Nunca desista! Sete filmes que nos motivam a lutar pelos nossos sonhos

O cinema pode ser muito inspirador e nos dar aquele empurrãozinho que falta para realizarmos os nossos sonhos quando nos identificamos com os personagens e histórias.
Nunca desista! Sete filmes que nos motivam a lutar pelos nossos sonhos

Última atualização: 27 maio, 2022

Inspiração e motivação: dois pontos fundamentais quando se trata de trabalhar para atingir os nossos objetivos. O cinema tem uma magia que nos convida a pensar que somos capazes, que é possível e vamos conseguir tudo o que nos propusermos a fazer. São muitos os filmes que nos motivam a lutar pelos nossos sonhos, nos colocando no lugar dos protagonistas e fazendo até parecer que a história contada é a nossa.

Durante a nossa vida enfrentamos diversas adversidades, mas sempre encontramos uma mão amiga que nos encoraja a seguir em frente e não desistir. A seguir mostraremos sete filmes que transmitem valores como esperança, otimismo, alegria, perseverança, honestidade, entre outros. Vamos descobri-los juntos?

Nunca desista! Sete filmes que nos motivam a lutar pelos nossos sonhos.
Alguns filmes nos ajudam a repensar as nossas vidas e lutar pelos nossos sonhos.

1. Antes de partir

Dois pacientes terminais e uma lista de desejos e coisas que eles querem fazer antes de morrer são o enredo deste filme. Ele conta a história de dois homens que se conhecem no hospital durante o tratamento de um câncer de pulmão.

Eles se tornam amigos e decidem fugir para realizar todas as coisas que sempre quiseram fazer, mas que acabavam sendo adiadas. Protagonizado por dois grandes nomes do cinema como Jack Nicholson e Morgan Freeman, este filme nos faz considerar quais são as prioridades das nossas vidas.

Você tem uma lista de desejos que está esperando há anos para ser cumprida? Quando começará a marcá-los como concluídos? É hora de começar a trabalhar: faça isso antes de partir!

2. Comer Rezar Amar

Baseado no romance autobiográfico de Elizabeth Gilbert, Comer Rezar Amar é um filme que nos motivará a não parar quando acontece uma tragédia, um abandono ou uma depressão, e nos convidará a trilhar novos caminhos em busca de um propósito.

Após o divórcio, a protagonista fica na rua, sem dinheiro e com uma tristeza que cala a sua alma. Nesse contexto, ela decide visitar três países, Itália, Índia e Indonésia, onde viverá experiências que a ajudarão a se valorizar, amar a si mesma e perceber o que realmente importa na vida.

3. Jerry Maguire – A Grande Virada

Tom Cruise interpreta Jerry Maguire, um bem sucedido agente dos principais atletas de futebol que trabalha para a maior agência de patrocínio de estrelas do esporte.

Quando ele propõe uma mudança de paradigma na representação dos clientes da empresa, promovendo uma gestão mais honesta do dinheiro, é demitido. Ele terá que que recomeçar do zero e conquistar novos clientes… Será que ele conseguirá?

Baseado em uma história real, este filme nos ajuda a descobrir o potencial que todos carregamos dentro de nós e que devemos explorar em nosso benefício e dos que nos rodeiam.

4. Quem Quer Ser um Milionário

Este filme ganhou 8 Oscars, incluindo o de melhor filme em 2008. Ele conta a história de Jamal, um menino hindu que viveu em uma pobreza extrema que o levou a sofrer a exploração infantil e a não poder frequentar a escola.

Movido pelo desejo de se destacar em meio a um contexto tão adverso, ele decide participar de um concurso de perguntas e respostas em um programa de televisão. Se vencer, finalmente poderá sair da miséria e viver como realmente deseja.

A mensagem do filme é clara, e nos convida a não permanecer imersos em um ambiente que nos é prejudicial e lutar para alcançar os nossos sonhos. Ele nos incentiva a ter fé em nós mesmos e acreditar que somos pessoas capazes de fazer tudo o que nos propusermos.

