8 benefícios da água que você não conhecia

Devemos beber um copo de água naqueles momentos em que temos dificuldade de pensar claramente e sentir que nosso cérebro não está funcionando 100%. Ao hidratá-lo, o cérebro recupera suas faculdades.
8 benefícios da água que você não conhecia

Última atualização: 24 Novembro, 2021

Certamente você já ouviu e leu muitas vezes sobre os benefícios da água. Na verdade, tem muitos benefícios para a saúde, visto que nosso corpo é em grande parte composto de água. Em geral, os especialistas recomendam beber entre 6 a 8 copos de água por dia, pois isso além de nos manter hidratados, também contribui para o bom funcionamento do nosso corpo e até mesmo para a beleza da nossa pele e cabelos.

Além disso, a água é considerada o segundo elemento mais essencial para a vida, depois do oxigênio, pois intervém em todos os processos da vida individual que ocorrem em nosso corpo. Nosso peso corporal é composto por até 2/3 de água.

  • 85% do nosso cérebro é água.
  • 22% dos nossos ossos são água.
  • 83% do nosso sangue é água.
  • 75% dos nossos músculos são água.

Benefícios da água para a saúde

Tendo em mente que a água é essencial para se sentir bem, com energia e vitalidade, a seguir apresentamos os incríveis benefícios da água para que você seja incentivado a consumi-la na medida certa (2 a 2,5 litros por dia ou 6 a 8 copos).

1. Contribui para a perda de peso

benefícios da água

A água é essencial para emagrecer, pois ajuda a nos sentirmos saciados e contribui para um bom metabolismo. Além disso, a água substitui refrigerantes e sucos embalados, que costumam ter muito açúcar e calorias. A água não tem calorias, carboidratos e açúcar. Quando bebemos água , aumentamos a taxa de metabolismo. Graças a isso temos um resultado melhor se quisermos emagrecer.

2. É bom para os rins

Para o bom funcionamento dos rins é necessário beber bastante água. Quando bebemos água, ela ajuda a diluir os sais e minerais com os quais o corpo forma as pedras que saem pela urina. Quando uma pessoa não bebe água suficiente, ela tende a desenvolver pedras nos rins.

3. Previne falhas cognitivas

Beba bastante água, benefícios da água

Se você tem problemas de concentração e memória, pode estar bebendo pouca água. De acordo com um estudo britânico publicado no Journal of Nutrition, a falta de água pode influenciar nosso cérebro. Os pesquisadores mostraram que a desidratação pode causar problemas cognitivos, como falhas de memória e atenção, falta de resposta adequada a certos estímulos visuais e distúrbios do humor.

4. É bom para a saúde do coração

Um estudo do Adventist Health Study descobriu que as mulheres que bebem mais de cinco copos de água por dia podem reduzir suas chances de doenças cardíacas em até 41% em comparação com aquelas que bebem apenas um ou dois copos por dia.

Da mesma forma, os homens podem reduzir o risco de doença coronariana em até 54% se beberem mais de 5 copos de água por dia. Pessoas com risco de doenças cardíacas devem beber água como método de prevenção.

5. Outro benefício da água: melhora a digestão e combate a constipação

Dicas contra constipação

O sistema digestivo requer uma certa quantidade de água para digerir corretamente os alimentos. Quando uma pessoa bebe água com freqüência, os problemas de azia e problemas intestinais podem ser reduzidos. Água em combinação com fibra é ideal para combater a prisão de ventre, que também costuma ser resultado da desidratação.

Por outro lado, quando uma pessoa não está suficientemente hidratada, o cólon absorve a água das fezes, dificultando a sua expulsão. É por isso que você deve beber água para evitar a constipação.

6. Ideal para ter uma pele radiante e saudável

Quando bebemos água também contribuímos para ter uma pele mais saudável, radiante e jovem. A água desempenha um papel muito importante na hidratação da pele e também melhora a elasticidade. Além disso, o consumo de água promove a desintoxicação e purificação do sangue, o que se reflete em um rosto limpo, claro e com menos acne.

7. Os benefícios da água estão associados a uma maior vitalidade

Uma das causas da fadiga durante o dia é a desidratação leve. Nestes casos, nos sentimos mais cansados, sentimos dor de cabeça e isso pode afetar o nosso comportamento. Quando bebemos água, ela ajuda os processos metabólicos do corpo a ocorrerem corretamente. Aqueles que servem para obter energia e vitalidade.

8. Regula a temperatura corporal

superar a depressão

A água é vital para regular a temperatura corporal, especialmente após a prática de atividade física, quando você está suando. Conforme o suor evapora, o corpo esfria. Quando perdemos muita água como parte da sudorese, o risco de exaustão pelo calor aumenta, por isso é necessário beber água para se manter hidratado e ter um melhor desempenho durante os exercícios.

Concluindo, precisamos beber água na quantidade certa para que nosso corpo e mente funcionem adequadamente. Se você ainda não descobriu os benefícios da água, recomendamos que comece a beber de 6 a 8 copos por dia. Você vai notar a diferença.

Pode interessar a você...
4 benefícios de incluir água de coco em sua dieta
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 benefícios de incluir água de coco em sua dieta

Aqui você vai entender os efeitos positivos que o nosso organismo recebe ao incluir água de coco da maneira habitual. Confira.



  • Popkin, B. M., D’Anci, K. E., & Rosenberg, I. H. (2010). Water, hydration, and health. Nutrition Reviews. https://doi.org/10.1111/j.1753-4887.2010.00304.x
  • Coyle, E. F. (2004). Fluid and fuel intake during exercise. In Journal of Sports Sciences. https://doi.org/10.1080/0264041031000140545
  • Jéquier, E., & Constant, F. (2010). Water as an essential nutrient: The physiological basis of hydration. European Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.1038/ejcn.2009.111
  • Masento, N. A., Golightly, M., Field, D. T., Butler, L. T., & van Reekum, C. M. (2014). Effects of hydration status on cognitive performance and mood. British Journal of Nutrition111(10), 1841-1852.