Óleo de coco para prevenir infecções dentais

Você sabia que o óleo de coco é um ingrediente ideal tanto para fazer enxagues como para escovar os dentes e cuidar de nossa saúde bucal?
Óleo de coco para prevenir infecções dentais

Última atualização: 06 Fevereiro, 2021

O óleo de coco é um produto natural que tem muitos usos. Tem gente que o classifique como “superalimento” por conter antioxidantes e diversos nutrientes que beneficiam a saúde, em diversas áreas.

Na área da saúde oral, este produto tem sido utilizado há algum tempo como tratamento adjuvante, visto que se considera que ele tem potencial para cuidar dos dentes e gengivas e prevenir e tratar alguns problemas, tais como: cáries, infecções dentais e gengivite.

A eficácia do óleo de coco, de acordo com estudos

A eficácia do óleo de coco, de acordo com estudos

De modo geral, o óleo de coco combate infecções dentárias causadas por bactérias graças ao seu conteúdo de ácido láurico. Além disso, branqueia o esmalte, sem danificá-lo, e evita o tártaro. Por outro lado, ele desinflama as gengivas e previne a inflamação e o sangramento.

Agora, vamos ver o que os estudos mais recentes dizem sobre isso:

  • Em outro estudo publicado no ano de 2017, o enxágue com óleo de coco se mostrou como um método eficaz para a manutenção da higiene bucal, pois reduz significativamente a presença da bactéria Streptococcus mutans na saliva.
  • Segundo estudo publicado em 2018, concluiu-se que o óleo de coco pode ajudar a reduzir a placa bacteriana e a gengivite, por isso pode ser usado como um eficaz antibacteriano e antifúngico.

Tratamento para as infecções dentais

Segundo as crenças populares, para realizar este tratamento caseiro e natural é aconselhável escolher o óleo de coco extravirgem. Este óleo solidifica quando está a uma temperatura inferior a 23 ºC, mas volta a derreter quando o colocamos na boca.

O tratamento consiste em duas etapas. Devemos realizá-los todos os dias para obter bons resultados:

  • De manhã: enxágues.
  • À noite: escovação como pasta de dente.

1. Enxagues diários

Os enxágues ou bochechos diários com óleo vegetal são uma técnica antiga para melhorar a saúde da boca e, inclusive, de todo o sistema digestivo. Ainda que se possa realizar também com óleo de gergelim, neste caso propomos o óleo de coco extra virgem por seu alto poder antibacteriano.

Ao realizar enxágues durante um bom tempo conseguimos fazer uma limpeza muito profunda da boca. Por outro lado, também podemos equilibrar todo o trato digestivo.

Deste modo, podemos eliminar com facilidade as bactérias e toxinas sem alterar o delicado pH bucal. Além disso, também eliminamos a placa, melhoramos o hálito e aliviamos a inflamação das gengivas.

Como fazer?

Como fazer?
Os enxágues com óleos de coco ou gergelim, “oil pulling”, são um dos pilares da medicina ayurvédica.
  • Assim que levantar, antes de consumir qualquer alimento, coloque na boca 1 colher de óleo de coco extravirgem (15 ml). É fundamental que o óleo seja da alta qualidade.
  • Comece a realizar bocheches procurando colocar o óleo em todas as partes da boca. Não são gargarejos, por que o óleo não tem que ir até a garganta.
  • Mantenha os enxágues durante uns 20 minutos. Durante este tempo note como a textura densa do óleo se torna mais leve e aquosa, o que é um bom sinal.
  • Posteriormente, passados os minutos, cuspa o óleo (melhor no lixo) e escove os dentes com a pasta usual.
  • Recomendamos esperar pelo menos 15 minutos antes de tomar o café da manhã e comece sempre com um copo de água para ajudar a eliminar as toxinas do organismo.
  • Realize este tratamento toda manhã.

2. Pasta de dente natural

Para manter uma boca saudável e resistente a infecções dentárias, recomendamos a escolha de pastas naturais. Deste modo evitaremos componentes como os sulfatos, o flúor e outros aditivos que podem alterar o pH da saliva.

Podemos encontrar alternativas naturais muito efetivas que contenham óleos vegetais e essenciais, xilitol, argila, carvão vegetal ativado, etc.

Pasta de dentes natural
O óleo de coco se revelou um ingrediente útil e eficaz no tratamento dentário, mas também tem um sabor excelente.

 

Sempre devemos escovar os dentes depois de cada uma das três refeições principais. Neste caso, para reforçar este tratamento natural, deveríamos substituir a pasta de dente pelo óleo de coco em uma das três escovações diárias.

Este óleo se converterá em uma pasta de dente natural complementar para reforçar as defesas da boca. Além disso, poderemos notar resultados com rapidez.

Pode interessar a você...
6 incríveis benefícios do óleo de coco
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
6 incríveis benefícios do óleo de coco

Sem dúvidas você deve estar familiarizado com o delicioso sabor e cheiro do coco, mas talvez ainda não conheça os benefícios do óleo de coco.