Logo image
Logo image

Os benefícios das avelãs e seus nutrientes

2 minutos
Sempre que forem consumidas de forma moderada, as avelãs são um alimento muito saudável. Ao mesmo tempo que adicionam sabor aos pratos, os potencializam nutricionalmente. Conheça mais sobre os grandes benefícios que trazem para a saúde.
Os benefícios das avelãs e seus nutrientes
Sergio Alonso Castrillejo

Revisado e aprovado por o farmacêutico Sergio Alonso Castrillejo

Escrito por Equipe Editorial
Última atualização: 15 janeiro, 2023

Sempre que consumidas cruas, poderá desfrutar dos benefícios das avelãs. Além disso, contêm nutrientes importantes para a saúde, como vitaminas, minerais, proteínas, fibras e gorduras saudáveis.

Ao mesmo tempo que adicionam sabor aos pratos, os potencializam nutricionalmente. Tudo isso explica os grandes benefícios que as avelãs fornecem para a saúde. Por isso, é uma excelente ideia incluí-las na dieta.

No entanto, é bom comer este fruto seco com moderação, devido ao seu alto valor calórico. Dessa maneira, deve-se racionar seu consumo.

Valor nutricional das avelãs

Vitaminas e minerais

Some figure

Os benefícios das avelãs se devem as suas vitaminas, micronutrientes e gorduras ômega 3.

A avelã tem uma importante quantidade micronutrientes, como as vitaminas A, B (B1, B2 e B9), C e E. Ainda, fornece minerais, como o potássio, o cálcio, o magnésio, o fósforo e o manganês.

Flavonoides

Os flavonoides contidos neste fruto seco são capazes de melhorar a circulação, assim como favorecer a saúde do cérebro.

Portanto, o simples gesto de consumir um punhado de avelã no lanche pode proporcionar grandes benefícios para a saúde.

Talvez te interesse: Os 6 melhores antioxidantes naturais

Gorduras saudáveis

Some figure

Este fruto seco possui uma rica quantidade de gorduras que contribuem para que o coração se mantenha saudável.

Isso se deve ao fato da maioria das gorduras presentes serem poli-insaturadas e monoinsaturadas; ou seja, saudáveis. Por outro lado, as gorduras saturadas são potencialmente prejudiciais para o organismo.

Além disso, as avelãs são uma valiosa fonte de ácidos graxos ômega 3 e ácido oleico, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Tudo isso explica seu alto teor calórico; assim como, a recomendação para o seu consumo moderado.

Proteínas

Ainda que em menor quantidade do que as gorduras, a avelã crua também fornece proteína vegetal.

Estas são fontes de energia física para o corpo e de agilidade mental para o cérebro. Ademais, contribuem para reparar as células dos ossos, dos músculos, bem como de órgãos danificados.

Talvez te interesse saber: Como melhorar a dieta para ter mais energia

Os benefícios das avelãs para o organismo

Some figure
  • Umas 20 avelãs contêm aproximadamente uns 6 gramas de carboidratos, dos quais 3 gramas provêm da fibra dietética. Dessa maneira, estas podem ajudar a reduzir o risco de sofrer certas afecções crônicas, como a prisão de ventre, diabetes tipo 2, doenças e o câncer. 
  • Dado que são muito calóricas, recomenda-se somente consumir um punhado de avelãs, umas 3 vezes por semana. No caso de pessoas com baixo peso ou transtornos alimentares, seria um complemento muito efetivo, graças ao seu teor de gorduras saudáveis e o restante dos benefícios.
  • Contribuem para reduzir o risco de sofrer colesterol alto, coágulos no sangue e doenças do coração, devido aos esteróis vegetais, os ácidos graxos ômega 3 e a L-arginina contidos.
  • O leite de avelã é hoje muito consumido, especialmente por pessoas vegetarianas e veganasSaborosa e muito nutritiva, esta bebida constitui para muitas pessoas, um saudável substituto do leite de origem animal.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Shaw G., Lee Barthel A., Ross ML., Wang B., et al., Vitamin C enriched gelatin supplementation before intermittent activity augments collagen synthesis. Am J Clin Nutr, 2017. 105 (1): 136-143.
  • Martínez-Flórez, S.; González-Gallego, J.; Culebras, J. M., y Tuñón, M. J. (2002). “Los flavonoides: propiedades y acciones antioxidantes”, Nutr. Hosp., XVII (6): 271-278.
  • Calder PC., Omega 3  fatty acids and inflammatory processes: from molecules to man. Biochem Soc Trans, 2017. 45 (5): 1105-1115.

 


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.