Como colocar um ponto final em uma amizade tóxica?

Quando as relações de amizade não são equilibradas e não há reciprocidade entre as partes envolvidas, é melhor colocar um ponto final. Descubra como isso pode ser feito da melhor forma.
Como colocar um ponto final em uma amizade tóxica?

Última atualização: 19 Junho, 2021

Em algum momento de nossas vidas, estaremos diante da necessidade de colocar um ponto final em uma amizade tóxica, o que nem sempre é fácil. Porém, quando percebemos que algumas relações se tornaram negativas para o nosso próprio bem-estar, o ideal é aceitar o fato e se afastar.

Muitas vezes somos nós mesmos que resistimos e evitamos colocar um ponto final em amizades negativas. Às vezes, inconscientemente, permanecemos perto das pessoas erradas. Neste artigo, veremos como devemos proceder para nos afastarmos daqueles que não nos oferecem uma boa amizade.

Características de uma amizade tóxica

Agora vamos fazer uma lista com algumas das principais características de uma amizade tóxica. A ideia é que você seja capaz de reconhecer esses comportamentos no seu dia a dia.

Dessa forma, você poderá diferenciar entre as amizades que vale a pena manter e aquelas que não. Vamos lá.

1. Embora estejam com você, não te acompanham

A presença física de uma pessoa não implica necessariamente a sua companhia. Às vezes, quando fazemos planos com um grupo de amigos, podemos nos sentir sozinhos.

As amizades tóxicas não se preocupam em conhecer as suas opiniões ou preocupações;  só querem que você esteja por perto e aceite tudo sem questionar.

2. Focam nos seus defeitos de forma depreciativa

Os amigos nos ajudam a perceber quais aspectos precisamos melhorar, mas as amizades negativas focam nos nossos defeitos de uma forma pouco construtiva. Dessa forma, fazem com que nos sintamos mal e não trazem nenhuma solução.

3. Farão com que você se sinta questionado

Algumas pessoas tendem a questionar o comportamento dos outros a partir dos seus critérios pessoais, o que não é muito empático. Um amigo verdadeiro não vai julgar as suas decisões, vai compreendê-las e vai dar a sua opinião sobre elas.

4. Evitarão que você se destaque

Existem amigos que exigem atenção constante e, quando por algum motivo a atenção está voltada para nós, eles não conseguem suportar. As pessoas que não nos permitem ter destaque não podem ser nossas amigas; pelo menos não da maneira certa.

5. Falta de coerência

As amizades tóxicas não são coerentes com o que falam e geralmente se contradizem com as suas ações. Um exemplo são aquelas pessoas que dizem que apoiam os nossos planos, mas, ao mesmo tempo, evitam se envolver neles.

Isso não significa que todos os nossos amigos tenham que fazer parte dos nossos projetos pessoais, mas quando não há coerência entre o discurso e as ações, a situação fica confusa. O ideal é que um amigo possa ser honesto e expresse claramente quando não quiser fazer parte de um plano.

Dicas e formas de colocar um ponto final em uma amizade tóxica

Depois de revisar os indicadores mais comuns das amizades que não trazem nada de positivo, é hora de examinar algumas formas eficazes de abandoná-las sem que isso nos traga tanta dificuldade.

1. Aprender a definir limites

Para deixar de lado uma amizade que não vale a pena, é importante saber quais são as coisas que não estamos dispostos a negociar. Nesse sentido, quando conseguimos nos manter firmes em relação aos nossos ideais e princípios, conseguimos perceber que o melhor é nos afastarmos daqueles que não atendem aos mesmos critérios.

2. Expresse-se de forma assertiva

A comunicação assertiva é um recurso importante para se afastar das más amizades. Quando conseguimos comunicar as nossas decisões com clareza, sentimos que estamos em paz. A ideia é não reprimir o desejo de se afastar.

Expressar-se de forma assertiva também implica se colocar no lugar da outra pessoa e entender que ela pode não concordar com a decisão de se afastar. No entanto, você precisa ser firme e manter a decisão. Teremos que ser breves, concisos e respeitosos ao explicar os nossos motivos.

3. Desabafe antes de se afastar

Antes de falar com aquele amigo do qual você deseja se afastar, é uma boa ideia desabafar com outra pessoa. O objetivo é evitar que as emoções fiquem incontroláveis durante a conversa e tudo acabe em conflito.

4. Visualize o momento da conversa

Visualizar significa criar cenários prováveis ​​na nossa mente, semelhantes aos que podem ocorrer durante a conversa. Dessa forma, estaremos menos expostos a situações inesperadas.

Quando mantemos o controle em situações tensas, podemos nos sair melhor.

5. Respeite as opiniões da outra pessoa

Conforme mencionamos, a outra pessoa pode não gostar da decisão que tomamos. No entanto, devemos ser firmes na nossa maneira de proceder.

Isso não significa que devemos forçar os outros a pensar da mesma forma que pensamos. É importante aceitar o ponto de vista da outra pessoa.

Uma amizade pode deixar de ser tóxica?

Nem sempre será necessário se afastar das pessoas; às vezes, as relações podem ser melhoradas. Uma amizade pode deixar de ser tóxica desde que as partes envolvidas consigam se respeitar.

Não é necessário estar de acordo com os amigos em tudo, e sim aceitar as diferenças, na medida do possível.

Pode interessar a você...
O que fazer se o seu ex quiser sua amizade?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
O que fazer se o seu ex quiser sua amizade?

Para estabelecer uma amizade com um ex, é importante ter passado o período de luto após o término. Leia mais sobre o assunto.



  • García Villar, C. “Las Amistades Peligrosas.” Radiologia 1 July 2016: 243–244. Radiologia. Web.
  • Franco, Jean, and Ariadna Molinari Tato. “Amistades Peligrosas.” Debate Feminista 44 (2011): n. pag. Debate Feminista. Web.
  • Brotfeld, Cristian, and Christian Berger. “El Rol de La Empatía y Apertura En La Intimidad de Las Amistades Adolescentes.” Revista de Psicología 29.2 (2020): n. pag. Revista de Psicología. Web.