Logo image
Logo image

Perca peso de forma efetiva com a dieta da alcachofra

4 minutos
Você tem um compromisso se aproximando e quer ter um corpo de revista? Prove a seguinte dieta da alcachofra.
Perca peso de forma efetiva com a dieta da alcachofra
Eliana Delgado Villanueva

Revisado e aprovado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva

Escrito por Okairy Zuñiga
Última atualização: 23 agosto, 2022

Procura uma dieta rápida que ajude você a perder alguns quilos em pouco tempo? Não quer seguir um regime por muito tempo? Nesse caso, deve saber que a dieta da alcachofra é uma boa opção!

A alcachofra é um bom aliado para perder peso, pois é rica em fibra e favorece a absorção de gorduras e açúcares. Além disso, rapidamente elimina as toxinas e as gorduras que se acumulam nos intestinos.

Quem deve seguir a dieta da alcachofra?

  • Pessoas com alguns quilos ou com sobrepeso que desejam reduzir medidas rapidamente. Graças ao fato de que a alcachofra é rica em fibra, ao consumi-la se sentirá saciado por mais tempo.
  • Pessoas com celulite. Devido ao fato de que as alcachofras têm alto teor de potássio, combatem a retenção de líquidos e reduz a aparência da celulite.
  • Gente com problemas cardiovasculares. Já que a alcachofra é pobre em sódio, ao incluí-la em sua dieta em altas quantidades se sentirá saciado e melhorará a pressão arterial.

A dieta da alcachofra passo a passo

Esta opção de dieta da alcachofra é pensada para três dias. Recomendamos não se exceder, pois por ser uma dieta extrema pode causar leves descompensações.

1º dia

O primeiro dia da dieta da alcachofra surpreenderá você porque, diferente de outras dietas extremas, não fará você passar fome.

Desjejum

1 xícara de chá verde (250 ml) + 1 fatia de pão integral com queijo cottage + ½ alcachofra assada.

Some figure

Snack para o meio da manhã

1 xícara de iogurte (250 ml)

Almoço

1 alcachofra média cozida + 1 porção de peixe assado + 250 g de salada verde mista + 1 maçã.

Talvez lhe interesse ler: 7 razões pelas quais você deveria comer maçã verde em jejum

Snack do meio da tarde

Vitamina de ½ alcachofra + 1 xícara de chá verde.

Jantar

1 alcachofra assada + 50 gramas de queijo + 1 cenoura ralada + 5 folhas de alface picada + suco de 1 limão + 1 pitada de sal e pimenta.

2º dia

O segundo dia da dieta da alcachofra inclui um pouco mais de proteína. O excepcionalmente interessante desta dieta é que você não vai passar fome em nenhum momento.

Desjejum

Vitamina (2 xícaras de água de coco (500 ml) + ½ alcachofra + 5 folhas de menta + 5 amêndoas + 1 maçã verde + 1 colher de sopa de farelo de trigo (15 g).

Some figure

Snack do meio da manhã

1 copo de água de alcachofra + 5 colheres de sopa de queijo cottage + 1 pera.

Almoço

2 alcachofras médias cozidas + 1 bisteca assada + 250 g de brócolis ao vapor + 2 fatias de pão integral.

Snack do meio da tarde

1 copo de água de alcachofra + 1 toranja.

Jantar

1 alcachofra cozida + 30 gramas de queijo + 2 fatias de presunto + 1 tomate em rodelas + 1 colher de sopa de azeite de oliva + sal e pimenta a gosto.

3º dia

O último dia da dieta da alcachofra inclui uma boa quantidade de vegetais! Te recomendamos que nos dias posteriores mantenha uma dieta com grande quantidade de vegetais e fibra.

Desjejum

Salada (1 alcachofra grande cozida e despedaçada + ½ abacate + 6 folhas de alface rasgadas + 1 tomate em rodelas + 3 colheres de sopa de trigo cozido + 1 bisteca de carne magra + sal e pimenta a gosto).

Leia também: 4 maneiras de preparar saladas

Some figure

Snack do meio da manhã

Vitamina de 1 copo de chá verde + ½ alcachofra + 5 folhas de menta.

Almoço

Sopa (1 alcachofra cozida grande em pedaços + 3 cenouras + 2 talos de salsão + ¼ de cebola roxa + 4 champignons + ½ peito de frango cozido em pedaços ou desfiado + 2 xícaras de caldo de frango + sal e pimenta a gosto).

Snack do meio da tarde

1 copo de água de alcachofra + 5 amêndoas + 2 laranjas.

Jantar

1 copo de água de alcachofra + 1 pão integral + 2 colheres de sopa de queijo cottage.

Alimentos que deve evitar na dieta da alcachofra

Ainda que demos o menu completo, você pode fazer algumas mudanças muito pontuais.

Nesse caso, lembre-se de que pode combinar os alimentos como preferir sempre que evitar:

  • Farinhas refinadas. Se não quiser consumir pão integral, inclua cereais complexos como aveia, quinoa ou trigo integral.
  • Gorduras. As carnes, queijos e presunto são alimentos muito pobres em gordura. Se você quer mudar as opções que te demos, procure por carnes totalmente magras.
  • Açúcares. O regime que te sugerimos oferece açúcares sem suas frutas, mas evita adoçantes nas infusões ou vitaminas.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Rangboo V., Noroozi M., Zavoshy R., Rezadoost SA., et al., The effect of artichoke leaf extract on alanine aminotransferase and aspartate aminotransferase in the patients with nonalcoholic steatohepatitis. Int J Hepatol, 2016.
  • Graudal NA., Hubeck Graudal T., Jurgens G., Effects of low sodium diet versus high sodium diet on blood pressure, renin, aldosterone, catecholamines, cholesterol, and triglyceride. Cochrane Database Syst Rev, 2017.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.