Naproxeno: para que serve?

25 Outubro, 2020
A farmacocinética abrange os processos de absorção, distribuição, metabolismo e eliminação de medicamentos. Nesse sentido, o naproxeno é administrado por via oral, apresentando uma rápida absorção no trato gastrointestinal.

O naproxeno é um medicamento analgésico que pertence à grande família de AINEs, também conhecidos como analgésicos anti-inflamatórios não esteroides. É um medicamento contraindicado, entre outras situações, para pacientes que sofrem de úlcera gastroduodenal, bem como mulheres grávidas ou que estão amamentando.

A razão para isso é que, como veremos mais adiante, o naproxeno atravessa a placenta e parte é excretada no leite materno. Este medicamento é administrado a adultos, principalmente por via oral, em doses de 250 mg, duas vezes ao dia, a cada 12 horas. A dose máxima é de 1000 mg.

Principais indicações do naproxeno

Pode ser usado como antipirético e como analgésico. Tem um efeito semelhante ao da aspirina, mas tem uma melhor tolerância. Além desses dois efeitos, também é um medicamento anti-inflamatório usado no tratamento de doenças reumáticas, como:

  • Artrite reumatoide.
  • Osteoartrite.
  • Espondilite anquilosante.
  • Artrite gotosa.

Também é indicado para o tratamento de dor leve a moderada, como a que ocorre nos casos de tendinite, bursite, dor dentária, dismenorreia ou enxaqueca.

Por outro lado, o naproxeno, por ter efeitos antipiréticos, pode ser usado no tratamento de episódios febris e no alívio dos sintomas associados a resfriados.

Pessoa tomando medicamentos
O naproxeno é indicado para doenças como artrite reumatoide, osteoartrite e espondilite anquilosante. Além disso, ajuda no tratamento de outras doenças comuns.

Saiba mais sobre os AINEs

O naproxeno, como já sabemos, é um medicamento analgésico anti-inflamatório não esteroide, pertencendo ao grupo de medicamentos mais prescritos. A razão para isso é que eles apresentam uma grande variedade de indicações.

Quanto à maneira como desencadeiam a ação, o naproxeno e todos os analgésicos não opioides têm o mesmo mecanismo de ação. Esses analgésicos são capazes de inibir a ação da enzima ciclo-oxigenase. Como consequência desta inibição, a síntese da formação de prostaglandinas é inibida, especificamente, PGE e PGL.

As prostaglandinas são substâncias proteicas que participam de vários processos fisiológicos, como reações inflamatórias, produção de dor e febre. Devido a isso, com a inibição da enzima envolvida em sua síntese, todos esses sintomas podem ser controlados.

Leia também: Ibuprofeno: 7 alternativas naturais

Principais reações adversas do naproxeno

O naproxeno é um dos AINEs mais bem tolerados pelos pacientes. No entanto, como todos os medicamentos do mercado, o naproxeno não está isento de produzir uma série de efeitos adversos. Efeitos adversos a medicamentos são todos os eventos esperados que ocorrem involuntariamente com o tratamento medicamentoso.

Nesse sentido, o naproxeno pode causar uma série de distúrbios digestivos, como:

Se administrado por via retal:

  • Desconforto anal.
  • Úlcera gastroduodenal.
  • Lesões hepáticas.

Por outro lado, também é capaz de desencadear distúrbios nervosos, como dores de cabeça, tontura ou perda de consciência, entre outros. Outros efeitos colaterais que ocorrem com o tratamento com naproxeno são:

  • Surdez temporária.
  • Agranulocitose.
  • Reações alérgicas.
  • Alterações na pele.

Farmacocinética: o que acontece com o naproxeno no corpo?

Analgésicos
O naproxeno é administrado por via oral e é rapidamente absorvido. Para sua distribuição no corpo, ele precisa se ligar às proteínas plasmáticas.

A farmacocinética abrange os processos de absorção, distribuição, metabolismo e eliminação de medicamentos. Nesse sentido, o naproxeno é administrado por via oral, apresentando rápida absorção no trato gastrointestinal.

Aproximadamente 2-4 horas após a administração, o naproxeno atinge seus níveis plasmáticos máximos. Seu tempo de meia-vida (t1/2) é de 12 a 15 horas, ou seja, é o tempo necessário para eliminar metade da concentração plasmática do medicamento.

Por outro lado, para sua distribuição pelo organismo, ele precisa se ligar às proteínas plasmáticas. Especificamente, une-se quase inteiramente, chegando a 99%. Esse fato é importante porque favorece a interação com outros fármacos que também se ligam às proteínas plasmáticas para sua distribuição, o que pode gerar um quadro tóxico se as medidas necessárias não forem tomadas.

O naproxeno é capaz de atravessar as barreiras placentárias e hematoencefálicas, portanto, é preciso ter cautela com a sua administração. Finalmente, é metabolizado no fígado e é eliminado na urina em 95% e parcialmente no leite materno.

Descubra: Medicamentos que provocam sonolência excessiva

Conclusão

O naproxeno é um AINE usado principalmente para tratar sintomas de doenças reumáticas. No entanto, possui muitas outras indicações.

As gestantes e lactantes, bem como pessoas com úlcera gastroduodenal, não devem tomar este medicamento, pois pode ocasionar sérias consequências.

Em caso de dúvidas, recomendamos que você consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar naproxeno. Assim, será possível evitar eventuais complicações futuras e irreversíveis.

  • Hall, D., Bolinske, T., & Sinatra, E. (2010). Naproxen. In The Essence of Analgesia and Analgesics. https://doi.org/10.1017/CBO9780511841378.051
  • Bombardier, C., Laine, L., Reicin, A., Shapiro, D., Burgos-Vargas, R., Davis, B., … Schnitzer, T. J. (2000). Comparison of upper gastrointestinal toxicity of rofecoxib and naproxen in patients with rheumatoid arthritis. New England Journal of Medicine. https://doi.org/10.1056/NEJM200011233432103
  • Law, S., Derry, S., & Moore, R. A. (2013). Naproxen with or without an antiemetic for acute migraine headaches in adults. Cochrane Database of Systematic Reviews. https://doi.org/10.1002/14651858.CD009455.pub2
  • Brutzkus JC, Varacallo M. Naproxen. [Updated 2019 Feb 28]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2019 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK525965/