como uma combinação de vários fatores: talvez ele não queira ficar sozinho, talvez goste da sua companhia, pode se sentir culpado… Mas a verdade é que ele está brincando com você e com seus sentimentos e você acabará sofrendo muito.
Além disso, não devemos esquecer que, segundo este estudo realizado pela Universidade do Chile, o sexo casual (principalmente na adolescência) pode acabar gerando padrões prejudiciais à saúde, o que pode colocar em risco a nossa saúde.
A melhor coisa que você pode fazer nesses casos é “cortar o mal pela raiz”, ou seja, não responder às suas mensagens ou ligações e rejeitar os seus convites para ir a sua casa ou a qualquer outro lugar. Você deve se respeitar!
6. Por interesse
Finalmente, se o seu ex quer ser seu amigo, talvez ele esteja interessado em obter algum benefício desse ‘relacionamento’. Dinheiro, uma posição em uma empresa, determinado status social, propriedades, casa de fim de semana? Isso vai depender do que você tem para lhe oferecer.
Reconheça em quais situações está agindo por interesse, por exemplo, alterando os planos. Se ele não os aceitar ou apenas ligar para você quando precisar de alguma coisa, então ele quer ser seu amigo para tirar algum proveito.
Bem, lembre-se de que cada pessoa é um mundo, assim como cada relacionamento de casal é diferente um do outro. Portanto, esses motivos podem não se aplicar completamente em todos os casos.
Mas se você estiver passando por uma situação semelhante, ‘meu ex quer ser meu amigo’, poderá avaliar cada uma dessas razões para ver se o seu caso se encaixa em alguma delas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- García-Sánchez, P. V., Guevara-Martínez, C., Rojas-Solís, J. L., Peña-Cárdenas, F., & González Cruz, V. G. (2017). APEGO Y CIBER-VIOLENCIA EN LA PAREJA DE ADOLESCENTES. International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología., 2(1), 541. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2017.n1.v2.879
- Oliva, A. (2004). Estado actual de la teoría del apego. … de Psiquiatría y Psicología Del Niño y …. Retrieved from http://chitita.uta.cl/cursos/2012-1/0000636/recursos/r-9.pdf
- Valle, L., & Moral, M. de la V. (2017). Dependencia emocional y estilo de apego adulto en las relaciones de noviazgo en jóvenes españoles. Revista Iberoamericana de Psicología y Salud, 9(1), 27. https://doi.org/10.23923/j.rips.2018.01.013
- Rodríguez de Medina Quevedo, I. La dependencia emocional en las relaciones interpersonales. Reidocrea, 2: 143-148 (2013). [http://hdl.handle.net/10481/27754]
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.