Mejor con Salud
 

O vinagre de maçã ajuda a perder peso?

Nenhuma bebida, por mais "natural" que seja, pode ajudar a perder peso milagrosamente, curar doenças ou preveni-las. Somente bons hábitos de vida podem proporcionar bem-estar e benefícios realistas.
O vinagre de maçã ajuda a perder peso?

O vinagre de maçã faz parte dos molhos para salada mais comuns. Também é usado como um produto para limpeza doméstica e, em particular, para limpar superfícies de vidro, como janelas. E, como se isso não bastasse, disseminou-se no âmbito popular a ideia de que esse elemento poderia ajudar a perder peso quando consumido como uma bebida.

Existem diversos tipos de receitas à base de vinagre de maçã que prometem vários benefícios: “desintoxicar” ou “alcalinizar” o corpo, queimar gordura, limpar a pele, “acelerar” o metabolismo, equilibrar os níveis de açúcar, eliminar fungos e piolhos, etc. No entanto, nenhuma delas é adequada do ponto de vista médico. De fato, seu consumo envolve mais riscos do que qualquer outra coisa.

O que é o vinagre de maçã?

O vinagre de maçã é elaborado a partir da fermentação dos açúcares alcoólicos dessa fruta. Também pode ser fabricado a partir da sidra de maçã.

Seu processo de fermentação consiste basicamente em duas etapas:

  1. Primeiro, as maçãs são amassadas e combinadas com leveduras para transformar seu açúcar em álcool.
  2. Segundo, são adicionadas bactérias para fermentar o álcool e transformá-lo em ácido acético.

Seu aroma e sabor são frutados e intensos, principalmente devido ao seu teor de ácido málico. Aliás, na esfera popular têm sido atribuídas propriedades emagrecedoras a essa substância.

Descubra: 9 benefícios de começar o dia bebendo água morna com limão

Ajuda a perder peso?

Embora tenha sido recomendada a ingestão diária de uma certa quantidade de vinagre de maçã para perder peso, isso não é recomendável, de acordo com especialistas em saúde. Nem mesmo quando diluído em água. 

Além disso, o consumo excessivo desse líquido pode danificar o sistema digestivo, irritá-lo e promover vários desconfortos de intensidade variável, tais como: cólicas, sensação de queimação no estômago, vômitos, diarreia, etc.

Não está cientificamente comprovado que a ingestão diária de um copo (ou mais) de vinagre de maçã ajude a perder peso ou forneça qualquer outro benefício específico. Portanto, o mais recomendável é consumi-lo com moderação, como um molho para saladas, por exemplo, dentro de uma dieta equilibrada.

Muitas pessoas consideram que o vinagre, por ser ácido, pode ajudar a queimar o excesso de gordura acumulada no corpo. No entanto, a verdade é que não existem alimentos ou bebidas que queimem gordura.

O que não se deve fazer?

  • Pular refeições.
  • Substituir água por vinagre.
  • Substituir alimentos por xícaras de vinagre.
  • Beber vinagre diariamente em grandes quantidades.
  • Manter maus hábitos de vida, recorrer a dietas ou produtos ‘milagrosos’, como vinagre de maçã ou água com limão.

O vinagre de maçã e seus usos culinários

Vinagre de maçã para temperar a salada

Na cozinha, o vinagre de maçã pode:

  • Ajudar a potencializar o sabor dos alimentos, sem a necessidade de adicionar muito sal.
  • Prolongar a preservação de alguns alimentos e impedir o crescimento de bactérias.
  • Macerar alguns alimentos crus, como legumes, carne ou peixe.
  • Desinfectar naturalmente vegetais (como a alface), pois ele remove microrganismos, vestígios de terra que podem ter ficado entre as dobras, folhas, etc.

Mas definitivamente não serve para perder peso de um dia para o outro, nem em três semanas ou seis meses, nem nunca. Também não serve para regular os níveis de glicose ou “limpar o organismo”. Por isso, não é útil bebê-lo em jejum ou junto com alguma refeição.

Como discutimos anteriormente, o vinagre de maçã pode irritar a mucosa estomacal e causar sérios danos a todo o sistema digestivo. Por esse motivo, seu consumo não é conveniente, mesmo que existam crenças que indiquem que funciona. Enquanto não houver evidências científicas, é melhor evitar correr riscos.

Leia: 3 erros que nos levam a comer mal

O que é mais recomendável para perder peso?

Para perder peso de maneira saudável, o ideal é perguntar ao médico quais são as melhores opções para você, dependendo das necessidades do seu organismo. Lembre-se de que nem todos são iguais e que é fundamental seguir as instruções de um especialista para obter benefícios reais.

Apoie-se em um estilo de vida saudável, não apenas no consumo de um determinado alimento ou bebida. Evite o sedentarismo, melhore seus hábitos alimentares e hidrate-se adequadamente. A sua saúde vai agradecer e saberá como retribuir esses cuidados.

5 segredos de beleza com vinagre de maçã que você precisa conhecer

5 segredos de beleza com vinagre de maçã que você precisa conhecer

Conheça alguns segredos de beleza com vinagre de maçã, um produto de origem orgânica valorizado na medicina natural há centenas de anos.



  • Nogueira, A., & Wosiacki, G. (2012). Apple Cider Fermentation. Handbook of Plant-Based Fermented Food and Beverage Technology.
  • Neal, Gabriel. ¿Es el vinagre bueno para la salud? Esta es la opinión de un médico. 2018. Buena vida. El País. [Disponible en línea].