O que é a sopa Pho e quais são seus benefícios?
A sopa Pho é uma preparação vietnamita que pode proporcionar vários benefícios à saúde. É um caldo que combina vários tipos de nutrientes essenciais, pelo que pode ser incluída na dieta regularmente.
De fato, esta preparação se destaca por apresentar excelentes características organolépticas.
O que é a Sopa Pho?
Basicamente é um prato feito de caldo, com macarrão de arroz e ervas aromáticas. Além disso, podem ser incluídos ossos bovinos para aumentar o fornecimento de proteínas e colágeno. Também existe a opção de acrescentar carne vegetal para criar uma variedade vegetariana ou vegana.
Para obter um bom resultado, terá que ser cozida em fogo muito baixo por várias horas. Esta sopa é deliciosa a nível organoléptico e fornece uma grande quantidade de nutrientes e fitoquímicos.
Receita de Sopa Pho
A seguir, mostraremos como preparar uma saborosa receita de sopa Pho.
Ingredientes
- Para o caldo: 2 ossos (ou óleo de coco para uma versão vegetariana)
- 1 cebola média
- Gengibre fresco
- Pau de canela
- Cardamomo
- Cravo, 2
- Anis-estrelado
- Coentro
- Funcho
- Pimenta
- Para a sopa: 400 gramas de carne picada e também fatiada ( ou carne vegetal para uma opção vegetariana e saudável)
- 400 gramas de macarrão de arroz
- 100 gramas de broto de soja
- Sal a gosto
Passo a passo
- Coloque todos os ingredientes para o caldo em uma assadeira no forno a 180 graus Celsius por 20 minutos. É importante cobrir a bandeja com papel alumínio.
- Coloque esses ingredientes em uma panela com um litro de água fervente.
- Adicione sal.
- Deixe cozinhar por uma hora, retirando a espuma aos poucos.
- Quando o caldo estiver pronto, coe.
- Faça pequenas almôndegas com a carne picada e o sal.
- Coloque o caldo na panela e adicione o macarrão e as almôndegas.
- Deixe ferver por 2 minutos e depois acrescente a carne fatiada.
- Adicione o manjericão e os limões na hora de servir.
Benefícios da Sopa Pho
Entre os principais benefícios, a sopa Pho ajuda a manter o equilíbrio oxidativo no ambiente interno, pois é um prato que concentra muitos fitonutrientes em seu interior.
Estes neutralizam a formação de radicais livres e sua posterior acumulação nos tecidos do corpo. Esse efeito tem sido relacionado a um menor risco de desenvolver patologias complexas, de acordo com um estudo publicado no European Journal of Medicinal Chemistry.
Por outro lado, vale destacar o teor de proteína. Esses nutrientes ajudam a manter a massa magra em um estado funcional. Quando a ingesta é deficiente, podem ocorrer problemas de catabolismo muscular a médio prazo, conforme indica pesquisa publicada na revista Nutrients. Isso é conhecido como sarcopenia, uma doença que está associada a muitos problemas crônicos durante o final da idade adulta.
Da mesma forma, a sopa Pho é uma fonte de colágeno. Esta proteína faz parte da maioria das estruturas do corpo. A partir dos 30 anos, a síntese a nível endógeno é reduzida, pelo que é fundamental aumentar a presença deste elemento na dieta.
Além disso, alguns micronutrientes demonstraram ser capazes de melhorar a produção interna, como é o caso da vitamina C. É importante que sejam consumidos em doses suficientes.
Desvantagens da sopa Pho
Apesar dos efeitos positivos mencionados, nem tudo que reluz é ouro. A sopa Pho também tem algumas características que podem não ser totalmente positivas para alguns grupos. Por exemplo, tem muito sódio.
Este mineral tem sido associado a um risco aumentado de desenvolver hipertensão em pessoas geneticamente predispostas. Aqueles com histórico de problemas cardiovasculares podem precisar moderar o consumo.
Além disso, é um prato bastante energético. Isso vai depender do tipo de macarrão e da carne utilizada. É uma preparação com alta densidade nutricional, portanto, o consumo excessivo pode causar um ganho de peso a médio prazo. O resultado é um aumento da inflamação no ambiente interno, que condiciona a eficiência das funções fisiológicas vitais.
Sopa Pho, uma preparação com muitos nutrientes de qualidade
Como você viu, a sopa Pho contém uma grande quantidade de nutrientes de qualidade. Pode ser incluída no contexto de uma alimentação variada e equilibrada com o objetivo de manter uma boa saúde a médio prazo.
No entanto, deve-se ter cuidado com os ingredientes selecionados para evitar a ingestão excessiva de calorias.
Por fim, não esqueça que algumas pessoas têm que reduzir o consumo de minerais devido a problemas no funcionamento dos órgãos. Nesse caso, será o médico que oferecerá indicações precisas a esse respeito. Alguns micronutrientes podem interagir com regimes medicamentosos, portanto sua ingestão deve ser controlada para evitar disfunções em nível fisiológico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Neha, K., Haider, M. R., Pathak, A., & Yar, M. S. (2019). Medicinal prospects of antioxidants: A review. European journal of medicinal chemistry, 178, 687–704. https://doi.org/10.1016/j.ejmech.2019.06.010
- Prokopidis, K., Cervo, M. M., Gandham, A., & Scott, D. (2020). Impact of Protein Intake in Older Adults with Sarcopenia and Obesity: A Gut Microbiota Perspective. Nutrients, 12(8), 2285. https://doi.org/10.3390/nu12082285
- Lis, D. M., & Baar, K. (2019). Effects of Different Vitamin C-Enriched Collagen Derivatives on Collagen Synthesis. International journal of sport nutrition and exercise metabolism, 29(5), 526–531. https://doi.org/10.1123/ijsnem.2018-0385