O que significa sonhar que foi roubado?
Revisado e aprovado por a psicóloga Elena Sanz
Sonhar que você é roubado é uma experiência muito traumática. Embora não tenha nenhuma repercussão na realidade, as ações dentro do sonho podem fazer você se sentir ansioso, com medo, furioso e, claro, vulnerável. A experiência tem múltiplos significados, desde aqueles que correspondem a experiências passadas até tomar forma como uma metáfora para a sua vida.
O campo da interpretação dos sonhos deve ser considerado em suas nuances. Embora a partir da psicanálise tenha tentado formalizar-se, na realidade é uma área em que a especulação atinge sua expressão máxima. Que isto sirva de referência para você, para que você não condicione sua vida completamente às 7 interpretações de sonho que lhe damos abaixo.
7 interpretações de sonhar que você é roubado
Um sonho ocasional geralmente não tem uma grande interpretação em sua vida. Pelo contrário, sonhos repetitivos ou insistentes podem ser um sintoma de algo sobre o qual você está tentando se alertar. Deixamos-lhe 7 possíveis interpretações sobre sonhar que é roubado.
1. Medo de ser roubado ou consequências de um roubo
A relação mais direta com o motivo de você ter sonhos em que é roubado é que você foi o protagonista de um evento semelhante. Você pode ter visto uma notícia sobre um assalto perto de sua casa ou pode ter ouvido uma história de roubo de uma pessoa que você conhece. Você também pode ter sido roubado recentemente ou no passado e por algum motivo essa memória se despertou em você.
Não é incomum que vítimas de roubo desenvolvam estresse pós-traumático. Por sua vez, e de acordo com estudos e pesquisas, também é comum a manifestação de distúrbios do sono. Se você interagiu de alguma forma com um episódio de roubo (direta ou indiretamente), então você pode desenvolver sonhos nos quais essa ação é o protagonista.
2. Sua vida ou sua privacidade está exposta
Se você já foi vítima de um roubo, com certeza sabe que um dos sentimentos após ele é a vulnerabilidade. Você se sente vulnerável fisicamente e emocionalmente. Não só pela experiência em si (agressão, violência, etc.), mas também por suas repercussões (fuga de dados, acesso a informações pessoais etc.).
Por tudo isso, sonhar que você é roubado pode ser interpretado como uma metáfora. Ou seja, em sua vida real você foi vítima de um evento que expôs sua privacidade de uma forma ou de outra ou o fez se sentir vulnerável. Isso pode ser entendido de várias maneiras: desde a divulgação de um segredo pessoal até a exposição massiva a calúnias.
3. Alguém assumiu o crédito por algo que você fez
O termo roubo é frequentemente usado para se referir a uma apropriação injusta de algo. Roubar uma ideia, roubar uma partida de futebol ou roubar um parceiro romântico são apenas alguns exemplos. Se nos ativermos a esta interpretação, sonhar com roubo pode indicar que alguém se apropriou de algo que você fez e você não se sente confortável com isso.
Isso pode ser extrapolado para algo mais geral, como o fato de você ter sido vítima de tratamento injusto ou de ter competido em condições desfavoráveis. Qualquer tipo de evento que você possa qualificar como injusto pode se traduzir em sonhar que está sendo roubado. Se é você quem comete o ato no sonho, então é uma indicação do seu inconsciente de que você está arrependido por algo injusto que fez.
4. Você não sente confiança em alguém próximo
Uma pessoa que foi vítima de um roubo quase sempre desenvolverá sentimentos de desconfiança. Ele o fará, independentemente de o ato ser físico ou emocional. Assim, sonhar com um roubo pode ser um sinal de que você desconfia de alguém próximo a você.
Pode ser um colega de trabalho, um amigo, um membro da família ou seu próprio parceiro. Você não desconfia que ele possa roubar algo de você, mas o faz em relação a sua lealdade, seus valores, sua fidelidade ou sua honestidade. Sua atitude ambígua, seus palpites ou os rumores que você ouviu podem fazer você desconfiar dessa pessoa, mesmo que você não tenha provas concretas sobre isso.
5. Você perdeu algo muito importante em sua vida
A consequência material mais importante após um roubo é a perda de algo que você aprecia ou que lhe pertenceu. Nos sonhos, essa ação pode exemplificar a perda que você teve na vida real. Pode ser de um objeto que você não consegue encontrar, de alguém que não faz mais parte da sua vida ou de algo muito mais abstrato como o amor, a felicidade ou a esperança.
6. Você teve perdas econômicas (ou as terá)
Uma interpretação diferente da ideia acima é que o roubo no sonho pode ser uma metáfora para dificuldades financeiras passadas, presentes ou futuras. Por exemplo, dinheiro investido na bolsa de valores, em um bem material, em ações ou em um empreendimento no qual você depositou todas as suas economias.
Como o ato de ser roubado exemplifica a perda material, em seus sonhos isso pode se traduzir como uma preocupação que você tem com suas finanças. As que você perdeu, as que você está perdendo ou as que você está prestes a perder. Esta é uma interpretação muito explícita que você pode facilmente corroborar na vida real.
7. Você perdeu o controle de sua vida
O último significado do sonho de ser roubado que lhe oferecemos opera em um contexto específico: sonhar que seu carro é roubado. Esta é uma experiência de sonho muito comum, que pode ser traduzida como uma perda de direção, horizonte, independência ou controle geral de sua vida. Suas mãos não estão mais firmes no volante, então você perdeu o leme que dá estabilidade à sua vida.
Todas as interpretações de sonhar que foi roubado têm lugar no seu dia a dia. Você só precisa estabelecer as linhas que permitem unir pontos em comum, assim você encontrará o motivo pelo qual está tendo esses sonhos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Barone, D. A. (2020). Dream enactment behavior—a real nightmare: a review of post-traumatic stress disorder, REM sleep behavior disorder, and trauma-associated sleep disorder. Journal of Clinical Sleep Medicine, 16(11), 1943-1948. Disponible en: https://jcsm.aasm.org/doi/full/10.5664/jcsm.8758
- Spoormaker, V. I. & Montgomery, P. (2008). Disturbed sleep in post-traumatic stress disorder: secondary symptom or core feature? Sleep medicine reviews, 12(3), 169-184. Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1087079207001219
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.