O que é a linha alba, essa marca da gravidez?

· 12 de maio de 2018
A gestante vivencia várias mudanças biológicas que preparam o corpo para a gestação. Essas mudanças internas são refletidas a nível físico de várias maneiras. A linha alba é uma dessas expressões.

O aparecimento desta marca está ligado às alterações hormonais que ocorrem durante a fase de gestação. Por isso, torna-se mais perceptível no quarto ou quinto mês de gravidez. Esta ligeira alteração na pele das mulheres grávidas não acarreta qualquer desconforto.

O uso de produtos de branqueamento e exposição ao sol sem proteção deve ser evitado, uma vez que favorece o escurecimento desta marca em particular.

Crenças sobre a linha alba

Linha alba na mulher grávda

Por que a linha alba é objeto de superstições? Há muitas pessoas que atualmente mantêm o mito de que a forma da linha alba pode ser um indicador do sexo do bebê.

Coloquialmente, é assegurado que se a linha alba for mais escura acima do umbigo, o bebê que nascerá será uma menina. Se for o contrário, o bebê será do sexo masculino.

No entanto, é importante notar que, embora em alguns casos possa coincidir, essa abordagem entre a linha alba e o sexo do bebê não tem base científica. É simplesmente um mito que se expandiu muitos anos atrás.

Veja também: As mudanças climáticas poderão eliminar o sexo masculino da raça humana?

Cuidado que você deve ter para que a linha alba desapareça

Mulher usando creme durante a gravidez para cuidar da linha alba.

É importante notar que você não pode evitar 100% que a linha alba apareça. Pode-se prevenir, fazendo todo o possível para cuidar da pele durante a gravidez, o que também minimiza o impacto das estrias.

A aplicação das dicas a seguir ajudará você a manter a pele saudável durante os nove meses de gestação:

  • Mantenha a pele dos seus seios e abdômen hidratado durante toda a gravidez.
  • Escolha os cremes enriquecidos com vitamina E.
  • Aplique-os duas vezes ao dia através de massagens circulares. Além disso, você pode pedir ao seu parceiro para ajudá-lo a massagear sua pele. Você vai se sentir muito relaxada.
  • Você deve manter uma boa hidratação ao longo do dia. Recomenda-se beber água em pequenos goles a cada meia hora. Se você sentir vontade de ir ao banheiro, não segure o desejo.
  • Consumir alimentos ricos em vitamina A, C e E. Eles ajudarão você com a elasticidade da pele, e sua regeneração.

O mais comum é que após o parto, após 3 meses, a linha alba desapareça por si só, até ficar invisível. Se isso não acontecer e você também tiver  mancha escura no rosto, consulte um dermatologista.

Recomendamos que você leia:5 dicas para reduzir o desconforto do hipotireoidismo durante a gravidez

Por que a linha alba é uma marca que você deveria apreciar?

Linha alba durante a gravidez

Você estará se perguntando: por que eu deveria apreciar uma marca escura no meu corpo? Bem, as razões são muitas. Esta marca representa a gravidez, um estágio único na vida de toda mulher. Além disso, mesmo que você não goste, para muitas pessoas é uma marca verdadeiramente bonita.

A linha alba é vida, é gênese, é começo. Não se prive de mostrar isso. Pelo contrário, sinta orgulho de tê-la. É perfeita em sua barriga. Atualmente, com plataformas digitais, é muito fácil ter ideias criativas para se divertir com essa linha mística.

Há mães que desenham figuras desta linha. Há outros que indicam o quanto sua linha mede. Os mais ousados ​​escrevem frases espirituosas sobre isso. A melhor linha para caligrafia! Se você se atrever, não se esqueça de tirar uma foto do momento. Seu filho, crescendo, vai rir muito das palhaçadas de sua mãe quando ela estava grávida.

Por outro lado, esta marca não é a única que vai estar “presente” na sua gravidez. Seus mamilos ficarão mais escuros. Inclusive, é possível que uma ou duas marcas marrons apareçam no seu rosto. Todos estes sinais geralmente desaparecem alguns meses após o parto.

Depois de ter explicado o que é a linha alba, queremos que você se sinta orgulhosa desta marca significativa, que nada mais é do que um reflexo de sua essência reprodutiva. Agradeça pela sua gravidez e se gabe da sua linha alba, se ela aparecer.

Tirou suas dúvidas sobre a linha de alba? Agora compartilhe esta informação com seu parceiro, familiares, ou outras mulheres grávidas.