O que é a sopa Pho e quais são seus benefícios?
A sopa Pho é uma preparação vietnamita que pode proporcionar vários benefícios à saúde. É um caldo que combina vários tipos de nutrientes essenciais, pelo que pode ser incluída na dieta regularmente.
De fato, esta preparação se destaca por apresentar excelentes características organolépticas.
O que é a Sopa Pho?
Basicamente é um prato feito de caldo, com macarrão de arroz e ervas aromáticas. Além disso, podem ser incluídos ossos bovinos para aumentar o fornecimento de proteínas e colágeno. Também existe a opção de acrescentar carne vegetal para criar uma variedade vegetariana ou vegana.
Para obter um bom resultado, terá que ser cozida em fogo muito baixo por várias horas. Esta sopa é deliciosa a nível organoléptico e fornece uma grande quantidade de nutrientes e fitoquímicos.
Receita de Sopa Pho
A seguir, mostraremos como preparar uma saborosa receita de sopa Pho.
Ingredientes
- Para o caldo: 2 ossos (ou óleo de coco para uma versão vegetariana)
- 1 cebola média
- Gengibre fresco
- Pau de canela
- Cardamomo
- Cravo, 2
- Anis-estrelado
- Coentro
- Funcho
- Pimenta
- Para a sopa: 400 gramas de carne picada e também fatiada ( ou carne vegetal para uma opção vegetariana e saudável)
- 400 gramas de macarrão de arroz
- 100 gramas de broto de soja
- Sal a gosto
Passo a passo
- Coloque todos os ingredientes para o caldo em uma assadeira no forno a 180 graus Celsius por 20 minutos. É importante cobrir a bandeja com papel alumínio.
- Coloque esses ingredientes em uma panela com um litro de água fervente.
- Adicione sal.
- Deixe cozinhar por uma hora, retirando a espuma aos poucos.
- Quando o caldo estiver pronto, coe.
- Faça pequenas almôndegas com a carne picada e o sal.
- Coloque o caldo na panela e adicione o macarrão e as almôndegas.
- Deixe ferver por 2 minutos e depois acrescente a carne fatiada.
- Adicione o manjericão e os limões na hora de servir.
Benefícios da Sopa Pho
Entre os principais benefícios, a sopa Pho ajuda a manter o equilíbrio oxidativo no ambiente interno, pois é um prato que concentra muitos fitonutrientes em seu interior.
Estes neutralizam a formação de radicais livres e sua posterior acumulação nos tecidos do corpo. Esse efeito tem sido relacionado a um menor risco de desenvolver patologias complexas, de acordo com um estudo publicado no European Journal of Medicinal Chemistry.
Por outro lado, vale destacar o teor de proteína. Esses nutrientes ajudam a manter a massa magra em um estado funcional. Quando a ingesta é deficiente, podem ocorrer problemas de catabolismo muscular a médio prazo, conforme indica pesquisa publicada na revista Nutrients. Isso é conhecido como sarcopenia, uma doença que está associada a muitos problemas crônicos durante o final da idade adulta.
Da mesma forma, a sopa Pho é uma fonte de colágeno. Esta proteína faz parte da maioria das estruturas do corpo. A partir dos 30 anos, a síntese a nível endógeno é reduzida, pelo que é fundamental aumentar a presença deste elemento na dieta.
Além disso, alguns micronutrientes demonstraram ser capazes de melhorar a produção interna, como é o caso da vitamina C. É importante que sejam consumidos em doses suficientes.
Desvantagens da sopa Pho
Apesar dos efeitos positivos mencionados, nem tudo que reluz é ouro. A sopa Pho também tem algumas características que podem não ser totalmente positivas para alguns grupos. Por exemplo, tem muito sódio.
Este mineral tem sido associado a um risco aumentado de desenvolver hipertensão em pessoas geneticamente predispostas. Aqueles com histórico de problemas cardiovasculares podem precisar moderar o consumo.
Além disso, é um prato bastante energético. Isso vai depender do tipo de macarrão e da carne utilizada. É uma preparação com alta densidade nutricional, portanto, o consumo excessivo pode causar um ganho de peso a médio prazo. O resultado é um aumento da inflamação no ambiente interno, que condiciona a eficiência das funções fisiológicas vitais.
Sopa Pho, uma preparação com muitos nutrientes de qualidade
Como você viu, a sopa Pho contém uma grande quantidade de nutrientes de qualidade. Pode ser incluída no contexto de uma alimentação variada e equilibrada com o objetivo de manter uma boa saúde a médio prazo.
No entanto, deve-se ter cuidado com os ingredientes selecionados para evitar a ingestão excessiva de calorias.
Por fim, não esqueça que algumas pessoas têm que reduzir o consumo de minerais devido a problemas no funcionamento dos órgãos. Nesse caso, será o médico que oferecerá indicações precisas a esse respeito. Alguns micronutrientes podem interagir com regimes medicamentosos, portanto sua ingestão deve ser controlada para evitar disfunções em nível fisiológico.
Pode interessar a você...