Benefícios da água de pepino

A água de pepino hidrata o corpo e fornece vitaminas e minerais que têm efeitos positivos no corpo. Descubra seus benefícios e como prepará-la a seguir.
Benefícios da água de pepino

Última atualização: 30 Outubro, 2021

Os benefícios da água de pepino continuam atraindo a atenção de milhares de pessoas que buscam suplementos para cuidar da saúde e do peso. Embora seja verdade que esta não é uma bebida curativa ou com propriedades milagrosas, a sua ingestão regular pode ajudar a melhorar a qualidade da alimentação.

O pepino, conforme detalhado em estudo publicado na revista Phytotherapy, é um alimento com poucas calorias com potencial antioxidante e anti-inflamatório, que contribui para o bem-estar físico. Além disso, favorece o emagrecimento pois ajuda a prolongar a saciedade.

Benefícios de consumir água de pepino

Em relação aos benefícios do consumo da água de pepino, é conveniente fazer alguns esclarecimentos. Em primeiro lugar, não são efeitos potentes, uma vez que são obtidos no contexto de uma alimentação saudável e de bons hábitos de vida. Além disso, esta não é uma bebida curativa ou terapêutica, pois não combate doenças.

Simplesmente, pela sua combinação de água e pepino, é uma opção saudável para garantir uma hidratação adequada e um fornecimento adicional de nutrientes essenciais. Isso, consequentemente, traz efeitos positivos para a saúde física e mental.

Água de pepino para hidratar

O corpo não consegue funcionar adequadamente sem água. Por isso, o consumo desse líquido vital sempre foi recomendado. De acordo com a Academia Americana de Médicos de Família, a maioria das pessoas precisa beber de 6 a 8 copos de água por dia.

Porém, esta recomendação pode variar dependendo da idade, estado de saúde e hábitos de cada um. Em qualquer caso, a ingestão de água é necessária e traz importantes benefícios à saúde. No entanto, como muitos não gostam de beber água pura, a água de pepino pode ser uma boa escolha.

Graças ao seu leve sabor de pepino, esta água é ideal para se refrescar nos dias de calor. Pode até servir para reidratar o corpo após a prática de exercícios físicos ou qualquer outra atividade que gere perda de líquidos. O melhor de tudo? Ela também ajuda a obter um extra de vitaminas e minerais.

Água de pepino para hidratar o corpo
O pepino adiciona um sabor muito agradável à água. Além disso, fornece nutrientes extras para o corpo.

Ajuda a promover o bem-estar

Como já discutimos, os benefícios atribuídos à água de pepino não indicam que ela tenha potencial como tratamento contra doenças. Até o momento, não há evidências sólidas de que a água ou o pepino tenham a capacidade de combater doenças.

Portanto, embora seu consumo seja sugerido diante de determinados problemas de saúde, não é um substituto dos medicamentos ou terapias prescritos pelo profissional. Na verdade, antes de ingeri-la por muito tempo, é aconselhável perguntar ao seu médico se há riscos de quaisquer efeitos indesejáveis.

Então, por que dizem que a água de pepino tem benefícios? Primeiro, como a pesquisa publicada no Journal of Young Pharmacists detalha, o pepino contém flavonóides e taninos que podem ajudar a inibir os efeitos negativos dos radicais livres. Esses agentes são um fator de risco para o envelhecimento precoce e doenças crônicas.

Por outro lado, um estudo publicado na revista médica Nutrition Reviews mostra que o consumo ideal de água é decisivo para vários processos importantes no corpo. Se adicionarmos a isso os nutrientes que o pepino fornece, encontraremos alguns benefícios adicionais. Por combater a desidratação, consumir água de pepino:

  • Melhora o desempenho físico e combate a fadiga.
  • Aumenta o desempenho cognitivo.
  • Fortalece as funções gastrointestinais.
  • Apoia as funções renais.
  • Regula o equilíbrio de água e sais minerais.
  • Melhora a função cardíaca.
  • Evita dores de cabeça causadas pela desidratação.
  • Melhora a saúde da pele.
  • Reduz o risco de doenças degenerativas.

A água de pepino é nutritiva

A água é um elemento vital para o corpo. No entanto, por si só, não fornece vitaminas e minerais. Portanto, é conveniente combiná-la com vegetais como o pepino. Este alimento, além de ser muito pobre em calorias, traz um leve aporte de vitaminas, minerais e compostos antioxidantes.

Conforme detalhado em uma postagem na Live Science, cada xícara de pepino fornece apenas 16 calorias. Além disso, fornece aproximadamente 4% das necessidades diárias de potássio, 3% das fibras diárias e 4% da vitamina C diária. Ele também fornece pequenas quantidades de vitamina K, magnésio, potássio, manganês e vitamina A.

Como preparar a água de pepino?

Na maioria dos adultos saudáveis, o consumo de água de pepino traz benefícios e representa uma boa opção para manter o corpo hidratado. No entanto, devido ao seu leve efeito diurético, pode não ser adequada para algumas pessoas.

Em caso de doença ou tratamento, é melhor consultar seu médico antes de incluí-la na dieta regular. Deixando isso claro, veremos como prepará-la.

Como preparar água de pepino?
Junto com o pepino, você pode usar outros ingredientes saudáveis, como limão e gengibre.

Ingredientes

  • ½ copo de água (100 ml).
  • ½ pepino.
  • 1 limão (apenas o suco).
  • 3 folhas de hortelã
  • 1 cubo de gelo

Preparação

  • Para começar, coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto as folhas de hortelã.
  • Bata por alguns minutos até obter uma bebida homogênea.
  • Por fim, decore com as folhas de hortelã e consuma.

Outras opções para preparar água de pepino

Existem muitas maneiras de adicionar mais sabor a esta preparação. Além de pepino e limão, você pode adicionar pequenas quantidades de gengibre, frutas vermelhas ou abacaxi. Você também pode fazer a bebida fatiando os ingredientes em vez de batê-los.

Uma bebida que promove o bem-estar

Podemos preparar a água de pepino para desfrutar de uma bebida hidratante que também fornece vitaminas, minerais e antioxidantes. No entanto, deve-se considerar que esta não é uma bebida curativa ou milagrosa.

Portanto, seu consumo não ajudará a aliviar doenças. Devido às suas propriedades, pode ser uma boa medida para favorecer a hidratação e, com ela, a saúde geral.

Pode interessar a você...
Como preparar a sopa de pepino e milho doce?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como preparar a sopa de pepino e milho doce?

O pepino é um vegetal bem conhecido pelo seu alto teor de água e sabor refrescante. A combinação com o milho permite uma deliciosa sopa de pepino.



  • Hydration: Why It’s So Important. (March 27, 2017). American Academy of Family Physicians.
    Available in https://familydoctor.org/hydration-why-its-so-important/
  • Kumar D, Kumar S, Singh J, et al. Free Radical Scavenging and Analgesic Activities of Cucumis sativus L. Fruit Extract. J Young Pharm. 2010;2(4):365‐368. doi:10.4103/0975-1483.71627
  • Popkin BM, D’Anci KE, Rosenberg IH. Water, hydration, and health. Nutr Rev. 2010;68(8):439–458. doi:10.1111/j.1753-4887.2010.00304.x
  • Mukherjee, P. K., Nema, N. K., Maity, N., & Sarkar, B. K. (2013, January). Phytochemical and therapeutic potential of cucumber. Fitoterapia. https://doi.org/10.1016/j.fitote.2012.10.003