O que significa a cor vermelha?
O significado da cor vermelha pode ser interpretado de várias maneiras. Para a maioria das pessoas é uma cor que evoca calor (fogo), paixão, erotismo, sexualidade e, claro, guerra. Foi uma das primeiras cores a ser utilizada na arte pictórica, além de uma das mais frequentes na natureza (insetos, frutas e plantas).
Essa cor corresponde às frequências do comprimento de onda que oscilam entre 618 e 780 nanômetros. No espectro newtoniano (e portanto também no arco-íris) ocupa o primeiro lugar. É a cor com maior alcance em comprimento e os valores abaixo dos mencionados são chamados de infravermelho. Eles não podem ser enxergados pelo olho humano.
Características da cor vermelha
O vermelho é uma cor primária; isso significa que não requer a geração da combinação de outras cores. Dentro da teoria da cor, também é rotulado como uma cor quente junto com o amarelo e o laranja. Podemos rastrear etimologicamente a palavra de volta ao proto-indo-europeu, embora seu uso para nomear cores seja relativamente novo.
Pode te interessar: Os alimentos afrodisíacos realmente existem?
Algumas curiosidades interessantes sobre ele:
- Os especialistas usam o termo aposematismo para descrever a qualidade de alguns animais para alertar sua toxicidade por meio da cor. Insetos, anfíbios e répteis usam a cor vermelha como sinal de perigo.
- Pessoas que não conseguem ver a cor vermelha têm protanopia.
- O sangue fica vermelho devido à presença de hemoglobina oxigenada (por isso o tom do sangue arterial é mais intenso do que o do sangue venoso).
- Tradicionalmente, tem sido usado como um sinal de perigo. Pense nos termos alerta vermelho, código vermelho, botão vermelho e bandeiras vermelhas (geralmente as vemos nas praias).
- Desde a União Soviética, a cor vermelha foi associada ao comunismo (praticamente todos os movimentos em seu nome levantaram uma bandeira dessa cor).
- É uma cor que frequentemente encontramos em bandeiras de todo o mundo. Por exemplo, faz parte da República Popular da China, Albânia, Peru, Canadá, Marrocos, Tunísia e Venezuela, entre outros.
- Ele tem sido usado por vários séculos para tornar explícitos os diferentes partidos políticos.
- O vermelho é usado na religião católica para se referir ao sangue derramado no Evangelho e ao Espírito Santo (é por isso que os papas usam vermelho).
- Segundo os pesquisadores, apenas 2% das pessoas no mundo são ruivas.
- Um fenômeno conhecido como espalhamento de Rayleigh faz com que alguns pores do sol e amanheceres pareçam vermelhos.
- O planeta Marte em nosso Sistema Solar também é conhecido como planeta vermelho.
Essas são apenas algumas curiosidades relacionadas a essa cor. Podemos citar milhares mais, mas elas servem de referência para mostrar que se trata de uma cor muito presente no dia a dia. Também podemos pensar sobre o significado da cor vermelha de um ponto de vista psicológico. Falaremos sobre isso na próxima seção.
Significado da cor vermelha em psicologia
Existe uma disciplina ou ramo da psicologia conhecido como psicologia das cores. Estuda a possível influência das cores no comportamento, pensamento ou humor das pessoas. De acordo com alguns pesquisadores, a cor vermelha desencadeia reações predominantemente negativas, como evitação, ameaça ou perigo.
Leia também: O que significa a cor azul?
Outros especialistas descobriram que as pessoas que têm empatia com a cor vermelha tendem a pensar e agir de forma mais hostil. Deixamos vocês com algumas reflexões interessantes sobre o significado da cor vermelha em psicologia:
- A cor vermelha está associada ao aumento da paixão ou excitação (muitos itens de lingerie são vermelhos por esse motivo).
- A exposição a tons de vermelho geralmente causa fúria, energia ou excitação. Há evidências de que o vermelho aumenta a freqüência cardíaca.
- Ao contrário do que acontece com a cor azul, e segundo estudos, a cor vermelha estimula o apetite. É por isso que ele é usado em restaurantes, embalagens de alimentos e assim por diante.
- A cor vermelha pode despertar sentimentos de agressão ou raiva.
- Também pode transmitir a sensação de poder ou dominação (é por isso que é usado no boxe, luta livre e roupas esportivas semelhantes).
- Dada a relação cultural, as pessoas associam a cor ao amor. É por isso que pode potencializar situações românticas e, portanto, a secreção de hormônios.
O significado da cor vermelha adquire uma interpretação diferente da psicologia. Destacamos o caráter ambivalente que pode ter: despertar sentimentos amorosos e ao mesmo tempo estimular a raiva ou o ódio. Isso a torna uma das cores mais particulares que existem.
A cor vermelha em diferentes culturas
Não podemos acabar este post sem antes apontar o significado da cor do ponto de vista de outras culturas. Embora já tenhamos feito isso parcialmente nas linhas anteriores, aqui estão outras características de interesse:
- A cor vermelha é a mais utilizada na arte pictórica dos primeiros humanos. Para isso, usaram ocre, hematita em pó e outras composições.
- A cor vermelha é usada como cosmético desde os egípcios. As mulheres usavam ocre para avermelhar as faces e os lábios (há evidências de que também pintavam as unhas e tingiam os cabelos).
- No Antigo Testamento, é associado ao pecado ou ao mal: “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve” diz no Livro de Isaías. Lembre-se da associação popular de demônio ou inferno com essa cor também..
- Em corridas de carruagem no final do Império Romano, um dos dois pilotos usava vermelho.
- Era uma cor predominante nas pinturas renascentistas.
- Durante a Revolução Francesa, os jacobinos hastearam a bandeira vermelha e as vestimentas dessa cor.
- As prostitutas tradicionalmente se vestem de vermelho para se diferenciar.
- Na China, a cor vermelha tem uma interpretação positiva. É por isso que a vemos freqüentemente em diferentes manifestações de sua cultura.
- Na Índia, o vermelho é a cor tradicional dos vestidos de noiva.
Esses exemplos ajudam a verificar o destaque e a variedade de interpretações que o vermelho tem na história da humanidade. A variedade de tons disponíveis em seu espectro regula os fatores psicológicos mencionados.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- AL‐Ayash, A., Kane, R. T., Smith, D., & Green‐Armytage, P. The influence of color on student emotion, heart rate, and performance in learning environments. Color Research & Application. 2016; 41(2): 196-205.
- Fetterman, A. K., Liu, T., & Robinson, M. D. Extending color psychology to the personality realm: Interpersonal hostility varies by red preferences and perceptual biases. Journal of personality. 2015; 83(1): 106-116.
- Heckert, D. M., & Best, A. Ugly duckling to swan: Labeling theory and the stigmatization of red hair. Symbolic Interaction. 1997; 20(4): 365-384.
- Piotrowski, C., & Armstrong, T. Color Red: Implications for applied psychology and marketing research. Psychology and education-An Interdisciplinary Journal. 2012; 49: 55-57.
- Rojas, B., Valkonen, J., & Nokelainen, O. Current biology. 2015; 25(9): R350-R351.
- Thorndike, A. N., Sonnenberg, L., Riis, J., Barraclough, S., & Levy, D. E. A 2-phase labeling and choice architecture intervention to improve healthy food and beverage choices. American journal of public health. 2012; 102(3): 527-533.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.