5. Sociedade dos Poetas Mortos

Sim, passaram-se mais de 30 anos desde a estreia deste filme, mas seus valores e mensagem continuam mais relevantes do que nunca. O novo professor de literatura (Robin Williams) de uma escola tradicional para meninos muito rigorosa vai revolucionar a forma de pensar de seus alunos.

Além da leitura de livros, ele incentiva os alunos a aprenderem a pensar por si mesmos, de forma crítica e questionando as ordens e decisões que seus pais tomaram por eles. Essa é uma joia do cinema que é sempre bom rever para não esquecer quem somos e quem queremos ser.

Nunca desista! Sete filmes que nos motivam a lutar pelos nossos sonhos.
A sétima arte ajuda a nos lembrar que tudo é possível quando lutamos pelo que queremos.

6. A corrente do bem

Este é um dos filmes que nos motivam a lutar pelos nossos sonhos que mais tem inspirado as pessoas a se unirem para ajudar os outros. Com um elenco de estrelas, incluindo Haley Joel Osment, Kevin Spacey, Helen Hunt e Jon Bon Jovi, essa história atinge o nosso coração em cheio.

Trevor tem 11 anos e quando seu novo professor de Estudos Sociais lhes dá uma tarefa muito especial, que mudará a vida dele e de centenas de pessoas para sempre. A tarefa é que cada aluno tenha uma ideia para mudar o mundo. A criança tem uma iniciativa solidária que gradualmente atinge cada vez mais adeptos, pois é impossível recusar participar de uma iniciativa tão bela.

O importante dessa história é que ela nos permite ver como quando cada um oferece sua pequena contribuição o mundo começa a mudar, porque as pessoas que vivem nele geram uma mudança pessoal que se traduz em uma mudança social.

7. A vida é bela

Este é um filme que tem de tudo: risos, lágrimas e uma trama em que o amor de um pai por seu filho não conhece limites, mesmo quando o mundo desmorona completamente.

A história se passa em um campo de concentração nazista, quando esse movimento estava finalmente chegando ao fim. Gido é um homem judeu que foi separado de sua esposa e levado com o filho para um desses campos para ser explorado e morto.

Gido sabe que a vida de seu filho está em jogo, e está determinado a protegê-lo recriando situações lúdicas que farão a criança pensar que tudo é um jogo de sobrevivência. Esse é um filme tão bonito quanto emocionante, que nos convida a olhar para o lado positivo das situações, mesmo que o contexto é tremendamente sombrio e sem esperança.

Também pode te interessar: 6 filmes sobre o amor que te farão chorar

Filmes que nos motivam a lutar pelos nossos sonhos: um final aberto

Embora existam muitos filmes que realmente são uma fonte de inspiração, escolhemos esses pois eles são um bom resumo dos valores que queremos incentivar. É essencial trabalhar pelos nossos sonhos e não permitir que o ambiente os tire de nós. Não somos as nossas circunstâncias, somos nós que podemos mudá-las para que elas atuem a nosso favor.

Por fim, lembremos que o fim não está definido e que um final feliz é relativo, pois a felicidade é vivida de forma diferente dependendo onde estamos. Nos despedimos com um “Continua”…

Pode interessar a você...
7 casais mais românticos do cinema norte-americano
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
7 casais mais românticos do cinema norte-americano

Sem dúvida, eles nos fizeram chorar, suspirar e rir. Estes são os casais mais românticos do cinema, que com certeza você os conhece e assistiu os f...



  • Cousins, M. (2005). Historia del cine. Barcelona: Blume.
  • Lera, J. M. C. (2009). Historia del cine mundial. Filmhistoria online19(2-3).
  • Ebert, R. (2006). Grandes peliculas/Great Movies (Vol. 2). Ediciones Robinbook.
  • Cabrera, J. (2015). Cine: 100 años de filosofía: una introducción a la filosofía a través del análisis de películas (Vol. 302623). Editorial Gedisa.
  • del Moral Roncal, A. M. (1997). Aproximación al análisis de películas en las aulas de Ética. Comunicar, (9).
  • Freixa, P. (2015). Reportajes especiales en los cibermedios. Análisis de diez años de Premios Goya y Oscar Awards