O que é a sopa Pho e quais são seus benefícios?

Vamos mostrar-lhe o que é a sopa Pho e os efeitos positivos desta preparação na sua saúde. É fácil de preparar e fornece muitos nutrientes essenciais.
O que é a sopa Pho e quais são seus benefícios?

Última atualização: 30 julho, 2022

A sopa Pho é uma preparação vietnamita que pode proporcionar vários benefícios à saúde. É um caldo que combina vários tipos de nutrientes essenciais, pelo que pode ser incluída na dieta regularmente.

De fato, esta preparação se destaca por apresentar excelentes características organolépticas.

O que é a Sopa Pho?

Basicamente é um prato  feito de caldo, com macarrão de arroz e ervas aromáticas. Além disso, podem ser incluídos ossos bovinos  para aumentar o fornecimento de proteínas e colágeno. Também existe a opção de acrescentar carne vegetal para criar uma variedade vegetariana ou vegana.

Para obter um bom resultado, terá que ser cozida em fogo muito baixo por várias horas. Esta sopa é deliciosa a nível organoléptico e fornece uma grande quantidade de nutrientes e fitoquímicos.

Receita basca de zurrukutuna: sopa de alho e bacalhau
A sopa Pho é feita com caldo, macarrão de arroz, carne e ervas aromáticas.

Receita de Sopa Pho

A seguir, mostraremos como preparar uma saborosa receita de sopa Pho.

Ingredientes

  • Para o caldo: 2 ossos (ou óleo de coco para uma versão vegetariana)
  • 1 cebola média
  • Gengibre fresco
  • Pau de canela
  • Cardamomo
  • Cravo, 2
  • Anis-estrelado
  • Coentro
  • Funcho
  • Pimenta
  • Para a sopa: 400 gramas de carne picada e também fatiada ( ou carne vegetal para uma opção vegetariana e saudável)
  • 400 gramas de macarrão de arroz
  • 100 gramas de broto de soja
  • Sal a gosto

Passo a passo

  1. Coloque todos os ingredientes para o caldo em uma assadeira no forno a 180 graus Celsius por 20 minutos. É importante cobrir a bandeja com papel alumínio.
  2. Coloque esses ingredientes em uma panela com um litro de água fervente.
  3. Adicione sal.
  4. Deixe cozinhar por uma hora, retirando a espuma aos poucos.
  5. Quando o caldo estiver pronto, coe.
  6. Faça pequenas almôndegas com a carne picada e o sal.
  7. Coloque o caldo na panela e adicione o macarrão e as almôndegas.
  8. Deixe ferver por 2 minutos e depois acrescente a carne fatiada.
  9. Adicione o manjericão e os limões na hora de servir.

Benefícios da Sopa Pho

Entre os principais benefícios, a sopa Pho ajuda a manter o equilíbrio oxidativo no ambiente interno, pois é um prato que concentra muitos fitonutrientes em seu interior.

Estes neutralizam a formação de radicais livres e sua posterior acumulação nos tecidos do corpo. Esse efeito tem sido relacionado a um menor risco de desenvolver patologias complexas, de acordo com um estudo publicado no European Journal of Medicinal Chemistry.

Por outro lado, vale destacar o teor de proteína. Esses nutrientes ajudam a manter a massa magra em um estado funcional. Quando a ingesta é deficiente, podem ocorrer problemas de catabolismo muscular a médio prazo, conforme indica pesquisa publicada na revista Nutrients. Isso é conhecido como sarcopenia, uma doença que está associada a muitos problemas crônicos durante o final da idade adulta.

Da mesma forma, a sopa Pho é uma fonte de colágeno. Esta proteína faz parte da maioria das estruturas do corpo. A partir dos 30 anos, a síntese a nível endógeno é reduzida, pelo que é fundamental aumentar a presença deste elemento na dieta.

Além disso, alguns micronutrientes demonstraram ser capazes de melhorar a produção interna, como é o caso da vitamina C. É importante que sejam consumidos em doses suficientes.

Desvantagens da sopa Pho

Apesar dos efeitos positivos mencionados, nem tudo que reluz é ouro. A sopa Pho também tem algumas características que podem não ser totalmente positivas para alguns grupos. Por exemplo, tem muito sódio.

Este mineral tem sido associado a um risco aumentado de desenvolver hipertensão em pessoas geneticamente predispostas. Aqueles com histórico de problemas cardiovasculares podem precisar moderar o consumo.

5 alimentos adstringentes para se livrar da diarreia
A contribuição nutricional da sopa Pho é alta; portanto, seu consumo esporádico e moderado é recomendado.

Além disso, é um prato bastante energético. Isso vai depender do tipo de macarrão e da carne utilizada. É uma preparação com alta densidade nutricional, portanto, o consumo excessivo pode causar um ganho de peso a médio prazo. O resultado é um aumento da inflamação no ambiente interno, que condiciona a eficiência das funções fisiológicas vitais.

Sopa Pho, uma preparação com muitos nutrientes de qualidade

Como você viu, a sopa Pho contém uma grande quantidade de nutrientes de qualidade. Pode ser incluída no contexto de uma alimentação variada e equilibrada com o objetivo de manter uma boa saúde a médio prazo.

No entanto, deve-se ter cuidado com os ingredientes selecionados para evitar a ingestão excessiva de calorias.

Por fim, não esqueça que algumas pessoas têm que reduzir o consumo de minerais devido a problemas no funcionamento dos órgãos. Nesse caso, será o médico que oferecerá indicações precisas a esse respeito. Alguns micronutrientes podem interagir com regimes medicamentosos, portanto sua ingestão deve ser controlada para evitar disfunções em nível fisiológico.

Pode interessar a você...
Receita de tempero para fajitas e tacos para fazer em casa
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Receita de tempero para fajitas e tacos para fazer em casa

Você pode preparar o tempero para fajitas em casa, obtendo assim um produto de qualidade com muitos antioxidantes.



  • Neha, K., Haider, M. R., Pathak, A., & Yar, M. S. (2019). Medicinal prospects of antioxidants: A review. European journal of medicinal chemistry178, 687–704. https://doi.org/10.1016/j.ejmech.2019.06.010
  • Prokopidis, K., Cervo, M. M., Gandham, A., & Scott, D. (2020). Impact of Protein Intake in Older Adults with Sarcopenia and Obesity: A Gut Microbiota Perspective. Nutrients12(8), 2285. https://doi.org/10.3390/nu12082285
  • Lis, D. M., & Baar, K. (2019). Effects of Different Vitamin C-Enriched Collagen Derivatives on Collagen Synthesis. International journal of sport nutrition and exercise metabolism29(5), 526–531. https://doi.org/10.1123/ijsnem.2018-0385