O que significa sonhar com um labirinto?

O significado de sonhar com um labirinto envolve descobrir a simbologia por trás dele. Ensinaremos tudo sobre esse assunto nas próximas linhas.
O que significa sonhar com um labirinto?

Última atualização: 08 janeiro, 2022

Os labirintos são uma das estruturas de maior simbolismo para a humanidade. Todos se lembram do famoso mito do labirinto de Creta, que é o ponto de partida para a popularidade desta cidade no Ocidente. Sonhar com um labirinto é muito comum e a interpretação está ligada a várias nuances do cotidiano. Ensinaremos 6 possíveis interpretações para essa experiência onírica.

O impacto dos labirintos na nossa cultura não é pequeno. Ainda hoje os designs labirínticos são muito populares, sem falar na maneira como estão integrados à arte ou arquitetura. Pense por exemplo no filme O iluminado (1980) ou no labirinto de gelo na Polônia que surpreendeu a internet há alguns anos. Vejamos o significado de sonhar com um labirinto.

6 explicações sobre sonhar com um labirinto

Se você já sonhou com labirintos certamente não soube que tipo de interpretação fazer em relação ao significado desse sonho. De fato ele pode ser muito ambíguo, especialmente se você não conseguir estabelecer uma relação com a sua vida real. Para encontrar a explicação para sonhar com um labirinto você precisa avaliar a sua vida, e a partir dela obter as conclusões pertinentes.

O problema acontece quando você faz o oposto: tenta tirar conclusões forçadas dos seus sonhos. A seguir apresentamos 6 interpretações possíveis para sonhar com um labirinto, todas com uma característica prática ou material.

1. Busca espiritual

A primeira interpretação que os especialistas dão para sonhar com um labirinto está relacionada à busca espiritual. Em muitas culturas o labirinto simboliza o caminho do mundo dos vivos ao dos mortos. Em suma, o início simboliza o nascimento, a jornada significa a vida e o fim a morte.

Também pode te interessar: O que significa sonhar com a morte

A humanidade construiu sistemas de organização de crenças para interpretar esse caminho, o que o antecede e o que o precede. A nível formal chamamos esses sistemas de religiões, mas a nível informal podemos classificá-los apenas como crenças. Se você está no meio de uma batalha espiritual em relação à sua fé, crenças ou sobre o que pensa sobre vida e morte, você pode sonhar com um labirinto.

2. Você está emocionalmente ou fisicamente perdido

Pessoas que se sentem perdidas sonham com um labirinto.
Uma das interpretações mais naturais de sonhar com um labirinto é exatamente se sentir perdido em algum aspecto da vida.

Uma vez que existe apenas um caminho seguro entre dezenas de opções para completar um labirinto, sonhar com esse local pode ser uma metáfora de que se está perdido. Você pode se sentir assim tanto física quanto emocionalmente, de forma que esse sonho também está relacionado a sentimentos como angústia ou solidão.

Por exemplo, você pode estar em um relacionamento insatisfatório ou morar em um lugar onde não deseja estar. Você pode ter um emprego que te deixa infeliz ou as suas relações sociais são inexistentes. Qualquer coisa relativa à perda de rumo em algum aspecto da sua vida pode fazer com que você sonhe com um labirinto: consumo de drogas, depressão, dificuldades financeiras e assim por diante.

3. Você está testando as suas habilidades

Conseguir sair de um labirinto exige habilidades e destrezas bastante importantes. Pense agora em um labirinto hipotético de vários quilômetros. Dependendo da sua destreza, habilidade espacial, engenhosidade ou determinação, pode levar de várias horas a dias para sair dele. Por exemplo, no mito grego, Teseu usa o fio de Ariadne para voltar ao ponto de partida.

Isso pode ser interpretado para a sua vida como se você estivesse passando por uma experiência difícil que exige toda a sua engenhosidade, concentração ou comprometimento. Pode ser um estágio probatório em um novo emprego, a responsabilidade de cuidar de um recém-nascido, a abertura de uma empresa ou o período de provas da faculdade. O seu progresso no sonho reflete a sua evolução na vida real.

4. Você deseja viajar

Já mencionamos que o labirinto exemplifica a jornada da vida à morte. Isso também pode ser interpretado como qualquer tipo de jornada na qual você se depara com vários obstáculos para completar. Levando esse significado em consideração, podemos sintetizar os seguintes argumentos pelos quais você pode sonhar com labirintos:

  • Você está se preparando para uma viagem que colocará todas as suas habilidades à prova.
  • Você deseja adicionar mais aventura à sua vida, mas alguns medos podem estar te impedindo de fazer isso.
  • Você está cansado da rotina e da monotonia e quer fazer uma mudança drástica, deixando tudo para trás para começar uma nova vida.
  • Você é uma pessoa aventureira e está planejando a maior viagem que já fez.

Neste caso nos referimos a uma viagem física, embora ela também possa ser interpretada como uma viagem mais abstrata. Em qualquer caso se trata de algo que você deseja fazer apesar das dificuldades. O sonho é mais um lembrete que você faz a si mesmo para reafirmar o quanto você deseja fazer isso.

5. Você está reprimindo os seus demônios

Sonhar com um labirinto pode significar que você está reprimindo emoções.
Ignorar emoções ou experiências negativas acaba cobrando seu preço mais cedo ou mais tarde. Às vezes isso pode inclusive afetar os nossos sonhos.

No mito grego, Dédalo construiu o labirinto de Creta para prender o Minotauro dentro dele. Nas crenças antigas era atribuída aos labirintos a capacidade de capturar o mal ou os espíritos. É por isso que encontramos alguns antes de entrar em um templo ou algum tipo de edifício. Em qualquer caso, o uso de um labirinto como receptáculo das trevas é uma constante em muitas culturas.

Se levarmos essa interpretação em consideração, sonhar com um labirinto pode ser uma maneira de você dizer a si mesmo que está reprimindo os seus demônios. Você está evitando um encontro com eles, optando por trancá-los dentro de você. Por demônios queremos dizer danos emocionais como depressão, inseguranças, traumas, baixa autoestima e outros.

6. Você está em um estágio de renascimento

Voltando à analogia do labirinto como uma viagem, é importante considerar que todo viajante passa por uma transformação ao longo do caminho. Obviamente os obstáculos que você enfrenta nos oferecem experiência e sabedoria, bem como uma visão completamente diferente de algumas coisas em relação a quem nós éramos quando a viagem começou. Pense, por exemplo, na jornada de Ulisses na Odisséia.

Em termos gerais, podemos sintetizar essa ideia como se estivéssemos no meio de um estágio de renascimento. Aquele no qual você está abandonando dogmas, paradigmas, ideologias ou pensamentos e os substituindo por uma nova forma de ver o mundo. Se você sonha que sai de um labirinto, essa pode ser a constatação de que você completou a sua viagem.

As interpretações mostradas são simbólicas e sempre têm relação com a sua vida. Você deve considerar as associações relevantes para que possa escolher que tipo de significado pode atribuir ao seu sonho com um labirinto.

This might interest you...
O que significa sonhar que você está sendo perseguido?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
O que significa sonhar que você está sendo perseguido?

Qual é o significado de sonhar que você está sendo perseguido? Descubra 6 interpretações possíveis para este sonho tão comum.



  • Dudeja, J. P. Labyrinth walking: Origin, patterns, significance, walking procedures and spiritual benefits. International Journal of Yogic, Human Movement and Sports Sciences. 2018; 3(2 Part K), 666-673.
  • Geoffrion, J. K., & Louët, A. P. Medieval Marvels: Fifty-Three Eleven-Circuit Manuscript Labyrinths. 2020.