Os 8 melhores tipos de massa sem glúten

18 de janeiro de 2020
Você conhece os melhores tipos de massa sem glúten que pode encontrar no mercado ou até mesmo preparar em casa? Neste artigo nós lhe dizemos tudo.

A doença celíaca é uma enfermidade que causa inflamação no intestino delgado devido à intolerância permanente ao glúten. O tratamento envolve a modificação dos hábitos alimentares. Hoje apresentamos os melhores tipos de massa sem glúten para que você possa continuar desfrutando de seus pratos favoritos.

A principal dificuldade encontrada pelas pessoas diagnosticadas como celíacas é que existem muitos alimentos que contêm glúten. E muitos são inconscientes do que estes causam, a menos que já sofra da doença e já conheça os sintomas.

Vamos descobrir juntos que tipos de massas sem glúten você pode incluir em sua dieta. Está preparado? Em breve você poderá saborear em casa uma receita de macarrão com molho caseiro. Está com água na boca?

Como saber se a massa contém glúten?

Farinhas sem glúten

Como regra geral a massa é feita com trigo, um cereal com glúten. No entanto, hoje você pode encontrar diferentes variedades de massas sem glúten em qualquer supermercado. Para garantir que o macarrão ou a massa recheada que você escolheu não tenha glúten, o que você deve fazer é o seguinte:

  • Verifique se tem o rótulo “sem glúten” ou “não contém glúten”

Na parte da frente da embalagem, observe o rótulo que diga “sem glúten ”,“não contém glúten”ou“ glúten free”. Se você encontrar o rótulo “baixo em glúten”, é melhor não consumir tal alimento.

  • Verifique os ingredientes

Os melhores alimentos para comer em caso de doença celíaca são aqueles que têm o rótulo “sem glúten”. Para maior segurança, acostume-se a ler as informações sobre os ingredientes.

A rotulagem de alimentos é essencial para evitar a ingestão de alimentos derivados do glúten. Conheça os ingredientes elaborados à base de cereais e aditivos alimentares da lista brasileira. Embora para prevenir, é melhor evitar os alimentos processados.

  • Procure o selo da FACE

A Federação das Associações Celíacas da Espanha criou a marca Restauración FACE – Gluten Free, que é colocada nas embalagens de produtos adequados ao consumo celíaco. Os celíacos devem procurar o correspondente em seu país! No Brasil existe a Associação dos Celíacos do Brasil – ACELBRA.

Tipos de massas sem glúten

Vamos ver abaixo as diferentes possibilidades de massas sem glúten que você pode encontrar nos supermercados:

1. Trigo mourisco

O trigo mourisco é uma boa alternativa aos cereais com glúten.

O trigo mourisco, também chamado trigo sarraceno, fornece proteínas de alta qualidade, além de aminoácidos essenciais. O melhor? Contém vitamina K, seu índice glicêmico é baixo e não possui glúten!

Nos supermercados você pode encontrar massas feitas com o trigo sarraceno, mas se preferir, pode preparar seu próprio macarrão caseiro ou qualquer massa! Para a receita base da massa você precisará:

  • 300 g de farinha de trigo sarraceno
  • 100 g de farinha de arroz
  • 4 ovos
  • água morna
  • sal

Misture as farinhas, adicione o sal e os ovos. Amasse por cerca de 15 minutos, até obter uma mistura uniforme. Adicione água morna, se necessário. Deixe a massa descansar na geladeira por meia hora e, em seguida, você pode rechear a massa ou cortar o macarrão!

2. Arroz

A farinha de arroz é perfeita para espessar molhos e também para preparar macarrão chinês. Vale à pena destacar que, por não ter proteína suficiente, não é recomendável usá-la para massas que exijam lavagem. Por ser proveniente do arroz, conserva grande parte de seus benefícios como vitaminas do grupo B e minerais.

A boa notícia é que, sendo a comida chinesa tão valorizada e difundida em todo o mundo, não será difícil conseguir o famoso macarrão de arroz em qualquer supermercado de médio ou grande porte.

Descubra também: Pãozinho de queijo e coco, uma receita muito simples e sem glúten

3. Milho

A farinha de milho contém propriedades semelhantes às da farinha de trigo tradicional.

