Logo image
Logo image

Náusea depois do sexo: é normal?

4 minutos
Experimentar náuseas após o sexo pode ser preocupante, especialmente quando o sintoma se repete. A que se deve? Quando consultar o médico? Neste espaço detalhamos.
Náusea depois do sexo: é normal?
Leonardo Biolatto

Revisado e aprovado por médico Leonardo Biolatto

Última atualização: 08 dezembro, 2022

Você já sentiu náuseas após o sexo? Isso pode ter assustado você, especialmente se não for um evento isolado, mas acontecer com você com relativa frequência. É possível que você tenha discutido isso com pessoas próximas a você e isso não acontece com mais ninguém, apenas com você. É uma situação anormal?

A esse respeito, existem várias opiniões. Enquanto alguns o consideram um sintoma perigoso, outros acreditam que é normal ou decorre de causas benignas. Para que você pare de pensar em tudo isso, hoje vamos explicar por que você pode sentir náuseas após o sexo.

É comum sentir náuseas após o sexo?

Se você já se fez essa pergunta, deve saber que a resposta é não: não é tão comum sentir náuseas após o sexo. Portanto, ao discuti-lo com outras pessoas, as opiniões podem ser divididas. De qualquer forma, não é para torná-lo uma questão de extrema preocupação.

Embora, como diz Lauren Streicher, ginecologista e diretora médica do Centro de Medicina Sexual e Menopausa da Northwestern Medicine, não seja um sintoma tão raro quanto alguns pensam; na verdade, ele tem vários gatilhos.

A esse respeito, destaca-se que o nervo pudendo encontra-se na região pélvica, que inerva a genitália externa. Essa é a que transmite as sensações de prazer; porém, quando a penetração é intensa, ocorre fricção e às vezes o colo do útero é atingido.

Além disso, outros fatores associados à náusea após o sexo são apontados, como: o aumento súbito da frequência cardiovascular (algo que também ocorre com o exercício); e alterações hormonais, uma vez que os orgasmos são acompanhados pela liberação de altas doses de ocitocina.

Some figure
Algumas pessoas experimentam náuseas e distúrbios digestivos depois de fazer sexo. Embora seja uma situação rara, pode ter múltiplas causas.

Razões pelas quais você pode sentir náuseas após o sexo

Quando há náusea após o sexo, experimenta-se uma sensação de vertigem, como se tudo estivesse girando, acompanhada de um desejo incontrolável de vomitar (embora nem sempre chegue a isso). Por que acontece? O que se esconde por trás desse desconforto? Vamos ver suas possíveis causas.

Ansiedade

Uma das primeiras razões pelas quais você pode sentir náuseas após o sexo é a ansiedade. Uma resposta emocional que pode ocorrer com vários sintomas, como despersonalização, dor de cabeça, tontura, zumbido nos ouvidos ou vontade de vomitar. É importante buscar atenção psicológica para encontrar métodos eficazes para controlá-la.

Veja: Sexo tântrico: tudo o que você precisa saber

Desidratação

Fazer sexo faz com que você sue, então você está perdendo líquidos que devem ser reabastecidos. Se você não estava bem hidratado antes do sexo, é provável que sinta náuseas depois. No caso de você ter ingerido álcool, a situação pode piorar. Para evitar isso, certifique-se de beber bastante água antes e depois do sexo.

Sexo anal

O sexo anal também pode gerar náuseas após o encontro íntimo. Os motivos podem ser diversos, desde a ansiedade mencionada até outros problemas, como hemorroidas ou fissuras anais.

Tenha em mente que essa parte do corpo não é naturalmente lubrificada, então, se você fizer isso novamente, certifique-se de fazê-lo com cuidado e ter bastante lubrificante à mão.

Dor pélvica

A dor pélvica ocorre quando o pênis entra em contato com o colo do útero. Se a relação sexual for indelicada, a náusea pode aumentar. A dor pélvica pode ser um sinal de doença inflamatória pélvica, ou PID. Frequentemente afeta mulheres com menos de 35 anos, conforme indicado pelo Manual MSD.

Endometriose

A endometriose é um problema que afeta muitas mulheres, algumas das quais ainda não diagnosticadas. É uma condição que faz com que o tecido do útero cresça fora dele, causando dor durante a relação sexual, sangramento e até náusea após o sexo. Portanto, diante desses sintomas, é aconselhável ir ao médico imediatamente.

Leia também: Disforia pós-sexo: tudo que você precisa saber

Miomas

Outra razão pela qual você pode sentir esse sintoma após seus encontros sexuais é o aparecimento de fibromas. São tumores não cancerígenos, conhecidos como “miomas. Em algumas mulheres, eles também causam dor, além de náuseas, após o sexo, incluindo sangramento intenso durante o período menstrual.

Transtorno de aversão sexual

Por último, mas com menos frequência, a náusea após o sexo pode estar associada com uma disfunção sexual, que por sua vez é produto de um possível trauma, ter sofrido um estupro, ter tido uma educação dura em que o sexo foi censurado, entre outros motivos.

Some figure
Por trás da náusea após o sexo pode haver uma doença subjacente. Portanto, é aconselhável consultar um médico.

É necessário ir ao médico?

Como você pode ver, existem condições subjacentes que podem explicar a náusea após o sexo. Devido a isso, é conveniente consultar o médico quando o sintoma se repetir várias vezes. Você também deve prestar atenção a outros sinais, como dor ou sangramento. Isso pode ajudar no diagnóstico.

Se além da náusea houver dor de cabeça, zumbido nos ouvidos ou dificuldade para respirar, é necessário procurar ajuda profissional para tratar a ansiedade. Uma vez avaliados esses sintomas, o médico determinará se é necessário encaminhar para uma consulta psicológica.

Quando ocorre apenas ocasionalmente, sem outros sintomas associados, não há com o que se preocupar. Pode ser algo pontual. De qualquer forma, na dúvida, vale a pena realizar um check-up médico.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Eskenazi, B. y Warner, ML (1997). Epidemiología de la endometriosis. Clínicas de obstetricia y ginecología de América del Norte , 24 (2), 235-258.
  • Fernandez, H., Gervaise, A. y De Tayrac, R. (2002). Fibromas uterinos. EMC-Ginecología-Obstetricia , 38 (2), 1-11.
  • Montoro, M., Lera, I., & Ducons, J. (2006). Náuseas y vómitos. In Problemas comunes en la práctica clínica. Gastroenterología y Hepatología (pp. 17-36). Ediciones Jarpyo Madrid.
  • Ugarte, P. S. (2007). Enfermedad pélvica inflamatoria: diagnóstico y complicaciones. Revista Peruana de Ginecología y Obstetricia53(4), 234-239.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.