O que fazer se não me sinto valorizada pelo meu parceiro?

Algumas pessoas acham que o seu parceiro não valoriza o relacionamento. Elas chegam a ter problemas de autoestima por causa disso. Aprenda a identificar se este é o seu caso e descubra o que você pode fazer a respeito.
O que fazer se não me sinto valorizada pelo meu parceiro?

Última atualização: 17 Março, 2021

Cada vez mais pessoas buscam consultas psicológicas com a seguinte questão: “Não me sinto valorizada pelo meu parceiro: o que posso fazer?” Diante dessa pergunta, as respostas podem estar mais próximas do que você imagina.

É normal desejar o reconhecimento do parceiro. Na verdade, como mostram alguns estudos, a felicidade, em geral, é complementada pela felicidade em um relacionamento.

Se as coisas não estão indo bem com o seu parceiro, você pode não se sentir nada feliz. A seguir, queremos propor algumas sugestões para que você possa superar esse sentimento de falta de valorização no seu relacionamento.

Por que eu não me sinto valorizada pelo meu parceiro?

Em primeiro lugar, pergunte-se: quando você começou a sentir que seu parceiro não valoriza você? Essa resposta pode ser particular dependendo de cada relacionamento. No entanto, algumas pesquisas explicam quando as coisas estão indo bem, e isso acontece nas seguintes ocasiões:

  • Quando há confiança.
  • Não há rancores ou ressentimentos no casal.
  • Eles sabem como se perdoar.
  • Andam juntos na vida, sem deixar seus objetivos de lado.
  • Gostam de andar de mãos dadas.
  • Se comunicam pelo menos uma vez por dia para ver como está indo o trabalho.
  • Se mostram com orgulho para o mundo e não têm medo ou vergonha de serem vistos juntos.
  • Eles vão para casa e se abraçam.
  • Todas as manhãs, eles dizem “eu te amo” ou “bom dia”.
  • Tentam ir para a cama ao mesmo tempo.
  • Eles têm interesses em comum, entre outros.

Se algum desses pontos falhar, ou a maioria deles, é provável que o relacionamento não esteja funcionando muito bem. Casais que se valorizam arrumam tempo e não usam o “tenho muito trabalho” como desculpasentem orgulho do parceiro e dão apoio, além de reconhecer e comemorar reciprocamente as suas conquistas.

Mulher e homem em crise na relação
Os relacionamentos funcionais são caracterizados pelo seu bom nível de confiança e comunicação. Se isso falhar e outros itens também estiverem faltando, as coisas provavelmente não estão funcionando bem.

O que fazer se não me sinto valorizada pelo meu parceiro?

Se você sente que seu parceiro não está lhe dando o valor que você merece, é melhor começar a avaliar o seu relacionamento. De acordo com pesquisas a esse respeito, a qualidade das nossas relações afeta o desenvolvimento pessoal e o bem-estar.

Ou seja, se você não se sente bem no seu relacionamento e considera que outras áreas da sua vida estão sendo afetadas, comece por analisar as seguintes orientações:

  • Veja o quanto você se valoriza. Esse fator é crucial, e vale a pena se perguntar se você se coloca em primeiro ou em último lugar no relacionamento. Quanto você dá de si mesmo? Você está sempre disposto a ceder? Você é sempre complacente? Você faz de tudo para manter o outro ao seu lado? Responder sim a essas perguntas pode indicar que você precisa melhorar a sua autoestima.
  • Reserve um tempo para você. Nem toda a sua vida pode ser centrada em torno do seu parceiro. Comece a sair com seus amigos, conversar com outras pessoas, fazer atividades das quais você gosta ou que te ajudem a se sentir bem.
  • Não fique em silêncio. Você pode recorrer a uma pessoa de confiança e se expressar. Fechar-se em um mundo isolado nunca é saudável.
  • Comunique-se com o seu parceiro. Faça isso o mais francamente possível. Diga a ele como você se sente e ouça suas respostas para determinar mais apropriadamente se seus sentimentos são justificados ou não.
  • Diga ao seu parceiro o que você deseja. Faça isso de forma assertiva. Talvez você queira passar mais tempo junto, fazer atividades em conjunto ou assumir certas responsabilidades. Expresse como a atitude dele afeta os seus sentimentos.
  • Decida. Se você está completamente convencida de que seu parceiro não a valoriza, então talvez seja o momento de tomar decisões considerando os prós e os contras desse relacionamento.
Homem abusivo
Se você sente que seu parceiro não valoriza você, seja firme. Você deve se colocar em primeiro lugar antes de mergulhar em um relacionamento que vai afetar negativamente a sua autoestima.

Quando buscar ajuda psicológica?

Se você acha que já tentou de tudo, mas não está obtendo resultados, é provável que precise procurar apoio psicológico. Talvez você esteja experimentando um tipo de apego doentio ou uma relação com uma pessoa tóxica.

É importante identificar o que realmente está acontecendo para, junto com o terapeuta, traçar um plano que o ajude a superar essa situação para começar a ter um maior bem-estar em sua vida.

Lembre-se de que você é capaz de tudo e não depende de uma única pessoa para ser feliz, pois a sensação de bem-estar e felicidade reside apenas em você.

It might interest you...
Como recuperar a autoestima após uma separação
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como recuperar a autoestima após uma separação

Terminar um relacionamento pode ser doloroso, por isso, daremos algumas dicas de como recuperar a autoestima após uma separação.



  • Gutiérrez, José & Aragón, Sofía & Martínez, Lucy & Inés, Vargas & López-Parra, María. (2013). FELICIDAD GENERAL Y FELICIDAD EN LA PAREJA: DIFERENCIAS POR SEXO Y ESTADO CIVIL. 18.
  • Garrido-Rojas, L. (2006). Apego, emoción y regulación emocional. Implicaciones para la salud. Revista Latinoamericana de Psicologia38(3), 493–507.
  • Drigotas, S. M., Rusbult, C. E., & Verette, J. (1999). Level of commitment, mutuality of commitment, and couple well-being. Personal Relationships6(3), 389–409. https://doi.org/10.1111/j.1475-6811.1999.tb00199.x