Os benefícios de dormir com uma cebola nos pés à noite

Por ser um alimento muito comum na cozinha, a cebola é utilizada há séculos como ingrediente na preparação de diversos remédios caseiros.
Os benefícios de dormir com uma cebola nos pés à noite

Última atualização: 11 Janeiro, 2022

Dormir com uma cebola nos pés à noite quando se tem congestão e tosse produtiva é um dos remédios caseiros da vovó que mais desperta curiosidade nas pessoas. Alguns já tentaram esse método e outros o acham tão estranho que, mesmo com curiosidade, nunca pensaram em fazer um teste.

No entanto esse remédio consegue se manter moderno. Mas, porque é usada uma cebola e não outro alimento? Como isso é feito? Esse método pode trazer algum benefício para a saúde? Veremos esse assunto com mais detalhes a seguir.

Por que uma cebola?

Cebola.
As evidências sugerem que a cebola possui componentes com propriedades anti-inflamatórias.

A cebola é um alimento muito comum nas cozinhas de todas as casas, portanto ela tem sido usada como ingrediente de diversos remédios há centenas de anos. Em alguns casos sozinha e em outros combinada com outros alimentos ou especiarias como mel, alho e gengibre.

Segundo os especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), a cebola é um alimento que (ao ser consumido) pode fornecer proteínas, potássio, vitamina C, flavonoides e diversos compostos de enxofre. Cada um desses nutrientes é responsável por uma série de benefícios à saúde. Por exemplo, os flavonoides estão associados à prevenção do envelhecimento precoce e ao cuidado de todas as células do corpo, enquanto a vitamina C está relacionada a um sistema imunológico mais forte.

Cebola e o alívio de alguns desconfortos

Quando cortamos uma cebola em pedaços pequenos e a colocamos perto de nós, ela ajuda a manter o ar úmido, o que contribui para a expectoração e alívio dos sintomas. Segundo o Dr. Manuel Viso, está comprovado que este alimento é bactericida e também pode ajudar a diluir o muco. Portanto, se conseguimos tolerar o cheiro podemos colocar um prato de cebola recém-picada na sala.

É claro que uma cebola sozinha não cura infecções. Ela deve ser usada sempre como um método complementar para obter alívio, nunca como um tratamento propriamente dito.

Além disso o Dr. Viso lembra que, em vez de recorrer diretamente a um antitussígeno, o ideal é buscar métodos que ajudem a diluir e expelir o muco, como fazer inalações. Dessa forma ajudamos o organismo a desobstruir as vias aéreas e o alívio é obtido.

Além de seguir as orientações do médico, quando se tem uma tosse produtiva o melhor a fazer é manter uma dieta balanceada, tomar bastante água e manter uma certa umidade no ambiente onde estamos, para expulsar tudo o que ficou acumulado nas vias respiratórias.

Mulher com gripe tomando uma sopa.
Em caso de mal-estar, gripe, catarro ou resfriado, é importante sempre tentar manter uma alimentação saudável. Isso ajuda a promover a recuperação.

Por que colocar uma cebola nos pés?

Na esfera popular considera-se que para a obtenção de um efeito maior é preciso colocar rodelas de cebola recém-cortadas nas meias e dormir com elas. Não está cientificamente comprovado que isso possa aumentar os benefícios. No entanto, existem pessoas que se sentem encorajadas a experimentar esse método porque acreditam que o remédio pode ser útil para obter alívio.

Por outro lado, embora se afirme que colocar rodelas de cebola nos pés pode aliviar desconfortos como formigamento (decorrente de problemas de circulação), não existem evidências que comprovem tais benefícios.

Além disso, de acordo com algumas correntes da medicina alternativa (como a reflexologia), colocar uma cebola nos pés pode contribuir para o alívio dos sintomas, pois existem os ‘centros meridianos’, que correspondem aos pontos de acupuntura.

Considera-se que, como esses centros contêm uma carga elétrica significativa, se eles são estimulados o desconforto em várias áreas do corpo pode ser amenizado. Portanto, se colocarmos pedaços de cebola na planta dos pés, faremos com que as propriedades bactericidas da cebola entrem em contato com os meridianos e, assim, nos proporcionem alívio.

Instruções para dormir com uma cebola nos pés

  • Pegue uma cebola pequena e corte em rodelas.
  • Antes de dormir coloque as fatias nas meias, entre o arco da planta do pé, pois é lá que supostamente estão localizados os meridianos.
  • Na manhã seguinte, retire e descarte os anéis de cebola.
Benefícios de dormir com uma cebola em pé à noite.

Nota: não foram feitos esclarecimentos sobre o tipo de cebola a ser utilizada. Portanto, é irrelevante se escolhemos uma roxa ou branca.

Dormir com uma cebola é um remédio infalível?

O fato de a cebola apresentar propriedades antibacterianas não significa que ela seja um remédio eficaz que pode ser usado de qualquer maneira. E quando se trata de dormir com cebolas nas meias, mais uma vez esclarecemos que não existem evidências científicas de que isso funcione como indicam as crenças populares.

Portanto, não é possível afirmar que dormir com uma cebola nos pés seja um remédio infalível. Neste momento, apenas é possível dizer que em alguns casos ela poderia contribuir para o alívio de algumas situações.

Se você deseja obter alívio em caso de congestão e tosse expectorante, siga as recomendações do seu médico e mantenha bons hábitos de vida. Em qualquer caso a cebola deve ser apenas um complemento.

Pode interessar a você...
Cebola negra: propriedades nutricionais e benefícios para a saúde
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Cebola negra: propriedades nutricionais e benefícios para a saúde

A cebola negra é um alimento com inúmeras propriedades benéficas para o corpo. Falaremos sobre ela para que você saiba todos os detalhes.