Por que é importante brincar ao ar livre?

24 de abril de 2019
As crianças do século XXI estão imersas na tecnologia e, por isso, param de brincar ao ar livre. É cômodo para os pais deixá-las trancadas, ao invés de investir em propostas que permitam que elas se beneficiem de atividades físicas e do contato com a natureza.

Brincar é essencial na vida da criança. No entanto, cada vez mais crianças nas cidades deixam de brincar ao ar livre. Assim, são privadas dos múltiplos benefícios que isso traz à sua saúde física, mental e emocional.

As crianças passam a maior parte do seu tempo livre assistindo televisão, jogando videogames ou online. É mais confortável para os pais que elas estejam em casa ou no quarto. Assim, podem deixá-las brincar sem qualquer supervisão. Assim, nosso conforto priva as crianças da alegria de brincar ao ar livre.

Isso também insere as crianças nos novos vícios em videogames e dispositivos eletrônicos. Mas, claro, é uma realidade que afeta mais as crianças das grandes cidades. Não tanto para aqueles que vivem em cidades menores, com espaços livres maiores em torno deles.

O contato com a natureza

Meninos brincando ao ar livre

A falta de contato com a natureza que vivemos quando adultos e crianças no século XXI, levou psicólogos a falarem sobre a existência do Transtorno do Déficit da Natureza. Esse desconforto está associado a problemas como falta de concentração, hiperatividade, obesidade, depressão e ansiedade.

A maneira de remediar esta doença é muito simples: apenas permita que as crianças se reencontrem com a natureza. Por exemplo, o simples ato de respirar ar puro, rastejando no gramado, correndo entre as árvores, sentir o aroma das flores ou apreciar o voo dos pássaros são experiências fundamentais na vida das crianças.

Brincar ao ar livre permite que elas relaxem e se reconectem com a tranquilidade roubada pela hiperconectividade de dispositivos eletrônicos e jogos online. Isso melhora suas habilidades de atenção e concentração, fundamentais para assumir suas responsabilidades escolares.

Descubra: 8 atividades no jardim para passar tempo com a família

Positivo para todas as idades

Nós não temos que esperar até que as crianças tenham idade suficiente para brincar ao ar livre. Desde bebês, podem se beneficiar do contato com a natureza. Então, mesmo que esteja dormindo, seu bebê se beneficia de caminhar em um parque, em uma área natural ou no jardim.

Estas sensações agradáveis ​​ficam gravadas em sua memória para sempre. Além disso, à medida que crescem, as crianças adoram brincar ao ar livre, onde têm contato com o sol, a brisa, os aromas e sons da natureza.

A natureza lhes presenteia com o contato com muitas situações novas e aprendizagens, que dificilmente são comparáveis ​​à vertigem informativa oferecida pela Internet ou pelos jogos online.

Além disso, os pais também se beneficiam do contato com a natureza. Libertam-se do estresse, descansam mentalmente e compartilham momentos agradáveis ​​de diversão e encontro com a família, o que fortalecem o vínculo de amor que os une aos filhos.

Antes de sair, leia: Um dia no campo: confira seus benefícios!

Benefícios de brincar ao ar livre

Brincadeiras ao ar livre estão relacionadas a inúmeros benefícios para bebês, crianças e adolescentes. Claro, eles exigem que os pais estejam atentos para evitar acidentes. Se as crianças vão brincar em um parque muito grande, uma praia ou um campo, por exemplo, a supervisão também é necessária para evitar que se percam.

  • As crianças brincam com uma sensação de liberdade, mesmo quando controladas pelos pais. Assim, vivem uma experiência diferente de brincar dentro de uma casa.
  • Brincar ao ar livre melhora o desenvolvimento físico, pois eles fazem exercícios, podem correr, pular e desenvolver novas habilidades.
  • A atividade física extra permite que eles descarreguem as energias e tensões. Então eles voltam para casa muito mais relaxados e dormem melhor.
  • Além disso, também é possível prevenir a obesidade infantil, já que elas queimam muitas calorias de maneira natural e saudável.
  • Brincar ao ar livre alimenta a imaginação e a criatividade. Eles inventam novos passatempos e são capazes de brincar com um galho ou uma pedra.
  • O contato com a natureza fortalece o sistema imunológico. Eles se tornam mais resistentes a todos os tipos de bactérias e poeira.
  • As crianças aprendem a se adaptar às várias condições climáticas, desde o sol até a chuva e ao vento.
  • O contato com o sol é essencial na absorção de vitamina D e cálcio, o que fortalece os ossos em crescimento das crianças.
  • Elas entram em contato com outras crianças, o que favorece a socialização. Isso permite que eles cultivem novas amizades, gerenciem emoções e conflitos que possam surgir.
  • Para os adolescentes, a possibilidade de ir acampar não apenas os beneficia do contato com a natureza, mas também os convida a assumir novas responsabilidades.
Brincar ao ar livre oferece inúmeros benefícios às crianças

Reflexão final

Brincar ao ar livre oferece uma excelente oportunidade para desfrutar do tempo em família. Pais e filhos, incluindo a família extensa que inclua avós, tios e primos, beneficiam-se destes encontros à sombra de uma árvore, junto à corrente de um rio ou acampando numa montanha.

Organize os planos familiares que lhes permitam desfrutar da natureza e compartilhar momentos preciosos de união e encontro com seus entes queridos. Todo o esforço valerá a pena.