Nova pirâmide de alimentação saudável
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Para sermos saudáveis devemos nos alimentar adequadamente. A melhor maneira de conseguir isso é consumindo produtos de diferentes grupos alimentares. Além disso, devemos complementar nossa dieta com atividades que beneficiam e fortalecem nosso corpo, exercitando-nos com frequência.
Recentemente a Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária (SENC) introduziu guias alimentares inovadoras. Além disso, introduziu melhorias na pirâmide de alimentação, para que uma vida saudável possa ser construída. Isso lhe dará uma melhor qualidade de vida.
Tenha um estilo de vida saudável: base da nova pirâmide de alimentação
Uma das maiores mudanças introduzidas na pirâmide alimentar foi na base dela. O primeiro passo da pirâmide de alimentação recomenda levar um estilo de vida saudável, realizando pelo menos 60 minutos de exercício por dia.
A base para uma dieta saudável é exercitar-se regularmente, para manter um peso adequado. Você pode realizar qualquer tipo de exercício. O importante é manter nosso corpo em forma, aumentar o desempenho, e fortalecer nosso sistema imunológico e cardiovascular. Isso ajudará a evitar doenças degenerativas.
Ao se exercitar será mais fácil evitar distúrbios alimentares mantendo um equilíbrio energético adequado. Isto é, você estará certificando-se de dar ao seu corpo energia suficiente para realizar todas as suas atividades.
No caso de ter dado ao corpo as porções necessárias, o esporte irá ajudá-lo a queimar as calorias extras. Desta forma você evita que se acumulem na forma de gordura.
Consumir todos os grupos alimentares
O segundo passo da nova pirâmide de alimentação é seguir uma dieta que inclua todos os grupos alimentares. Cereais integrais, como grãos integrais, batatas, e outros carboidratos preparados de forma saudável estão incluídos.
Igualmente, você deve consumir frutas e legumes 2 ou 3 vezes por dia. Frutas e legumes contribuem com nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, por isso devemos consumi-los diariamente.
Recomendamos consumir frutas em vez de sobremesas com alto teor de açúcar processado e gorduras. Elas são uma boa opção para matar o desejo de algo doce sem prejudicar o seu corpo, ou correr o risco de obesidade ou excesso de peso.
Os produtos lácteos também devem fazer parte do nosso dia a dia. Se você é intolerante à lactose pode optar por produtos sem gordura. Além disso, se estamos cuidando da dieta podemos optar por versões com pouca gordura.
Finalmente, incluem-se carnes brancas, frango e peixe, de preferência cozidas na grelha, ou com o mínimo de gordura possível. Complemente com ovos e outras proteínas vegetais.
Descubra: Por que devemos comer ovos várias vezes por semana?
Produtos ocasionais
No topo da nova pirâmide alimentar estão os alimentos que devem ser consumidos ocasionalmente e com moderação. Estes incluem carnes vermelhas e embutidos.
Para que esses alimentos sejam benéficos e não sejam um revés para sua dieta, você deve evitar cozinhá-los com gordura. É sempre ideal acompanhá-los com vegetais e gorduras saudáveis.
Da mesma forma, você pode consumir bebidas alcoólicas de maneira responsável. Já sabemos que essas bebidas, como vinho tinto, vinho branco, e cerveja, podem trazer alguns benefícios.
No entanto é melhor reduzi-los à uma taça por semana no máximo. Além disso, é ideal sempre manter a hidratação antes e depois de consumir álcool.
Entre os alimentos que só devem ser consumidos esporadicamente estão aqueles que contêm uma grande porcentagem de gorduras saturadas e açúcares. Este é o caso de donuts, sorvetes, doces, salgados ou lanches.
Leia este artigo: 7 suplementos que deveríamos tomar todos os dias para alcançar uma saúde ideal
Suplementos nutricionais
Os suplementos alimentares estão no topo da nova pirâmide de alimentação saudável. Em geral, você deve comer o mais variado possível, para que sua dieta lhe dê o que precisa.
No entanto, pode ser que você precise de uma ajuda extra. Se este for o seu caso, pergunte ao seu médico, pois eles devem ser fornecidos com a orientação de um profissional.
Suplementos podem ajudar a cobrir deficiências de nutrientes essenciais. No entanto, eles não devem ser usados para substituir um alimento específico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Wilkinson TJ., Shur NF., Smith AC., Exercise as medicine in chronic kidney disease. Scand J Med Sci Sports, 2016. 26 (8): 985-8.
- Bron PA., Kleerebezem M., Brummer RJ., Cani PD., et al., Can probiotics modulate human disease by impacting intestinal barrier function? Br J Nutr, 2017. 117 (1): 93-107.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.