Por que o orgulho é considerado uma doença?

18 de janeiro de 2019
O orgulho pode estar escondendo em problemas mais profundos que podem se manifestar fisicamente em nosso corpo se não formos capazes de resolvê-lo adequadamente.

18Você sabe o que é orgulho? Esse excesso de estima e admiração que podemos ter em relação a nós mesmos, e que nos faz acreditar que somos melhores que os outros. Hoje vamos ver as razões pelas quais isso é considerado uma doença.

Certamente, em alguma ocasião, nos encontramos com alguma pessoa que descrevemos como “orgulhosa”. Essa pessoa não parecia ser feliz ou se sentir bem por ser melhor que os outros. Além do mais, ela parecia estar em constante estresse e ansiedade. No entanto, só podemos perceber isso se observarmos com muito cuidado.

O estresse que vem com o orgulho

Mulher com estresse por causa do orgulho

Ser orgulhoso leva as pessoas a não se sentirem bem. E, embora elas procurem se sentir melhor do que os outros, a verdade é que por trás disso está uma baixa autoestima. Isso provoca o seguinte:

  • Elas se comparam com os outros: para que ninguém tire essa posição de ser melhor ou superior aos outros, estão sempre alertas, comparando-se com outras pessoas para se reafirmar naquilo em que acreditam.
  • Escondem sua insegurança: Através do orgulho, pessoas orgulhosas escondem a insegurança que têm. Porque, na realidade, sob a crença de se sentir superior, ao que têm é um grande temor que os outros descubram que, na realidade, se sentem inferiores.
  • A ansiedade de ser o melhor: O estresse que vem com o orgulho vem da necessidade de sempre chamar a atenção, ou de ser muito exigente consigo mesmo para se destacar acima dos outros.

Como podemos ver, embora uma pessoa orgulhosa possa parecer que está por cima dos outros, na realidade, esse não é o caso. Por trás desta atitude está uma pessoa muito frágil, que possivelmente sofreu muito, e que tem suportado muita dor.

Não perca: 7 personalidades tóxicas das quais você deve se afastar para ser feliz

Os problemas das pessoas que vivem com orgulho

A seguir, descobriremos quais são os problemas enfrentados pelas pessoas que vivem com orgulho. Como já vimos, esses tipos de pessoas não são felizes, mas vamos investigar mais para saber por que isso acontece:

  • Elas são incapazes de admirar os outros: através da admiração pode-se aprender e desejar alcançar objetivos mais desafiadores. Por outro lado, querer ser melhor, e estar acima dos outros apenas as leva a sofrer comparando-se constantemente.
  • Elas não sabem ouvir: sua ânsia de ser o centro das atenções impede-os de ouvir os outros. Isso causa conflitos em seus relacionamentos interpessoais, e as pessoas ao redor percebem que só falam de si mesmas.
  • Elas não são capazes de agir sem demonstrar seu valor: em tudo o que fazem tentam provar seu valor, de modo que não relaxam nem aproveitam um único momento. Isso impede que sejam felizes com o que fazem, o que é algo muito prejudicial a si mesmas.

Leia: Aprenda a diferenciar 7 tipos de dores causadas por seu estado emocional

Por trás do orgulho há problemas muito profundos

O grande problema das pessoas que agem com orgulho, e a razão de isso ser considerado uma doença, é que elas estão escondendo algo que as machuca. Quando fazem isso, em vez de resolver o problema, elas o ocultam. Isso, inevitavelmente, irá tornar-se crônico.

Por trás do orgulho há problemas que causam insônia

As pessoas orgulhosas podem, por muitos anos, ignorar um problema que camuflaram debaixo de uma atitude orgulhosa. Isso faz com que piore, mesmo que seja ocultamente, aumentando a sensação de que não é feliz.

Embora a pessoa mantenha orgulhosamente essa atitude por muito tempo, no final isso se torna uma doença. Enxaquecas, tonturas, dores de barriga, são uma maneira de o corpo indicar que algo precisa ser resolvido. É o que se conhece como somatização de emoções.

O orgulho não é algo que não tem solução, embora para poder procurá-la seja necessário que a pessoa esteja ciente do que está acontecendo consigo mesma. Só assim poderá procurar ajuda, e resolver o que está por trás desse orgulho.

Você conheceu alguém muito orgulhoso? Já usou o orgulho para camuflar algum tipo de falta ou insegurança? O orgulho pode acabar se tornando uma doença, com sintomas físicos que têm uma origem muito mais profunda. O nosso bem-estar interior, a nossa tranquilidade, e a nossa paz são importantes e repercutirão em na nossa saúde.