O vinagre de maçã ajuda a perder peso?

22 de novembro de 2019
Nenhuma bebida, por mais natural que seja, pode ajudá-lo a perder peso milagrosamente, curar doenças ou preveni-las. Somente bons hábitos de vida podem proporcionar bem-estar e benefícios realistas.

O vinagre de maçã faz parte dos molhos para salada mais comuns. Também é usado como um produto para limpeza doméstica e, em particular, superfícies de vidro, como janelas. E, como se isso não bastasse, foi ampliada na esfera popular a ideia de que esse elemento poderia ajudar a perder peso quando consumido como bebida.

Existem diversos tipos de receitas baseadas em vinagre de maçã que prometem vários benefícios: “desintoxicar” ou “alcalinizar” o corpo, queimar gordura, limpar a pele, “acelerar” o metabolismo, equilibrar os níveis de açúcar, eliminar fungos e piolhos, etc. No entanto, nenhum deles é medicamente apropriado. De fato, seu consumo envolve mais riscos do que qualquer outra coisa.

O que é o vinagre de maçã?

O vinagre de maçã é elaborado a partir da fermentação dos açúcares alcoólicos desta fruta. Também pode ser fabricado a partir da sidra de maçã. Seu aroma e sabor são frutados e intensos, como consequência de seu teor de ácido málico.

O processo de fermentação pode ser realizado basicamente em duas etapas:

  1. Primeiro, as maçãs são amassadas e combinadas com leveduras para converter seu açúcar em álcool.
  2. Segundo, as bactérias são adicionadas para fermentar o álcool e convertê-lo em ácido acético.

Vinagre de maçã para perder peso?

Embora tenha sido recomendada a ingestão diária de uma certa quantidade de vinagre de maçã para perder peso, isso não é correto, de acordo com especialistas em saúde. Nem mesmo quando diluído em água. Além disso, o consumo excessivo desse líquido pode danificar o sistema digestivo, irritá-lo e promover vários desconfortos de intensidade variável.

Não está cientificamente comprovado que a ingestão diária de um copo (ou mais) de vinagre de maçã ajuda a perder peso ou a fornecer qualquer outro benefício específico. Portanto, é melhor consumi-lo com moderação, dentro de uma dieta equilibrada, como um molho para saladas, por exemplo.

Muitas pessoas consideram que o vinagre, por ser ácido, pode ajudar a queimar o excesso de gordura acumulada no corpo. No entanto, a verdade é que não existem alimentos ou bebidas para queimar gordura.

O que não deve ser feito?

  • Pular refeições.
  • Substituir a água por vinagre.
  • Substituir os alimentos por xícaras de vinagre.
  • Beber vinagre puro em grandes quantidades.
  • Manter maus hábitos de vida, fazer uso de dietas ou produtos milagrosos, como vinagre de maçã ou água com limão.

Usos culinários

Vinagre de maçã para temperar a salada

Na cozinha, o vinagre de maçã pode:

  • Ajudar a melhorar o sabor dos alimentos, sem a necessidade de adicionar muito sal.
  • Prolongar a preservação de alguns alimentos e impedir o crescimento de bactérias.
  • Macerar alguns alimentos crus, como legumes, carne ou peixe.
  • Desinfectar naturalmente vegetais (como o alface), pois ele remove micro-organismos, vestígios de sujeira que podem ter sido deixados entre as dobras, folhas e assim por diante.

Mas ele definitivamente não ajuda a perder peso de um dia para o outro, em 3 semanas ou 6 meses. Também não serve para regular os níveis de glicose ou “limpar o organismo”.

Nota final

Para perder peso de maneira saudável, é melhor consultar com o médico quais são as melhores opções para você, dependendo das necessidades do seu corpo. Lembre-se de que nem todos são iguais e que é essencial seguir as instruções de um especialista para obter benefícios reais.

Escolha um estilo de vida saudável, não apenas o consumo de um determinado alimento ou bebida. Evite o sedentarismo, melhore seus hábitos alimentares e hidrate-se adequadamente. A sua saúde agradecerá.

  • Nogueira, A., & Wosiacki, G. (2012). Apple Cider Fermentation. Handbook of Plant-Based Fermented Food and Beverage Technology.
  • Neal, Gabriel. ¿Es el vinagre bueno para la salud? Esta es la opinión de un médico. 2018. Buena vida. El País. [Disponible en línea].