O que é a linha alba, essa marca da gravidez?
Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas
O aparecimento desta marca está ligado às alterações hormonais que ocorrem durante a fase de gestação. Por isso, torna-se mais perceptível no quarto ou quinto mês de gravidez.
Esta ligeira alteração na pele das mulheres grávidas não acarreta qualquer desconforto. Da mesma forma, de acordo com um estudo publicado pela Universidade de Guayaquil em 2016, é importante fazer ultrassom e ficar atenta a isso. Portanto, se você quiser saber que beleza se esconde por trás desse fenômeno, nós te convidamos a continuar lendo.
Crenças sobre a linha alba
Por que a linha alba é objeto de superstições? Há muitas pessoas que atualmente mantêm o mito de que a forma da linha alba pode ser um indicador do sexo do bebê.
Com base nisso, acredita-se que se a linha alba for mais escura acima do umbigo, o bebê que nascerá será uma menina. Se for o contrário, o bebê será do sexo masculino.
No entanto, é importante notar que, embora em alguns casos possa coincidir, essa abordagem entre a linha alba e o sexo do bebê não tem base científica. Na verdade, é apenas uma crença popular. No entanto, isso não significa que você não possa levar isso em consideração, se quiser.
Veja também: As mudanças climáticas poderão eliminar o sexo masculino da raça humana?
Cuidado que ajudam a prevenir a linha alba
É importante notar que você não pode evitar 100% que a linha alba apareça. No entanto, pode ser evitada – até certo ponto – fazendo o que puder para cuidar da sua pele durante a gravidez (o que também ajuda a minimizar o impacto das estrias).
Por esse motivo, se você seguir as orientações do ginecologista e aplicar as dicas a seguir, ajudará a manter a pele saudável durante os nove meses de gravidez:
- Mantenha a pele dos seus seios e abdômen hidratado durante toda a gravidez. Seja generosa nas aplicações e não deixe tantos dias passarem entre uma aplicação e outra.
- Escolha os cremes enriquecidos com vitamina E. Estes devem ser aplicados duas vezes ao dia por meio de massagens circulares. Além disso, você pode pedir ao seu parceiro para ajudá-la a massagear sua pele. Assim, você se sentirá mais relaxada.
- Você deve manter uma boa hidratação ao longo do dia. Se possível, tente beber água em pequenos goles a cada meia hora.
- Além disso, consuma alimentos ricos em vitamina A, C e E. Eles ajudarão você com a elasticidade da pele, e sua regeneração.
O mais comum é que após o parto, após 3 meses, a linha alba desapareça por si só. Se isso não acontecer e você também tiver mancha escura no rosto, consulte um dermatologista.
Recomendamos que você leia:5 dicas para reduzir o desconforto do hipotireoidismo durante a gravidez
Por que a linha alba é uma marca que você deveria apreciar?
Você estará se perguntando: por que eu deveria apreciar uma marca escura no meu corpo? Bem, as razões são muitas. Esta marca representa a gravidez, um estágio único na vida de toda mulher. Além disso, mesmo que você não goste, para algumas mães é uma marca bonita devido ao seu simbolismo.
A linha alba é vida, é gênese, é começo. Não se prive de mostrá-la. Pelo contrário, sinta orgulho de tê-la.
Além disso, hoje em dia, com as plataformas digitais é fácil obter ideias criativas para se divertir com esta linha mística. Na verdade, há mães que fazem desenhos dela; e há outros que apontam sua altura.
Da mesma forma, as mais ousadas escrevem frases espirituosas em cima porque… É a melhor linha para caligrafia! Se tiver coragem, não esqueça de tirar uma foto do momento. Seu filho, à medida que crescer, vai rir muito das “travessuras” de sua mãe quando ela estava grávida.
Por outro lado, a Academia Espanhola de Dermatologia e Venerologia explica que esta marca não é a única que dará visibilidade à gravidez. Assim, os mamilos também ficarão mais escuros e é possível que apareça uma mancha marrom ocasional no rosto. No entanto, geralmente elas desaparecem alguns meses após o parto.
O lindo presente que se esconde por trás
Depois de termos explicado o que é a linha alba, queremos que você se sinta orgulhosa desta marca significativa; que nada mais é do que um reflexo da essência reprodutiva. Agradeça por este presente na forma de gravidez e mostre sua linha, se ela aparecer.
Já entendeu o que é a linha alba? Agora, compartilhe essas informações com seu parceiro, família ou outras mulheres grávidas; e aproveite cada sinal de vida que seu corpo lhe dá.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Rath, A. M., Attali, P., Dumas, J. L., Goldlust, D., Zhang, J., & Chevrel, J. P. (1996). The abdominal linea alba: An anatomo-radiologic and biomechanical study. Surgical and Radiologic Anatomy. http://doi.org/10.1007/BF01627606
- Naraynsingh, V., Maharaj, R., Dan, D., & Hariharan, S. (2012). Strong linea alba: Myth or reality? Medical Hypotheses. http://doi.org/10.1016/j.mehy.2011.11.004
- Guerra Tapia, A. (2013). Embarazo y piel. Cambios fisiológicos y trastornos con repercusión estética. Actas Dermo-Sifiliográficas. https://www.actasdermo.org/es-embarazo-piel-cambios-fisiologicos-trastornos-articulo-13028741
- Fernández Barriga, Nuria (2017). Mitos en el embarazo. Realidad científica. Universidad de Valladolid. Facultad de Enfermería de Valladolid. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/24483.
- Yanez Contreras, J. B. (2016). Tesis. Recuperado a partir de http://repositorio.ug.edu.ec/handle/redug/34201
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.