Por que a autoexigência é boa para a saúde?

9 de outubro de 2019
Você sabia que a autoexigência faz bem à sua saúde? Algo que talvez sempre tenhamos considerado negativo, tem muitos benefícios.

A autoexigência é a capacidade que temos para nos motivar. Essa exigência que vem de dentro de nós para começar a fazer as coisas e alcançar os objetivos que estabelecemos.

Embora você ainda não acredite, a autoexigência faz bem à sua saúde. Embora, é claro, tudo esteja bem na medida certa. As pessoas com baixa autoexigência precisam de alguém para incentivá-las a alcançar o que desejam.

Vamos dar um exemplo. Uma pessoa com baixa autoexigência se contentará em fazer coisas de bem a medianamente bem. No entanto, alguém com uma boa autoexigência tentará fazê-las cada vez melhor até tocar na excelência.

A autoexigência evita que você fique estagnado

A autoexigência ajuda você a continuar

Todos sabemos o que significa estagnar. Essa sensação de estar no piloto automático, sempre fazendo o mesmo, com o mesmo desejo, sem progresso, sem melhorias. Isso nos frustra e nos faz sentir completamente insatisfeitos.

Isso não acontece se formos autoexigentes, porque a autoexigência nos permite ter sempre uma meta a alcançar, um novo desafio a ser alcançado, mesmo que seja muito pequeno.

Por exemplo, imagine que temos um trabalho muito chato que envolve sempre fazer o mesmo. Como colocar a mesma peça no mesmo local repetidamente ou inserir dados no computador.

Uma pessoa exigente pensaria em como tornar esse trabalho um desafio. Para fazer isso, você pode definir alguns dos seguintes objetivos:

  • Preste mais atenção para não precisar se preocupar em revisar o trabalho realizado.
  • Tente se concentrar durante os minutos que você considera para aproveitar melhor o tempo e terminar seu trabalho mais cedo. Assim, você poderia se dedicar cerca de 5 minutos para relaxar, arejar a mente e voltar ao trabalho com mais força e desejo.
  • Tente inovar usando outra técnica para fazer o trabalho de uma maneira melhor.

Como podemos ver, a chave não é ficar entediado, pois vamos trabalhar sem vontade, ficaremos de mau humor, nos sentiremos cansados. Isso não nos beneficia. Nosso objetivo sempre deve ser se sentir bem, feliz e à vontade.

Descubra também: 5 coisas que você pode fazer para aumentar seu desempenho no trabalho

Permita-se descobrir até onde você pode ir

A autoexigência ajuda você a atingir metas e estabelecer limites

A autoexigência tem outra parte boa, ela nos permite saber até onde podemos ir. É claro que todos temos limites e que a perfeição é algo relativo. Mas, qual é o nosso ponto alto?

As pessoas que não praticam a autoexigência sempre ficam no meio do caminho. A menos que alguém lhes dê o impulso que falta e as motive a dar mais de si mesmas, elas nunca tentam descobrir isso por si mesmas.

Isso não acontece com pessoas exigentes. Elas tentam se superar para saber até onde são capazes de ir, quantos limites impostos por certas crenças são capazes de transgredir.

As pessoas assim costumam ir muito longe, mas não caem na perfeição. É isso que as torna realmente únicas, porque sabem que a perfeição não existe. Então, se procuram no ponto mais alto, conscientes de sua autenticidade.

Pode-se dizer que a autoexigência te ajuda a se conhecer melhor, a fim de conhecer seus pontos fortes, suas habilidades, mas também suas fraquezas. Isso tem outro benefício à saúde: melhora a autoestima.

Antes de ir, leia: Pode-se calcular a expectativa de vida de cada pessoa?

A vida é um caminho

A vida é um caminho que temos que percorrer. Parar ou se deter não impedirá o tempo de passar, mas irá fazer com que você se sinta pior. Mais triste, menos feliz, mais exausto e é isso que não te permitirá sair do mesmo lugar!

Temos o trabalho que temos, a vida que construímos. Se quisermos, podemos mudar. Se não pudermos, nada acontece. Com a autoexigência, podemos tentar melhorar, dar um empurrão para que tudo faça sentido.

É triste viver uma vida sem significado ou aspirações. Tentar andar e só dar voltas em vez de ir para um determinado lugar sem estar perdido. Estabeleça objetivos pequenos, mesmo em casa: ” Hoje vou fazer uma limpeza mais eficaz” ou “Vou tentar fazer esse arroz parecer melhor do que em outros dias”. Os pequenos passos farão a diferença.

Sempre, na medida certa, a autoexigência será uma grande ajuda para nossa saúde, especialmente para nossa saúde psicológica. Porque sentir-se bem e confortável é essencial.