9 alimentos fermentados para uma melhor saúde intestinal

Os alimentos fermentados são caracterizados por sua contribuição de bactérias benéficas que nos ajudam a melhorar nossa saúde digestiva geral e combater diferentes infecções recorrentes.
9 alimentos fermentados para uma melhor saúde intestinal

Última atualização: 27 julho, 2022

Os alimentos fermentados fazem parte da dieta humana há séculos e influenciam positivamente a saúde de muitas maneiras diferentes. Aqui estão os melhores alimentos fermentados para uma melhor saúde intestinal.

As bactérias benéficas que vivem dentro do corpo tornaram-se famosas por razões muito boas. Esses microorganismos ajudam a digestão a ser muito melhor. Portanto, é ideal estimular seu crescimento para melhorar e maximizar o bem-estar. Nesse sentido, uma das melhores formas de conseguir isso é por meio de alimentos fermentados.

Os alimentos fermentados são caracterizados por conterem bactérias probióticas semelhantes às que vivem no intestino. Estes são alguns dos alimentos fermentados que você pode incluir em sua dieta se quiser receber uma boa dose de probióticos.

1. Tempeh

Tempero de churrasco.

O tempeh é feito de soja fermentada naturalmente. Geralmente tem um sabor de noz leve e agradável. Este alimento é originário da Indonésia, onde é muito popular por seu teor de fibras, vitaminas e proteínas devido ao processo de fermentação. É frequentemente usado em dietas vegetarianas como substituto da carne.

Ao contrário do tofu, que também é um produto de soja, o tempeh tem sabor mais forte e textura mais firme. Se não for um ingrediente regular em sua dieta, sugerimos que você comece experimentando aos poucos até que seu paladar se acostume.

2. Missô

Missô é uma pasta feita de soja fermentada, grãos como cevada, arroz, trigo sarraceno, milho, centeio, trigo, sementes de cânhamo e sal marinho. Por outro lado , tem sido considerado um alimento curativo por muitos séculos na China e no Japão.

No entanto, sua real popularidade começou apenas cerca de cem anos atrás, devido ao fato de adicionar um sabor agradável aos alimentos. Este é um dos melhores alimentos fermentados porque:

  • Contém enzimas que melhoram a digestão.
  • Fornece carboidratos.
  • É rico em lipídios, vitaminas, minerais e proteínas.

O missô não pasteurizado pode reconstruir a flora intestinal ou a microbiota quando foi danificada por dietas ricas em carnes, açúcares e produtos químicos .

3. Chucrute

Pote com chucrute e salsa
Este método tradicional de preservação tem se mostrado um alimento probiótico saudável.

O chucrute é um dos alimentos fermentados mais consumidos na Alemanha e em partes da França, Polônia e Rússia . Este alimento é preparado fermentando folhas de repolho em água salgada.

A mistura é colocada em um recipiente anaeróbico para que o sal desidrate os vegetais e fermente adequadamente. Costuma ser usado como acompanhamento de pratos temperados com endro ou pimenta.

4. Iogurte

Os iogurtes probióticos são os mais comercializados e consumidos. Você não deve ter nenhum cuidado especial com eles, pois, embora sejam consumidos em grandes quantidades, não representam nenhum perigo à saúde.

Pelo contrário, ajudam a reduzir a incidência de infecções causadas por leveduras e regulam problemas como flatulência, diarreia ou prisão de ventre se você consumir pelo menos um copo por dia, de acordo com um estudo sobre as propriedades nutricionais do iogurte.

5. Kefir

probióticos
Ao ingerir probióticos criamos melhores condições para a flora intestinal, o que atenua os efeitos adversos da fibra

O kefir é um produto lácteo fermentado com fungos e bactérias com origem no Cáucaso. O leite é fermentado através de uma reação lacto-alcoólica que transforma a lactose em ácido lático.

A aparência do kefir é semelhante à couve-flor, mas com uma textura mais macia e gelatinosa. Este alimento é rico em probióticos, leveduras, lipídios e proteínas que promovem a saúde intestinal.

