Não escolha a pessoa mais bonita do mundo, escolha aquela que torna o seu mundo mais bonito

9 de abril de 2016
O mundo sempre é mais bonito com as pessoas certas, aquelas que harmonizam em valores, que não julgam e que favorecem o crescimento pessoal.

O mundo sempre pode adquirir, rapidamente, um tom mais bonito, reluzente e motivador quando você tem ao seu lado a pessoa certa. Sabemos que não é fácil estabelecer vínculos e relações afetivas que realmente consigam enriquecer a nossa vida, mas nem por isso devemos nos dar por vencidos. O amor sempre vale a pena.

É comum também que chegue um momento ao longo de nosso amadurecimento em que deixamos de valorizar tanto a beleza física, pois aprendemos que o que conta de verdade, o que nos permitirá crescer, é estar com alguém que saiba harmonizar com nossos valores, e dê luz à convivência cotidiana, aos pequenos detalhes.

Hoje, em nosso espaço, convidamos a todos a refletir sobre isso.

O mundo sempre é mais bonito com a pessoa certa

As relações positivas são aquelas que, antes de tudo, respeitam espaços, opiniões, crenças e valores e, além disso, favorecem o nosso crescimento pessoal.

Encontrar o companheiro de vida certo requer, sem dúvida, errar mais de uma vez, mas na medida em que avançamos e somos plenamente conscientes do que queremos e do que não queremos, iremos encontrar a pessoa ideal.

Tome nota de quais características devem ter estas personalidades capazes de dar brilho ao nosso mundo e torná-lo mais bonito.

Casal apaixonado por ter encontrado a pessoa certa

Quem ama não julga

Certamente, em seu círculo social, você terá aquelas clássicas pessoas que condenam as suas ações, que se atrevem a julgar suas palavras como se eles fossem os donos de todas as verdades universais.

As pessoas que enriquecem o mundo não julgam. Elas atendem e aconselham, mas não castigam com suas palavras nem usam a ironia como mecanismo de controle e manipulação.

O apego saudável que não limita

As relações saudáveis estão baseadas em um apego que nos permite crescer em casal e de forma individual. No outro lado da balança estariam, sem dúvida, estas dimensões:

  • O apego ansioso define aquela pessoa que teme ser abandonada, que busca controlar em cada momento, pois sua relação está baseada na insegurança e em uma baixa autoestima;
  • O apego distante, por outro lado, é aquele onde só há frieza, não existe o apoio e se caracteriza por um interesse egoísta onde uma das partes sofre muito este vazio físico e emocional.

Leia também: Aprenda a amar sem apego e não sofrer na tentativa

Mesmos valores e respeito pelas diferenças

Um casal feliz, estável e maduro não tem por que concordar em tudo. Há diferentes interesses, aspirações e até preferências; inclusive a nossa personalidade pode ser um pouco diferente, mas algo no que é necessário coincidir são os valores.

  • Os valores nos unem nos mesmos projetos de vida, harmonizam nossas emoções, princípios e espaços pessoais, por exemplo;
  • Um casal que respeita as suas diferenças e que se enriquece com o que pode oferecer um ao outro são pessoas que criam um mundo muito mais bonito. Há harmonia, por isso é bonito.

Respeite-se e favoreça o crescimento pessoal

Algo que costuma ocorrer em muitas relações de casal é que chega um momento em que começam a se limitar muitas aspirações pessoais e, inclusive, espaços que antes nos identificavam.

  • É comum deixar de lado certos hobbies, amigos e inclusive sonhos pessoais, por exemplo;
  • Aqueles que respeitam o espaço pessoal do casal confiam um no outro; o que permite que sigam sendo os mesmos com cada uma de suas paixões, relações sociais e aspirações profissionais;
  • Dessa forma, o ato de favorecer os espaços pessoais é uma forma de investir no próprio espaço comum do casal. Uma pessoa feliz pelo que é se transforma em alguém que pode enriquecer muito mais a relação.
Casal bonito representando a pessoa certa um para o outro

Comece tornando bonito o seu próprio mundo

Já falamos que é importantíssimo encontrar uma pessoa que saiba fazer do seu dia um cenário mais interessante, intenso… bonito.

No entanto, também não podemos nos esquecer de um ponto essencial: não dependa dos demais para encontrar a sua felicidade; comece criando a vida que você realmente quer viver, com a qual você se identifica.

  • Um dos estudos mais famosos da nossa história é o chamado “Grant Study“. Ele durou cerca de 70 anos e seu propósito era investigar qual era a origem da autêntica felicidade;
  • A conclusão foi: para a maioria das pessoas, o fato de “amar e ser amado” é sinônimo de felicidade absoluta;
  • No entanto, é preciso levar em conta que se focarmos nossa vida somente nesta busca, nos esqueceremos de um pilar muito importante: a necessidade de amarmos a nós mesmos.

Leia também: A incrível lenda do fio vermelho

Dente de leão representando a pessoa certa

O fato de nos sentirmos amados é, sem dúvida, algo muito bonito. Mas, às vezes, esta busca pode levar a vida toda. Por isso, o melhor é começar hoje mesmo a tornar bonito o nosso mundo, independentemente de sermos jovens, maduros, altos, baixos, solteiros ou parceiros de pessoas maravilhosas.

Comece desejando, comece por ter a expectativa de novos projetos nos quais você seja sempre o protagonista de suas aventuras. Sendo assim, não se esqueça: a vida com você é um lugar maravilhoso.