Pode-se calcular a expectativa de vida de cada pessoa?

· 25 de abril de 2018
Muitas vezes nos perguntamos quantos anos no total poderemos viver e como podemos sabê-lo. Aqui vamos mostrar como calcular a expectativa de vida de cada pessoa.

Você pode calcular a expectativa de vida de cada pessoa. Na verdade, existem fórmulas projetadas especialmente para isso.

Ao calcular a expectativa de vida de uma pessoa, você pode conhecer, em média, os anos em que se espera que viva. A medição varia de acordo com as condições de saúde, educação e outros aspectos sociais de um país ou território. E de acordo com os dados coletados, você pode determinar o melhor tempo para a aposentadoria.

Também é possível comparar a expectativa de vida de diferentes áreas geográficas (nacional ou internacional). Graças a isso, você pode conhecer certos dados demográficos e apreciar o crescimento da população em todo o mundo.

Organização das Nações Unidas escolheu o cálculo da expectativa de vida como um dos principais indicadores para medir o desenvolvimento humano dos países.

Tabelas para calcular a expectativa de vida de cada pessoa

A expectativa de vida desde os mais novos aos mais velhos

Dependendo da idade e do sexo, as tabelas de mortalidade, também chamadas de tabelas de vida, medem as probabilidades de uma população. Elas começam com dados reais sobre mortes, nascimentos e população, segmentados por território, sexo e idade. 

Uma equação matemática os converte em probabilidades de morte e ativa funções das tabelas que determinam essa expectativa de vida.

Outros requisitos são estatísticas consistentes de variáveis ​​demográficas que permitem calcular e não estimar. A expectativa de vida ao nascer (0 anos) é a mais difundida, embora os cálculos também se baseiem em três dados básicos:

  • Sexo
  • Idade
  • Território

É aconselhável trabalhar por períodos de 3 anos. A razão reside na complexidade de construir uma tabela e com ela o cálculo dessa expectativa de vida, que é sensível ao aumento ou diminuição de mortes. Os cálculos para territórios, como municípios ou assentamentos populacionais, não são recomendados devido às variações em um ano.

Recomendamos que você leia: 6 mudanças no estilo de vida que pode aumentar em 10 anos a expectativa de vida

Geração hipotética ou real?

Dedo indicando tempo

Dependendo da geração, se for hipotética ou real, o cálculo tem objetivos específicos. Se for hipotética, é feita uma tentativa de determinar a expectativa de vida de uma geração que, em suas sucessivas idades, extinguiu-se com uma mortalidade similar àquela daquele ano ou período.

Se a geração for real, os anos de vida vividos por um grupo são compartilhados, para investigar o número médio de anos que corresponde a cada indivíduo desse grupo.

Operações e fórmulas matemáticas

Calcular a expectativa de vida

As operações matemáticas começam com o cálculo do número total de anos vividos pela geração de uma certa idade (x). Muitas vezes, é analisado desde o nascimento, quando x = 0. A média é obtida depois de distribuir o total de anos vividos a partir de certa idade entre a população inicial dessa idade.

A fórmula usada é ex = Tx / lx.

  • Tx é o número total de anos vividos desde a idade x.
  • lx são os sobreviventes na idade exata x.

Além disso, outra coluna deve ser calculada especificamente para cada idade exata, o número total de anos vividos a partir dessa idade (Tx). Geralmente é alcançado com uma coluna anterior, de anos vividos no intervalo de idade (Lx), que ao adicionar a idade x resulta no total de anos vividos.

A partir dos sobreviventes

Mulher com uma ideia sobre como calcular a expectativa de vida

Quando o cálculo é feito a partir de sobreviventes (lx), as mortes (dx) produzidas em cada idade simples podem ser atribuídas ao ter vivido meio ano em média na faixa etária.

Contrariamente ao anterior, quando a fórmula se baseia não em tabelas completas, mas abreviadas, o habitual é que os intervalos entre as idades sejam quinquenais. Sempre que especifiquem a mortalidade do primeiro ano e dos quatro seguintes e um intervalo aberto no final.

Veja também: Pare de preencher a sua vida com pessoas vazias

Para comparar a expectativa de vida

Os benefícios de calcular a expectativa de vida de cada pessoa são diversos e, para apreciá-los, há aplicações. Basta inserir a data e o país de nascimento, além do sexo.

Population.io permite que você compare a expectativa de vida de uma pessoa em diferentes países ou conhecer o dia aproximado em que vai morrer.

Quantas pessoas fazem anos no mundo em um local específico ou apenas no mesmo dia, é outra informação que pode ser obtida através deste tipo de aplicações. Você pode saber se você mora em uma nação jovem ou velha, ou o número de habitantes do planeta de quem solicita a informação.

Estas são estimativas que podem variar por diferentes motivos. A verdade é que podemos calcular a expectativa de vida.