5 razões para ser vegetariano

28 de fevereiro de 2019
As razões para ser vegetariano são várias. Descubra as mais relevantes aqui.

Se não tiver certeza sobre porque ser vegetariano, aqui estão algumas boas razões. A coisa mais importante a lembrar é que é um estilo de vida tão válido quanto qualquer outro.

1. Ser vegetariano reduz o risco de apresentar vários tipos de doenças

Há antecedentes de doença cardíaca ou diabetes na sua família? Nesse caso, deverá saber que ser vegetariano ajudará você a manter sua saúde de várias maneiras:

  • Reduz o colesterol no sangue
  • Elimina a presença de doenças cardíacas.
  • Reduz a pressão arterial e o risco de desenvolver hipertensão.
  • Reduz o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Este efeito deve-se ao fato de as dietas habituais incluírem, em maior ou menor grau, gorduras saturadas e colesterol em grandes quantidades. No entanto, as dietas vegetarianas aumentam o consumo de fibra alimentar, potássio, vitaminas, flavonoides e vitaminas de vários tipos.

Leia também: Como fazer nuggets vegetarianos: 3 receitas

Ser vegetariano reduz o risco de apresentar vários tipos de doenças

Por outro lado, para que esses efeitos sejam reais, a comida que você come deve ser de boa qualidade e livre de frituras e produtos químicos. Isso significa consumir produtos naturais, antes de serem congelados.

Você estaria interessado em ler: 6 vitaminas e alimentos que evitam o aparecimento precoce de fios brancos

2. Ser vegetariano reduz o risco de desenvolver câncer de vários tipos

Outra razão para ser vegetariano é que é uma maneira de se proteger contra o câncer. Embora as verdadeiras razões pelas quais o câncer se desenvolve não sejam conhecidas, acredita-se que exista uma relação direta com fatores ambientais. Alguns desses fatores podem ser, dieta, exposição ao sol, obesidade, e falta de exercício.

Um estudo realizado entre 1970 e 1980 mostrou que há uma relação direta entre a diminuição do risco de câncer e o consumo de uma dieta baseada em vegetais. Entre os tipos de câncer que podem ser evitados estão os que afetam os seguintes órgãos:

  • Cólon
  • Pulmões
  • Seios
  • Cérebro
  • Pele

Estes tipos de câncer têm sido associados ao consumo de proteína animal, ovos, carne e leite. Nesse sentido é importante saber que o consumo adequado de antioxidantes, como vitamina C, betacaroteno, e fibra vegetal, reduz consideravelmente esses riscos.

3. Ser vegetariano ajuda a reduzir o peso

Ser vegetariano também ajudará a perder peso, o que é uma excelente notícia se esta for uma de suas lutas constantes. Isso foi demonstrado em uma investigação realizada para verificar se a dieta vegetariana realmente ajuda a reduzir o peso.

Ser vegetariano ajuda a reduzir o pes

Sem dúvida alguma, você terá todos os nutrientes que seu corpo requer. A única coisa que deve considerar é que sua dieta vegetariana inclua todos os nutrientes necessários. É comum que quando você comece com esses tipos de mudanças, concentre-se em alguns grupos de alimentos.

Idealmente, você deve investigar um pouco para entender os nutrientes fornecidos por cada grupo ou tipo de vegetais e frutas. Em seguida, forme seu menu com as combinações corretas. Se tiver a possibilidade, tente procurar o conselho de um nutricionista para ajudá-lo a determinar as quantidades, porções, e nutrientes que você precisa em cada refeição.

4. Ser vegetariano ajuda a viver mais e melhor

Devido a que ser vegetariano lhe fornece nutrientes naturais, seu sistema imunológico fica fortalecido. Isso significa que você pode ter uma vida mais longa e de melhor qualidade. A única coisa que deve levar em conta é que sua dieta não é o único fator que influencia. Você também deve seguir uma vida saudável, que inclui:

  • Não fumar, ou deixar o cigarro se o fizer.
  • Beber o mínimo de álcool possível.
  • Fazer exercício constante

5. Ser vegetariano dará a você uma dieta variada e colorida

Ser vegetariano dará a você uma dieta variada e colorida

Por último, ao ser vegetariano você vai se forçar a comer de uma maneira menos monótona. Isso é lógico se levar em conta que terá uma grande quantidade de opções de alimentos para escolher. Em vez de ficar satisfeito com um pedaço de carne e dois legumes você terá que ser mais engenhoso.

Em pouco tempo descobrirá que há muitos produtos interessantes que poderá experimentar, desde especiarias exóticas à novas frutas e vegetais.

Em conclusão, o que você está esperando para experimentar este novo tipo de dieta? Se no final da experiência não gostar de ser vegetariano, pode sempre voltar a ter uma alimentação onívora.

  • Brignardello G, J., Heredia P, L., Paz Ocharán S, M., & Durán A, S. (2013). Conocimientos alimentarios de vegetarianos y veganos chilenos. Revista Chilena de Nutrición. https://doi.org/10.4067/S0717-75182013000200006
  • Martínez Biarge, M. (2017). Niños vegetarianos, ¿niños sanos? AEPap (Ed.). Curso de Actualización Pediatría.
  • Slywitch, E. (2014). Guia alimentar de dietas vegetarianas. Sociedade Vegetariana Brasileira.