6. Kombuchá

O kombucha é uma bebida que é feita fermentando o chá ao qual o açúcar é adicionado como alimento para os microorganismos fermentarem. Os microrganismos que aparecem na cultura de kombucha são uma mistura de gêneros e espécies, e não apenas fungos (leveduras).

Por outro lado, o kombucha é valorizado há muitas gerações devido aos seus benefícios probióticos que o ajudarão a ter uma boa flora intestinal e melhorar o sistema imunológico. Este composto promove a produção de ácido hialurônico e melhora o seu metabolismo devido ao seu conteúdo de vitaminas do complexo B e enzimas digestivas.

Isso se traduz em um aumento em seus níveis de energia e uma melhora em sua saúde cardiovascular.

7. Kimchi

alimentos fermentados

O kimchi é outro dos alimentos fermentados e um dos mais consumidos na Coreia. É um alimento vivo que sofre uma ligeira fermentação láctica pela incorporação de sal , embora a sua preparação varie de acordo com a região onde é feito.

Na Coreia do Norte geralmente é preparado com uma quantidade menor de pimenta e sal. Na Coreia do Sul, o sal e a pimenta vermelha são frequentemente usados em grandes quantidades. O kimchi é rico em:

  • Cálcio.
  • Carotenos.
  • Proteínas.
  • Carboidratos.
  • Vitaminas (A, complexo B e C).

8. Natto

O natto é o resultado da fermentação de soja, é consumido há milhares de anos na cultura japonesa. É muito nutritivo e de fácil digestão, mas tem um sabor forte. Fornece vitaminas, enzimas, aminoácidos essenciais e nattokinase.

9. Queijo cru

O termo queijo cru refere-se àquele produto que não passou pelo processo de pasteurização. Não sendo submetido a este processo, o queijo cru contém uma grande quantidade de bactérias probióticas pertencentes ao gênero Lactobacillus como L. thermophillus, L. bifudus, L. bulgaricus e L. acidophilus.

Existe uma grande variedade de queijos crus diferentes, por isso seria impossível listar as melhores opções. No entanto, é importante ter em conta que é proveniente de animais, como ovelhas, vacas ou cabras, pois têm um sabor melhor.

Outros benefícios dos alimentos fermentados

Embora melhorar e manter a saúde intestinal seja um dos principais benefícios dos alimentos fermentados, o consumo desses produtos melhora o estado geral do organismo. Entre as vantagens de consumir este tipo de alimento encontramos as seguintes:

  • Eles melhoram o estado do sistema imunológico.
  • Eles ajudam a combater as alergias.
  • Eles reduzem os níveis de colesterol.
  • Eles melhoram a aparência da pele.
  • Eles contribuem para a perda de peso.

Se você nunca experimentou alimentos fermentados, pode começar a consumi-los colocando iogurte em smoothies, comendo sopa de missô ou bebendo um kefir refrescante. Além disso, os alimentos fermentados podem adicionar sabores e texturas diferentes e interessantes à sua dieta.

Pode interessar a você...
7 grandes benefícios do tofu, queijo de soja
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
7 grandes benefícios do tofu, queijo de soja

Neste artigo, compartilhamos todas as propriedades do tofu, bem como as formas mais adequadas de consumi-lo em nossa dieta diária.



  • Ehrlich, Steven D. (2011-05-24). “Lactobacillus acidophilus”. University of Maryland Medical Center (UMMC). Retrieved 2013-11-20.
  • Steinkraus, edited by Keith H. (1989). Industrialization of indigenous fermented foods. New York: M. Dekker. pp. 99–112
  • Jayabalan, Rasu (21 June 2014). “A Review on Kombucha Tea—Microbiology, Composition, Fermentation, Beneficial Effects, Toxicity, and Tea Fungus”. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety.  onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1541-4337.12073
  • Abshenas J, Derakhshanfar A, Ferdosi MH, Hasanzadeh S. 2012Protective effect of kombucha tea against acetaminophen‐induced hepatotoxicity in mice: a biochemical and histopathological studyComp Clin Pathol 21:1243–8.
  • Microbiological, technological and therapeutic properties of kefir: a natural probiotic beverage ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3833126/