Por que eu engordo se estou fazendo dieta?

· 9 de agosto de 2018
Você estã fazendo dieta, mas em vez de emagrecer, está engordando? Por que será? Neste artigo vamos te dar algumas dicas para que isso não aconteça.

Muitas pessoas desistem da ideia de fazer dieta porque, apesar de todo o esforço, não conseguem chegar ao peso ideal. Embora muitos regimes prometam ajudar você a perder alguns quilinhos, muita gente não nota nenhuma mudança ou acaba, inclusive, ganhando peso e se perguntando “por que engordei se estou fazendo dieta?”.

Essa situação pode ser frustrante para quem quer melhorar a silhueta e a saúde. O problema é que muitos costumam deixar de lado aspectos relevantes da alimentação e até mesmo fatores biológicos que pode influenciar esse processo.

A palavra dieta costuma ser relacionado a um plano alimentar específico e limitado. Porém, ela deveria ser entendida como uma mudança permanente de estilo de vida, já que comer de forma saudável apenas por um tempinho não resolve problema nenhum.

Mesmo assim, é fundamental entender que não se trata apenas de comer bem, visto que o peso também depende da idade, do metabolismo, das taxas hormonais, do estilo de vida e da saúde de cada pessoa.

Por que engordei se estou fazendo dieta? Para responder à essa pergunta, reunimos algumas das principais explicações para o problema.

Predisposição genética

A razão pela que engordo se estou fazendo dieta é por questões de genética

A tendência ou predisposição genética a engordar é uma das razões pelas quais muita gente tem dificuldade para emagrecer. Embora uma alimentação baixa em calorias possa reduzir o peso, quem tem esse problema costuma não ter muito sucesso com as dietas mais populares.

Uma determinada variante do gene FTO aumenta em até 70% a tendência à obesidade, e esses fatores também podem aumentar o nível de grelina, também conhecido como o hormônio da fome.

  • Os pacientes com esse problema devem procurar um nutricionista para receitar uma dieta baseada em seu histórico médico e nas suas características pessoas. Somente assim, o paciente poderá deixar de reclamar que engorda mesmo quando está fazendo dieta.

Causas metabólicas pelas quais engordamos mesmo fazendo dieta

As doenças cardiovasculares e renais podem causar um aumento de peso mesmo para quem segue uma dieta saudável. Isso acontece porque o mau funcionamento do corpo pode causar um aumento na retenção de líquidos, fatos associados ao excesso de peso.

Por sua vez, transtornos de origem hormonal, como o hipotireoidismo e a síndrome do ovário policístico, também pode acarretar esse aumento. Em todos esses casos, é necessário ajustar a alimentação às necessidades “especiais” do corpo.

Efeito sanfona

A razão pela que engordo se estou fazendo dieta é porque sou ansiosa em me medir

Essa é a causa mais frequente! Visto que a maioria das pessoas costuma apostar em dietas hipocalóricas ou restritivas, o efeito sanfona costuma ser o principal motivo do aumento de peso.

Também conhecido como efeito ioiô, ele é um conjunto de reações que resultam das alterações sofridas pelo organismo ao ser submetido a uma mudança brusca na alimentação.

No começo, as chamadas dietas “milagrosas” parecem ser a forma mais rápida de perder uns quilinhos, mas, depois de terminadas, elas acabam aumentando a vontade de comer e, em pouquíssimo tempo, você acaba recuperando todo o peso perdido.

  • Esse problema deriva do descontrole sofrido pela grelina, hormônio sintetizado pelo duodeno e pelo estômago e que tem a função de despertar o apetite.

Menopausa

As alterações fisiológicas sofridas pelas mulheres quando chegam à menopausa podem estar por trás do aumento de peso, que ocorre mesmo quando elas têm uma dieta balanceada e baixa em calorias.

A queda dos níveis de hormônios femininos aumenta o apetite e torna o metabolismo mais lento. Além disso, o gasto energético se torna inferior, elevando a tendência a engordar com facilidade.

Falta de exercício físico

A razão pela que engordo se estou fazendo dieta é porque não faço exercício

Ter uma boa alimentação é essencial para chegar a um peso saudável. Porém, também é fundamental ter consciência da importância de complementar seus efeitos com a prática diária de exercícios físicos.

As atividades esportivas aumentam o gasto energético do corpo, estimulando a queima de gordura, atuando de forma positiva na saúda cardíaca e metabólica e reduzindo o risco de doenças crônicas.

Depressão e estresse

Quem vive sujeito ao estresse e à depressão tem mais dificuldades para manter um peso saudável e balanceado. Embora muitos não prestem muita atenção nisto, o ânimo de uma pessoa também pode afetar o índice de massa corporal.

Quem passa por esse tipo de problema costuma adotar hábitos poucos saudáveis, capazes de acabar com qualquer dieta. Na verdade, a maioria das pessoas acaba fazendo péssimas escolhas alimentares ao passar por uma crise emocional.

Você não está conseguindo chegar ao peso desejado? Caso a dieta que tenha escolhido não esteja dando bons resultados, veja se o problema pode ser alguma das causas mencionadas acima.

O melhor é consultar um especialista para que ele monte um plano alimentar personalizado e você nunca mais tenha que reclamar que está engordando mesmo fazendo uma dieta.