Um dos principais substitutos da farinha de trigo é o milho. Rico em minerais, carboidratos e vitaminas A, B e E, é perfeito para fazer pão, engrossar molhos ou preparar massas.

Se você não encontrar a massa pronta no supermercado, pode prepará-la com:

Ingredientes

  • 300 gramas de farinha de milho
  • 1 xícara de água
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de azeite extra-virgem
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

  • Em primeiro lugar, coloque a farinha em uma tigela, adicione o sal e o ovo e misture até obter uma massa homogênea.
  • Logo depois, adicione o azeite e a água, pouco a pouco, e continue a amassar.
  • Posteriormente, eixe a massa descansar por 30 minutos em um local quente.
  • Finalmente, prepare a receita sem glúten de sua escolha.

4. Grão de bico

Outro dos melhores tipos de massas sem glúten é preparado com a farinha de grão de bico. Essa farinha é amplamente utilizada na Índia e a verdade é que o sabor dessas leguminosas dá um bônus à massa. Alguns nhoques podem ser preparados em casa com:

Ingredientes

  • 3/4 xícaras de água
  • 5 xícaras de farinha de grão de bico
  • 1 pitada de sal e pimenta
  • 2 colheres de sopa de margarina

Modo de preparo

  • Em primeiro lugar, deixe ferver a água e adicione a farinha, o sal e a pimenta.
  • Logo, retire do fogo e continue mexendo com um garfo.
  • Posteriormente, adicione a margarina.
  • Assim que você obtiver uma massa homogênea, retira-a da panela e coloque-a sobre a mesa.
  • Finalmente, estique-a e faça seus nhoques.

5. Ervilhas verdes

As ervilhas verdes fornecem uma grande quantidade de proteínas e fibras vegetais

As ervilhas fornecem vitamina C, proteínas, tiamina, folatos e niacina, entre outros nutrientes. Sua farinha conserva esses benefícios e não contém glúten! A pasta de ervilha verde não é tão comum, mas existem marcas que a comercializam.

6. Quinoa

Sem dúvida alguma, nos últimos anos a quinoa tornou-se moda e não é para menos, uma vez que fornece proteínas, aminoácidos, fibras e carboidratos. Procure no seu supermercado habitual o macarrão de quinoa.

Não perca: 4 maneiras de preparar macarrão integral com legumes 

7. Amaranto

As massas sem glúten de amaranto podem ser obtidas em lojas especializadas.

Destaca-se pela enorme quantidade de proteínas que atinge de 15 a 18% do total de sementes, ácido fólico e vitaminas A, B1, B2, B3 e C. Essa semente é perfeita para fazer pães e massa sem glúten. Em alguns supermercados e lojas online especializadas já é possível obter massas de amaranto sem glúten.

8. Painço

Em primeiro lugar, este cereal é rico em ferro, fósforo e magnésio. Por outro lado, fornece mais proteína que o trigo, o arroz ou a farinha de milho. Além disso, é muito bom para fazer massas, farinhas ou pães. Em lojas especializadas você pode obter pasta de painço.

Em resumo, essas são as principais variedades de massas sem glúten, mas você também pode encontrar variedades combinadas, tais como: massa de trigo sarraceno e trigo comum, milho e arroz ou grão de bico e milho, por exemplo. Você está pronto para experimentar essas deliciosas massas sem glúten?

  • Fundación Española de Nutrición. Guisante. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/guisante.pdf
  • Quinua.pe. Quinua – Valor nutricional. http://quinua.pe/quinua-valor-nutricional/
  • Asociación Celíaca del Uruguay. Harinas sin gluten y sus propiedades nutricionales. http://acelu.org/index.php/informacion/harinas-sin-gluten-y-sus-propiedades-nutricionales/
  • Palacio, F. (2010). Celiaquía. FMC Formacion Medica Continuada En Atencion Primaria. https://doi.org/10.1016/S1134-2072(10)70053-0
  • García, E. (2006). Alimentos libres de gluten un problema aún sin resolver. Invenio: Revista de Investigación Académica, ISSN-e 0329-3475, No. 16, 2006, Págs. 123-130. https://doi.org/10.1109/PLASMA.1997.604390