7 alimentos que toda mulher deve consumir para proteger a saúde do coração

· 29 de janeiro de 2018
Uma vez que as mulheres costumam ignorar certos sintomas, é importante incluir na dieta alimentos que ajudam a proteger a saúde do coração.

As doenças cardíacas afetam homens e mulheres, e por isso todos devem saber como proteger a saúde do coração.

No entanto, para as mulheres esta é uma questão preocupante, não só porque o número de pacientes afetadas aumentou, mas também porque a maneira como os sintomas se manifestam torna difícil detectá-los.

O mais complicado é que as mulheres demoram mais para fazer exames médicos e, embora tenham fatores de risco, muitas os ignoram até desenvolverem patologias de maior cuidado.

Por esta razão, é muito importante prestar mais atenção ao assunto, analisando imediatamente qualquer irregularidade e melhorando os hábitos de vida em geral.

Para este fim, hoje queremos recomendar 7 alimentos saudáveis que, devido às suas propriedades nutricionais, ajudam a proteger a saúde do coração.

Não hesite em incluí-los na sua dieta regular!

1. Oleaginosas para proteger a saúde do coração

Oleaginosas para proteger a saúde do coração

Nozes, amêndoas e outras variedades de oleaginosas são alimentos que fornecem ácidos graxos ômega 3, aminoácidos e antioxidantes que ajudam a proteger seu coração.

  • Esses nutrientes essenciais ajudam a regular os níveis de colesterol no sangue, evitando a formação de placa nas artérias.
  • Eles também são úteis para regular a inflamação tecidual, um fator relacionado a problemas cardíacos.

2. Brócolis

O brócolis ganhou um lugar muito especial em todos os planos de alimentação saudável. Rico em vitaminas, minerais e fibras alimentares, é um dos ingredientes que promovem a saúde arterial, e por isso é excelente para proteger a saúde do coração.

  • Contém ácido fólico, zinco e ferro, minerais que ajudam a manter a boa circulação para evitar distúrbios como a hipertensão arterial.
  • Ele fornece vitaminas C, E e K, bem como fitonutrientes, que fortalecem as artérias e o músculo cardíaco.
  • Sua fibra dietética diminui a absorção de colesterol ruim (LDL) e promove a expulsão de toxinas.

3. Morangos

Morangos

Pobre em calorias e rico em compostos antioxidantes, os morangos são ideais para o cuidado do coração.

  • Seus flavonoides ajudam a dilatar as artérias e a evitar o endurecimento relacionado à hipertensão arterial.
  • Eles contêm fibras, vitaminas e minerais que regulam os níveis de colesterol , evitando distúrbios como hipercolesterolemia e aterosclerose.
  • Eles ajudam a remover as toxinas do sangue e diminuem o excesso de inflamação.

4. Cúrcuma

A cúrcuma é um dos ingredientes que toda mulher deve consumir. Destaca-se pelas propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e analgésicas, que são utilizadas como remédio natural.

  • Seu principal composto ativo, a curcumina, diminui a inflamação dos tecidos cardíacos e reduz o risco de insuficiência e ataques.
  • Esta substância, além de seus poderosos antioxidantes, ajuda a regular a pressão arterial e facilita o controle do colesterol.

5. Chá verde

Chá verde

Tornou-se popular em todo o mundo por suas propriedades de emagrecimento. No entanto, além disso, o chá verde é uma bebida antioxidante com múltiplos benefícios para a saúde cardiovascular .

  • Contém catequinas, polifenóis e isoflavonas que, depois de serem assimilados no organismo, melhoram o funcionamento do coração e a circulação sanguínea.
  • Seus antioxidantes ajudam a remover os lipídios que se acumulam no sangue, evitando o entupimento das artérias.
  • Um dos seus aminoácidos, a L-teamina, minimiza o impacto do estresse oxidativo, um fator que aumenta o risco de patologias cardíacas graves.

6. Azeite

O ingrediente essencial na dieta mediterrânea é também um dos melhores suplementos dietéticos para manter a doença cardíaca à distância.

  • Seu alto teor de gorduras saudáveis promove a limpeza das artérias e, ao reduzir o colesterol, evita o aparecimento da aterosclerose.
  • Ajuda a aumentar a elasticidade das artérias, o que promove a circulação e a pressão sanguínea.
  • Combate a inflamação e, graças aos seus antioxidantes e aminoácidos, fortalece e protege o músculo cardíaco.

7. Salmão

Salmão

Tanto o salmão quanto outras variedades de peixes azuis contêm ácidos graxos ômega 3 e proteínas de alto valor biológico que ajudam a cuidar do sistema cardíaco.

  • Esses nutrientes promovem o controle de altos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, dois fatores que estão relacionados às principais doenças cardiovasculares.
  • Eles regulam os processos inflamatórios do corpo, restaurando a saúde arterial para que o sangue flua sem dificuldades.
  • É recomendado pela American Heart Association  como uma medida para reduzir o risco de ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e derrames.

Você costuma consumir esses alimentos? Se eles ainda não fazem parte da sua dieta, adquira-os o mais rápido possível e aproveite suas propriedades para proteger seu coração.