Os 7 segredos antienvelhecimento dos habitantes dos Himalaias

· 25 de janeiro de 2019
Você sabia que o suco de romã pode ser mais benéfico para a sua saúde cardíaca do que o chá verde? Ele é rico em antioxidantes e tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias.

Certamente você já ouviu falar da capacidade que aqueles que vivem nos Himalaias possuem. Muitos deles passam dos 100 anos de vida com total saúde, tanto física como mental. A expectativa de vida em países e regiões como o Tibete, Butão, Nepal e Índia é realmente fantástica. Isso acontece devido a certos hábitos que estas populações seguem à risca.

Gostaria de saber quais são os segredos antienvelhecimento dos Himalaias? Então não deixe de ler este artigo.

Remédios “anti-idade” versão natural

Como os homens e as mulheres dos Himalaias fazem para viver mais de um século? De onde eles obtêm esta espécie de “elixir da juventude”? Como evitam as doenças e as dores? Parecem muitas perguntas, porém a resposta é uma só: aproveitam os benefícios da natureza. Se a isso somarmos o fato de que vivem em uma região onde as montanhas e os campos são mais frequentes que os edifícios e a poluição, temos a combinação perfeita para compreender qual é o segredo deles.

Existem diferentes produtos naturais que crescem ao redor da Cordilheira dos Himalaias que são utilizados para promover a saúde e prolongar a vida das pessoas. Os habitantes da região os utilizam diariamente e realmente dão resultados.

Segredos anti-envelhecimento dos habitantes dos Himalaias

Dormir como um bebê com ashwagandha

Utilizar ashwagandha é um dos segredos dos habitantes dos Himalaias

Trata-se de uma erva asiática que a população tibetana utiliza há muitos anos. Ajuda a dormir melhor e trata a insônia. Um descanso adequado é essencial para manter a juventude do corpo e da mente.

Um estudo sobre a ashwagandha demonstrou que consumir 100 mg logo antes de ir dormir é altamente efetivo para ajudar aqueles que têm dificuldades para conciliar o sono. Além disso, essa erva é utilizada para reduzir a liberação de cortisol e controlar o estresse.

Cuidar do coração comendo romã

Comer romã é um dos segredos antienvelhecimento dos habitantes dos Himalaias

A romã possui muitos benefícios para a saúde mas, principalmente, para o nosso coração. A ciência moderna demonstrou que a romã, que crescem de modo silvestre nos Himalaias, contêm substâncias naturais que podem melhorar a saúde do coração.

O suco de romã puro é três vezes mais benéfico para nossa saúde do que o chá verde, por exemplo. Apenas 60 gramas diárias de romã são suficientes para melhorar enormemente a saúde do coração.

Os antioxidantes das bagas de goji

Propriedades das bagas de goji

As bagas de goji são um dos principais ingredientes que ajudam a população tibetana a estarem saudáveis. Esta baga é rica em ferro e vitamina C, que ajuda o corpo a absorver o ferro.

As bagas de goji também possuem muitos antioxidantes, de acordo com a escala ORAC.

Aliviar a ansiedade com o sândalo

O consumo de sândalo é um dos segredos antienvelhecimento dos habitantes dos Himalaias

Com aroma picante e muito penetrante, o sândalo é utilizado durante séculos para reduzir o estresse e aliviar a ansiedade. Alguns inclusive aplicam o óleo essencial de sândalo no centro da testa durante a meditação profunda.

O óleo e a pasta de sândalo têm um efeito calmante sobre o corpo e a mente.

Acalmar o estômago com cardamomo

O consumo de cardamomo é um dos segredos antienvelhecimento dos habitantes dos Himalaias

Se você tende a sofrer com mal-estares estomacais, inchaço abdominal ou gases, ou se deseja acalmar seu trato digestivo e melhorar a digestão, então utilize uma erva ou especiaria mais do que poderosa: o cardamomo.

Outras propriedades desta erva muito usada na culinária oriental são: estimula o apetite, protege o estômago, alivia a diarreia e as cólicas, assim como os gases, evita o mau hálito, é estimulante e revigorante e é um potente analgésico.

Use uma colher do pó de cardamomo moído no chá ou no café e beba 10 minutos antes das refeições.

Leia também: Manga, uma fruta antienvelhecimento

Brilhar com o espinheiro marítimo

O consumo de espinheiro marítimo é um dos segredos antienvelhecimento dos habitantes dos Himalaias

Originário do Nepal, este arbusto tem frutos chamativos de cor de laranja ou avermelhada que ajudam a estimular a renovação celular da pele e a protegerem contra os nocivos raios UV do sol.

O espinheiro marítimo contém células curativas antioxidantes e ômega 7, um rejuvenescedor da pele muito conhecido.

Para obter uma pele brilhante, utilize um creme hidratante que contenha o espinheiro como ingrediente principal. O óleo de espinheiro marítimo puro também é útil para a prevenção e redução de estrias.

Não deixe de ler: Os 10 melhores alimentos antienvelhecimento

Cuidar da pele com folhas de nim

O consumo de folhas de nim é um dos segredos antienvelhecimento dos habitantes dos Himalaias

A população dos Himalaias toma banho em água quente e folhas de nim para ajudar a curar as feridas e manchas. O óleo das folhas da árvore de nim vem sendo utilizado na Ásia durante mais de 2000 anos.

Além dos efeitos positivos e estéticos, as folhas de nim possuem propriedades adstringentes e cicatrizantes e são um relaxante muscular muito potente.

  • Castillo Garzón, M. J., Ortega Porcel, F. B., & Ruiz Ruiz, J. (2005). Mejora de la forma física como terapia antienvejecimiento. Medicina Clinica. https://doi.org/10.1157/13071011
  • Vélez, C. S., Aristizábal, A. M., & Madrid, C. P. (2017). Estrategias antienvejecimiento. Dermatologia Cosmetica, Medica y Quirurgica.
  • López Luengo, M. (2004). Los aceites esenciales. OFFARM. https://doi.org/10.1117/12.2179560