Objetos que você pode fabricar para limpar persianas

18 de janeiro de 2019
Ao limpar persianas da casa é muito importante levar em conta o material delas, já que nem todas podem ser tratadas com os mesmos produtos.

Às vezes a limpeza da casa pode nos enlouquecer; cada objeto, cada item, e cada superfície precisa de um tratamento diferente, além de produtos de limpeza específicos. Limpar bem é uma tarefa difícil, mas se você conhecer alguns truques com antecedência, e aprender algumas técnicas de limpeza, aproveitará mais o tempo, e sua casa ficará limpa.

Limpeza específica para cada material

Limpeza específica para limpar persianas com pano

Como havíamos dito antes, as persianas podem ser feitas de materiais diferentes, e sua limpeza também será específica. Existem produtos de limpeza para madeira, outros para alumínio, e outros não corrosivos, adequados para aquelas que são feitas de plástico.

  • Madeira: Se você não tem certeza de como limpar as persianas de madeira, aconselhamos que use o mesmo produto que é usado para limpar o piso de madeira.
  • Plástico: A melhor maneira de limpar as persianas de plástico é usar uma esponja com sabão para esfregar as superfícies, se elas não estiverem muito sujas. Se em vez disso você tem muita sujeira impregnada e difícil de remover, use um desengordurante ou um detergente para lavar louça. Lave com uma esponja ou um pano úmido e seque a superfície.
  • Metal: As persianas de metal geralmente são mais complicadas, porque a gordura fica aderida e cria uma camada de sujeira pegajosa. Para limpá-las, misture água e álcool, e esfregue até que a gordura tenha sido removida. Seque bem a área, para que as camadas de poeira não se grudem com facilidade de novo.
  • Alumínio: Se você tem alumínio como material predominante, pode fazer uma mistura caseira com água e algumas gotas de amônia. Não use produtos químicos abrasivos, como alvejantes ou similares. Embora para outras superfícies sejam muito válidas e eficazes, podem destruir o alumínio sem você perceber.

Leia também: 5 maneiras de usar bicarbonato de sódio e limão na limpeza da casa

Limpe as persianas com eficiência

Os persianas têm uma face interna e outra externa. Limpar os dois lados fica muito difícil, se a janela estiver em um andar superior e não pudermos acessá-la pelo lado de fora. É complicado fazer isso, e podemos ficar frustrados por não limpá-las adequadamente; por isso, muitas pessoas decidem não limpá-las do lado de fora.

Para limpá-las com segurança, informamos quais são os melhores produtos, e qual é a maneira mais eficaz de limpar a persiana. Nós não devemos colocar nossas vidas em perigo, isto é, não queremos que as pessoas coloquem meio corpo para fora da janela para limpá-las. Existem métodos para limpá-las com segurança.

A chave para o sucesso reside na remoção da tampa do tambor, a estrutura geral que normalmente é feita de madeira, e onde a persiana se enrola e cobre a parte superior da janela. Geralmente fica parafusada na parede, por isso fica um pouco mais complicado removê-la, embora seja o caminho mais seguro para limpar bem a persiana.

Uma vez que a estrutura tenha sido removida, cada canto e recanto que encontrarmos deve ser limpo. Pode ser um trabalho tedioso ou muito divertido, dependendo de como você olha para ele. Você tem que se certificar de secar bem a persiana, para que a poeira não volte rapidamente.

Tire proveito do fato de que você desmontou a persiana, para também limpar o buraco no qual ela se enrola. Geralmente, há uma grande quantidade de poeira, e pode haver insetos ou aranhas. Não esqueça de limpar a armação, os vidros, e as guias de suas janelas.

Descubra: Como fazer 5 produtos naturais para limpar seus móveis de madeira

Melhores objetos para limpar persianas

Melhores objetos para limpar persianas

A limpeza torna-se difícil porque é complicado acessar toda a superfície. Por serem sobrepostas umas às outras, sempre teremos arestas que não podemos alcançar. Dizemos aqui quais são os melhores itens de limpeza que você precisa ter em casa, para limpá-las perfeitamente:

  • Uma escova especial para venezianas. Este utensílio possui uma alça, e várias peças alongadas que podem ser inseridas entre as ripas. Com uma simples passada, são limpas seis ou sete de cada vez, o que torna a tarefa muito mais fácil.
  • Aspirador de pó. Você pode fazer uso de um aspirador de pó, para remover facilmente a poeira.
  • Os panos de microfibras são essenciais para tirar a poeira com eficácia, não a deixando escapar e manchar os outros cantos da casa.
  • Limpador multiuso. Produtos industriais multiuso podem ser muito úteis para limpar qualquer tipo de superfície de nossa casa, por isso, é sempre conveniente ter uma garrafa à mão.
  • Espanador. Os espanadores podem ser seu aliado secreto nessa tarefa. Eles podem ser inseridos em qualquer fenda, e remover a poeira com um simples movimento.

Faça seus utensílios em casa

Você pode fazer seus próprios itens de limpeza para ajudar na tarefa de limpeza. Aqui estão algumas ideias:

  • Você pode fixar duas esponjas com um ímã poderoso para limpá-las tanto dentro quanto fora.
  • Amarre um pano de microfibra a um esfregão, para alcançar as áreas mais altas.
  • Coloque uma meia que não vai usar como se fosse uma luva para reter a poeira. É mais confortável do que usar um pano e, assim, você terá mais mobilidade.
  • Faça sua própria mistura para suas persianas. Dependendo do material, use amônia, álcool, ou detergente de lavar louças. Você pode aromatizá-los com ervas, óleos essenciais, ou gotas de limão.

Como você pode ver, limpar as persianas da casa não é uma tarefa fácil, embora também não seja impossível. Você só precisa de tempo e dedicação. Peça ajuda aos seus familiares, para que não se torne tão pesada, pois dividir o trabalho o tornará mais confortável e prazeroso.

 

  • Castellano, M.I. Limpieza doméstica: Procedimientos y operaciones de limpieza en domicilios particulares. Ideaspropias Editorial SL, 2014.
  • Guerrero, R., y Núñez, M.”Brillo limpio: análisis de productos de limpieza del hogar.” Integral: Vive mejor en un mundo mejor 223 (1998): 34-37.
  • Rodríguez, J.A. “Ecología en el hogar: Limpieza ecológica del hogar.” Integral: Vive mejor en un mundo mejor 390 (2012): 28-33.