5 dicas para cuidar dos pés neste verão

07 Novembro, 2020
O verão é uma época em que o risco de infecções nos pés aumenta. Portanto, é importante implementar alguns cuidados. O que devemos ter em mente? Descubra a seguir.

Cuidar dos pés no verão é tão importante quanto em qualquer outra época do ano. Entretanto, é época de férias e a maioria das pessoas tem mais tempo livre. Isso, somado ao clima e ao aumento das temperaturas, faz com que muitos dos hábitos diários mudem.

Embora alguns ignorem, no verão expomos nosso pés a infecções e agressões na pele. A troca de calçados, atividades com os pés descalços e as piscinas criam um ambiente ideal para a proliferação de bactérias e fungos. Para evitar isso, queremos compartilhar algumas dicas.

Por que é importante cuidar dos pés no verão?

Os pés são uma das partes mais importantes do corpo. Eles agem como um suporte, permitem que mantenhamos uma postura e, além disso, sem eles não seria possível andar ou correr. Apesar disso, muitas pessoas não lhes dão a atenção que merecem.

Em épocas como o verão, os pés ficam mais expostos a fatores que afetam a sua saúde, uma vez que o calor e a umidade criam um ambiente propício para o crescimento de microrganismos infecciosos. Além disso, as atividades ao ar livre aumentam o risco de lesões e calosidades.

É normal frequentar áreas públicas como piscinas ou praias, nas quais há contato direto com bactérias, fungos e outros elementos que tornam esta zona do corpo vulnerável. Portanto, as infecções e doenças não demoram muito para aparecer. Como cuidar dos pés nessa situação?

Pés submersos em piscina
No verão, os pés ficam expostos a ambientes onde há muitos fungos e bactérias infecciosas, como é o caso das piscinas.

Dicas para cuidar dos pés no verão

Conforme detalhado em um estudo publicado na revista médica Annals of Family Medicine, durante o verão a incidência de problemas nos pés aumenta. Por exemplo, eles costumam ficar inchados devido ao acúmulo de líquidos, o que pode ser muito desconfortável.

Além disso, o fato de usar calçados abertos, como sandálias ou chinelos, torna essa área mais exposta a qualquer trauma. Pelo contrário, ao usar sapatos com um bom suporte e cobertura, é possível amortecer melhor as pancadas. Vejamos em detalhes algumas recomendações para cuidar dos pés no verão.

1. Escolha o calçado certo

É importante ter em mente qual calçado devemos escolher para cada ocasião. Os chinelos não são adequados para exercícios ou caminhadas longas. No entanto, é aconselhável usá-los para se proteger ao pisar em áreas molhadas.

O motivo é o que apontamos antes: em áreas úmidas há a proliferação de fungos com mais facilidade. Por este motivo, não é aconselhável andar descalço em chuveiros comuns, em acesso a piscinas ou vestiários.

Descubra: O pé de atleta: tratamentos e métodos de prevenção

2. Não compartilhe elementos de uso pessoal

Não devemos compartilhar calçados, toalhas e outros itens de uso pessoal. Essas medidas ajudam a reduzir o risco de infecção e fazem parte de uma boa higiene. Usar os mesmos elementos que outras pessoas pode causar onicomicose, pé de atleta e outras doenças dos pés que são muito contagiosas.

3. Mantenha a higiene adequada

Quando se trata de cuidar dos pés no verão, não basta lavá-los com água e sabão. Se houver contato com a água, seja do chuveiro, do mar ou de piscinas, é preciso secá-los bem. A secagem deve incluir a área entre os dedos e as unhas.

4. Use protetor solar

A pele nesta região também é sensível a queimaduras solares. Por esse motivo, é aconselhável usar protetor solar no peito do pé e até na sola do pé. Segundo um artigo publicado no Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, o filtro solar minimiza as agressões dos raios ultravioleta e é fundamental para prevenir o fotoenvelhecimento.

Passar protetor solar nos pés
Devemos proteger os pés, assim como outras partes do corpo, com um bom filtro solar.

5. Aplicar produtos hidratantes

As condições climáticas do verão tendem a causar pés secos e com rachaduras. Para que isso não aconteça, deve-se aplicar hidratante várias vezes ao dia. Outra alternativa é usar óleo de coco, vaselina ou outra substância que forneça umidade.

Você pode se interessar: Remédios caseiros para hidratar os calcanhares secos

Outras dicas para cuidar dos pés no verão

  • É importante destacar que, em qualquer caso, é preferível usar sandálias estáveis ​​e que suportem bem o pé. Isso reduz o risco de quedas ou tropeções.
  • Além disso, não é recomendado o uso de esmaltes permanentes. Eles podem causar reações alérgicas e, além disso, fazem diminuir a transpiração nessa área, facilitando a proliferação de microrganismos.
  • Tentar remover calosidades ou asperezas com limas ou lixa não é a melhor opção. Estes elementos podem causar feridas que também favorecem as infecções.

Consulte o podólogo

Se você tiver dúvidas ou problemas, principalmente se já houver uma patologia nos pés, é melhor consultar um especialista. Visitar um podólogo frequentemente permite que você desenvolva um plano mais preciso para o cuidado dessa área do corpo em épocas como o verão.

  • Tiivel J. Foot care: a step in the right direction. Perspectives. 1999;23(2):22-25.
  • Steglińska, A., Jachowicz, A., Szulc, J., Adamiak, J., Otlewska, A., Pielech-Przybylska, K., & Gutarowska, B. (2019). Factors influencing microbiological biodiversity of human foot skin. International Journal of Environmental Research and Public Health, 16(18). https://doi.org/10.3390/ijerph16183503
  • McRitchie, M., Branthwaite, H., & Chockalingam, N. (2018). Footwear choices for painful feet – an observational study exploring footwear and foot problems in women. Journal of Foot and Ankle Research, 11(1). https://doi.org/10.1186/s13047-018-0265-2
  • Miikkola, M., Lantta, T., Suhonen, R., & Stolt, M. (2019). Challenges of foot self-care in older people: A qualitative focus-group study. Journal of Foot and Ankle Research, 12(1). https://doi.org/10.1186/s13047-019-0315-4
  • Nardin, R. A., Fogerson, P. M., Nie, R., & Rutkove, S. B. (2010). Foot temperature in healthy individuals: Effects of ambient temperature and age. Journal of the American Podiatric Medical Association, 100(4), 258–264. https://doi.org/10.7547/1000258
  • Liu, F., Allan, G. M., Korownyk, C., Kolber, M., Flook, N., Sternberg, H., & Garrison, S. (2016). Seasonality of ankle swelling: Population symptom reporting using google trends. Annals of Family Medicine, 14(4), 356–358. https://doi.org/10.1370/afm.1953