Óleo de coco para prevenir infecções dentais

28 de março de 2019
Você sabia que o óleo de coco é um ingrediente ideal tanto para fazer enxagues como para escovar os dentes e cuidar de nossa saúde bucal?

O óleo de coco é um superalimento cada vez mais popular, graças aos seus completos valores nutricionais. No entanto, cada vez mais são descobertos mais usos deste óleo vegetal a nível tópico. Neste caso, mostraremos seu poder curativo para prevenir as infecções dentais.

O óleo de coco

Óleo de coco para prevenir infecções dentais

O óleo de coco é um alimento imprescindível em uma dieta equilibrada. Apesar de ser uma gordura, este óleo é bem efetivo para emagrecer, caso se tenha sobrepeso, já que acelera o metabolismo. No entanto, também devemos conhecer seus usos a nível tópico.

Não deixe de ler: Pomada de arnica e óleo de coco para a dor lombar

Este óleo é um excelente remédio para tratar os problemas da pele, da boca, do cabelo, entre outros, graças as suas propriedades terapêuticas:

  • Combate as infecções dentais que as bactérias causam graças ao seu conteúdo de ácido láurico.
  • Branqueia o esmalte sem danificá-lo e previne a placa bacteriana.
  • Desinflama as gengivas e previne a inflamação e o sangramento.

Para realizar este tratamento caseiro e natural recomendamos escolher o óleo de coco extra virgem, já que é o que tem a qualidade necessária para tratar problemas de saúde. Além disso, devemos destacar que este óleo se solidifica quando está em uma temperatura inferior aos 23 ºC, mas que se derrete novamente quando colocado na boca.

Tratamento para as infecções dentais

O tratamento que propomos com óleo de coco para prevenir e tratar as infecções dentais se baseia em dois passos. Devemos realizá-lo todos os dias com constância para poder obter os resultados esperados e recuperar a saúde bucal:

  • Pela manhã: enxague ou bocheche.
  • Pela noite: escove como se fosse pasta de dente.

A seguir detalhamos como devemos fazer esta técnica caseira natural para que somente usemos um ingrediente.

1. Enxagues diários

Os enxagues ou bochechos diários com óleo vegetal são uma técnica antiga para melhorar a saúde da boca e, inclusive, de todo o sistema digestivo. Ainda que se possa realizar também com óleo de gergelim, neste caso propomos o óleo de coco extra virgem por seu alto poder antibacteriano.

Ao realizar enxagues durante um bom tempo conseguimos fazer uma limpeza muito profunda da boca e equilibrar todo o trato digestivo. Deste modo, podemos eliminar com facilidade as bactérias e toxinas sem alterar o delicado pH bucal. Além disso, também eliminamos a placa, melhoramos o hálito e aliviamos a inflamação das gengivas.

Descubra: 9 sinais que indicam sobrecarga de toxinas

Como fazer?

Bochecho para prevenir infecções dentais

  • Assim que levantar, antes de consumir qualquer alimento, coloque na boca 1 colher de óleo de coco extra virgem (15 ml). É fundamental que o óleo seja da máxima qualidade.
  • Logo, comece a realizar bocheches procurando colocar o óleo em todas as partes da boca. Não são gargarejos, por que o óleo não tem que ir até a garganta.
  • Por outro lado, mantenha os enxagues durante uns 20 minutos. Durante este tempo note como a textura densa do óleo se torna mais leve e aquosa, o que é um bom sinal.
  • Posteriormente, passados os minutos, cuspa o óleo (melhor no lixo) e escove os dentes com a pasta usual.
  • Recomendamos esperar pelo menos 15 minutos antes de tomar o café da manhã e comece sempre com um copo de água para ajudar a eliminar toxinas do organismo.
  • Finalmente, realize este tratamento toda manhã.

2. Pasta de dente natural

Para manter prevenir infecções dentais recomendamos escolher pastas de dente natural. Deste modo evitaremos componentes como os sulfatos, o flúor e outros aditivos que podem alterar o pH da saliva. Podemos encontrar alternativas naturais muito efetivas que contenham óleos vegetais e essenciais, xilitol, argila, carvão vegetal ativado, etc.

Sempre devemos escovar os dentes de cada uma das três refeições principais. Neste caso, para reforçar este tratamento natural, deveríamos substituir a pasta de dente pelo óleo de coco em uma das três escovadas diárias.

Em conclusão, este óleo se converterá em uma pasta de dente natural complementar para reforçar as defesas da boca. Além disso, poderemos notar resultados com rapidez.